Chefe da MotoGP revela que comissão decidiu por unanimidade uso do traçado da F1 após acidente fatal de Salom

Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, contou em entrevista coletiva na manhã deste sábado (4) que os dez pilotos presentes na reunião da Comissão de Segurança da MotoGP aprovaram por uninimidade a mudança no traçado que elimina a curva 12, na qual Luis Salom bateu e acabou perdendo a vida

Pouco depois do acidente que tirou a vida de Luis Salom, na última sexta-feira (3), a Comissão de Segurança da MotoGP se reuniu para debater uma eventual mudança no traçado, usando o mesmo esquema utilizado pela F1. Os pilotos presentes foram unânimes na aprovação, que deixa o circuito um pouco mais curto e coloca uma chicane no lugar da veloz curva 12, onde Salom caiu e bateu.   
 
Na manhã deste sábado (4), o novo layout foi testado pela primeira vez em uma sessão mais prolongada, de uma hora. Maverick Viñales, o mais rápido, foi de cerca de três segundos mais lento em comparação com a marca de Jorge Lorenzo, que na sexta-feira fez o melhor tempo ainda no layout antigo.
 
Os dez pilotos que participaram da reunião emergencial foram Marc Márquez, Andrea Iannone, Pol Espargaró, Jack Miller, Bradley Smith, Álvaro Bautista, Aleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Tito Rabat e Cal Crutchlow.
Carmelo Ezpeleta falou sobre a mudança do traçado em coletiva de imprensa (Foto: Xavi Bonilla/Grande Pêmio)
Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, falou sobre o assunto em coletiva de imprensa realizada pela manhã. O chefão revelou que todos os pilotos presentes foram favoráveis ao uso do layout F1, com pequenas modificações para melhorar a segurança. 
 
"Ontem tivemos 10 pilotos nesta Comissão de Segurança, imediatamente após o acidente, falamos com eles. Nós dissemos que havia essa possibilidade [de alterar layouts]", disse Ezpeleta. 
 
"Embora ainda não esteja claro o que aconteceu [com Salom], nós não poderíamos continuar exatamente da mesma forma. Se isso aconteceu uma vez, pode acontecer novamente, mesmo que as possibilidades sejam muito pequenas", acrescentou.
 
"Imediatamente os pilotos disseram que precisávamos ir na curva 12 e estudar a possibilidade [de usar o novo layout]. Eles disseram 'não' para continuar com a mesma disposição com as mesmas condições. Depois disso, os pilotos sugeriram uma solução, mover algumas paredes e fazer algumas outras coisas e, finalmente eles chegaram, por unanimidade, a um consenso [para mudar layouts]", explicou Ezpeleta.
 
O representante máximo da MotoGP deu mais detalhes: "Na primeira parte [da chicane] o ponto de frenagem é muito perto da parede, assim nós decidimos fazer a trilha estreita e tornar proibida a ultrapassar lá. Também criamos uma área de escape com cascalho no final desta reta [antes da curva 15], e protegemos a área com um air-fence", encerrou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube