Arón Canet saiu vitorioso de um eletrizante GP da Holanda. Como sempre acontece na Moto3, o vencedor deste domingo (25) foi definido apenas nos metros finais, com o piloto da Estrella Galicia 0,0 dando o bote decisivo apenas na chicane final para cruzar a linha de chegada com 0s035 de vantagem para Romano Fenati, o segundo colocado.
Martín acabou em quarto, à frente de Jules Danilo. Marcos Ramírez chegou a liderar, mas acabou em sexto, seguido por Gabriel Rodrigo e Tatsuki Suzuki.
Líder do Mundial, Joan Mir sofreu um revés importante e foi apenas o nono colocado, à frente de um apagado Nicolò Bulega.
Correndo em casa, Bo Bendsneyder teve um fim de corrida de partir o coração. Depois de brigar pela pole no sábado, o piloto da Red Bull KTM Ajo esteve na briga dos ponteiros em todas as 22 voltas, mas acabou caindo nos metros finais e não conseguiu receber a bandeirada. A moto até chegou a cruzar a linha, mas como o piloto não estava mais em contato com a RC250GP — como exige o regulamento —, o décimo posto não foi creditado.
Com o resultado, a vantagem de Mir na liderança do Mundial caiu para 30 pontos, com Canet assumindo a vice-liderança, à frente de Fenati, Martín e McPhee.
Saiba como foi o GP da Holanda de Moto3:
Depois de uma manhã de chuva, o clima deu uma trégua, mas não o suficiente para o asfalto secar. Com o céu nublado, os termômetros marcavam 18°C, com o asfalto chegando a 21°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
Pela quinta vez consecutivo, Jorge Martín foi o melhor na classificação, superando Bo Bendsneyder. Correndo em casa, o piloto da Red Bull KTM Ajo faz sua estreia na primeira fila. Nicolò Bulega completa o top-3, à frente de Nakarin Atiratphuvapat.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Neste fim de semana, os pilotos da classe menor do Mundial podem escolher entre os pneus Dunlop dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’ e traseiros médios ‘M’ e duros ‘H3’. No grid, os pilotos fizeram a opção pelos médios atrás, com o médio dianteiro dominando as opções, com exceção de Atiratphuvapat e Danilo, que escolheram os macios.
Na hora da largada, a chuva tinha recomeçado em Assen e foi o tailandês Nakarin que fez a melhor saída, assumindo brevemente a ponta antes de ser batido por Martín, Bendsneyder, Mir e Suzuki.
Uma vez na ponta, Martín tratou de abrir uma ligeira vantagem em relação a Bendsneyder, se afastando 0s334 ainda na segunda volta da corrida. Mir, por sua vez, seguia perto do piloto da casa, escoltado por Suzuki, Norrodin e Fenati.
Se Bendsneyder não conseguia atacar o líder, Mit tratou de avançar e se instalou em segundo, com Fenati lançando mão de uma bela manobra por dentro para passar Suzuki e assumir o quarto posto.
Pouco depois, porém, Bendsneyder retomou a segunda posição, com Suzuki tentando sem muito sucesso um troco para cima de Fenati.
Antes de abrir a quarta volta da disputa, Di Giannantonio foi ao chão na última chicane, assim como Bastianini, que acabou tirado pela moto do piloto da Gresini. O wild-card Ryan Van De Lagemaat também se acidentou.
No fim do giro, Bendsneyder quebrou a resistência de Martín e tomou a ponta, com Fenati aproveitando para atacar o piloto da Gresini. O #5 assumiu a liderança brevemente com uma manobra por cinco na curva quatro, mas o troco veio pouco depois. Jorge, por outro lado, escapou da pista e caiu para sexto.
Fenati, então, fez uma nova tentativa, mas Bo recuperou a liderança com uma manobra por dentro pouco depois.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Na abertura da volta seguinte, o #5 usou o vácuo para passar Bendsneyder, deixando o piloto da casa para se defender de Mir, que não conseguiu um ataque dos mais ameaçadores.
Ao fim da sexta volta, Fenati já tinha 0s489 de margem na frente, agora afastado de Mir, o novo segundo colocado. Martín também passou Bendsneyder para ocupar o terceiro posto.
Mir apertou o passo e, na oitava volta das 22 da disputa, já apareça colado em Fenati, que ajudou na aproximação do rival com um erro na curva 16. Martín vinha por perto.
Nos metros finais do giro, Martín foi quem deu o bote e saltou para a liderança com uma manobra dupla antes de chegar na chicane Geert Timmer Bocht.
Martín também seguiu a tática de abrir uma ligeira margem, mas, como é tradicional da Moto3, não ficou longe por muito tempo, com Fenati tratando e recortar a diferença rapidamente. Mir era terceiro, à frente de Bendsneyder e Suzuki.
Depois de um ligeiro afastamento inicial, o pelotão voltou a se unir, com 11 pilotos rodando próximos na metade da corrida.
No fim do 11º giro, Fenati passou Martín por dentro na Ramshoek, com Mir aproveitando para também deixar Bendsneyder para trás. Canet vinha em quinto.
No fim do giro seguinte, Martín respondeu ao ataque do italiano e recuperou a liderança, mas sem se livrar do rival, que continuou pressionando, escoltado por Mir, Bendsneyder e Ramírez.
Na abertura da 15ª volta, Fenati passou Martín e recuperou a ponta, com Mir aproveitando para avançar ao segundo posto. O líder do Mundial lançou um ataque pela ponta pouco depois, mas Fenati defendeu bem a liderança. Mais atrás, Ramírez passou Martín e subiu para terceiro.
Romano Fenati ficou com o segundo posto (Foto: Ongetta)
Ramírez, aliás, seguiu com seu bom ritmo para tomar a segunda posição de Mir, já 0s275 atrás de Fenati. O líder do Mundial não deixou barato e reagiu, recuperando o posto. Marcos insistiu, foi por dentro na Ramshoek, a 15ª curva de Assen, e passou mais uma vez, voltando a liderar a caçada a Fenati, que vinha impondo um ritmo forte para escapar nas voltas finais.
Apesar do esforço de Romano, Ramírez chegou e tomou a liderança antes de chegar na chicane final, com Mir tendo de defender o terceiro posto de McPhee, uma defesa que durou bem pouco.
Na sequência, McPhee avançou ainda mais, se colocando em segundo, à frente de Mir, Fenati, Martín e Canet.
Sem muita demora, McPhee tomou a ponta de Ramírez, com Mir, Fenati e Danilo também aproveitando o momento de uma escapadela de Marcos.
Na sequência, Mir reassumiu o comando, com McPhee em segundo, à frente de Danilo, Fenati e Canet.
Com três giros para o fim, Mir conseguiu abrir pouco mais de 0s2 de margem, o que na Moto3 nunca significa nada. Danilo era o terceiro, à frente de Fenati.
No fim do 20º giro, McPhee conseguiu retomar a ponta, com Mir em segundo, à frente de Fenati, Canet e Danilo. No mesmo ponto da volta seguinte, Mir tomou brevemente a ponta, mas levou o troco de McPhee pouco depois.
Na volta final, Fenati encontrou um caminho de passar os ponteiros no erro de Mir e assumiu a liderança, à frente de Canet.
#GALERIA(7090)
Moto3, GP da Holanda, Assen, Corrida:
1 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
38:20.364 |
|
2 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+0.035 |
|
3 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
+0.117 |
|
4 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+0.310 |
|
5 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+0.532 |
|
6 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+0.594 |
|
7 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
+0.651 |
|
8 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+0.679 |
|
9 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
+0.980 |
|
10 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+6.972 |
|
11 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+8.196 |
|
12 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+9.200 |
|
13 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
+10.746 |
|
14 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+10.890 |
|
15 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+10.920 |
|
16 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
+16.249 |
|
17 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+16.344 |
|
18 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+16.479 |
|
19 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+33.845 |
|
20 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS KTM |
+34.172 |
|
21 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
+34.338 |
|
22 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+48.171 |
|
|
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
+1 volta |
|
|
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+1 volta |
|
|
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
+2 voltas |
|
|
31 |
RAÚL FERNÁNDEZ |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+8 voltas |
|
|
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+8 voltas |
|
|
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+15 voltas |
|
|
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+16 voltas |
|
|
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
NC |
|
|
28 |
RYAN VAN DE LAGEMAAT |
HOL |
LAGEMAAT KTM |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:57.595 |
139.0 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:42.902 |
161.2 km/h |
RECORDE |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:57.318 |
160.0 km/h |
MELHOR VOLTA |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:41.283 |
161.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 19ºC | pista: 25ºC |
NOVA DERROTA EM 2017 MOSTRA QUE TOYOTA E LE MANS SÃO COMO ‘ÁGUA E ÓLEO’
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }