Chefe da Suzuki acha que ter equipe satélite é benefício. Mas tem um temor: esgotar os recursos do time de fábrica

Chefe da Suzuki, Davide Brivio avaliou que uma equipe satélite seria útil no desenvolvimento da GSX-RR, mas admitiu que teme o impacto financeiro de fornecer mais duas motos na MotoGP

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : ‘pt’
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : ‘inread’
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Chefe da Suzuki, Davide Brivio nunca escondeu o interesse da marca em contar com uma equipe satélite, mas este projeto parece estar um pouco mais distante. O dirigente admitiu que teme o impacto financeiro deste aumento de estrutura.

 
Com Andrea Iannone e Álex Rins — que largou apenas duas vezes neste início de temporada —, a Suzuki não teve um bom início para a campanha 2017 e aparece apenas na quarta colocação do Mundial de Construtores, atrás de Yamaha, Honda e Ducati.
Davide Brivio admitiu que teme impacto financeiro de uma equipe satélite (Foto: Suzuki)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Até agora, apenas Aspar e Avintia asseguraram contratos para 2018, quando vão seguir com a Ducati. Assim, as opções da Suzuki estariam apenas com Pramac, também atendida pela casa de Bolonha, e LCR e Marc VDS, hoje clientes da Honda.
 
“A Suzuki é uma companhia muito grande, mas o orçamento que dedica às corridas não é muito grande”, contou Brivio em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Criar um time satélite esgotaria os recursos do time de fábrica”, avaliou.
 
“Nossa progressão parou um pouco. Digamos que está em ‘stand-by’”, comentou. “Estamos com medo de que perder os recursos que seriam alocados para um time satélite possa nos causar problemas”, revelou.
 
Com uma dupla completamente repaginada, a Suzuki ainda está longe de repetir os resultados do ano passado. Passadas as primeiras cinco provas do ano, a fábrica de Hamamatsu soma 22 pontos no Mundial de Construtores, 86 a menos que a líder Yamaha. Na disputa entre equipes, o time tem 23 pontos, 124 atrás da casa de Iwata
 
Ano passado, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales, a Suzuki chegou ao mesmo ponto da temporada com 55 pontos no Mundial de Construtores e 91 na disputa entre Equipes.
 
Além da performance mais discreta da GSX-RR, a Suzuki também foi prejudicada pelas muitas lesões de Rins, que ainda se recupera das fraturas sofridas no braço esquerdo em Austin. O #42 foi substituído por Takuya Tsuda na Espanha, com Sylvain Guintoli assumindo o protótipo a partir de Le Mans.
 
No entender de Brivio, uma equipe satélite poderia ajudar no desenvolvimento da Suzuki, mas existe o temor de que a marca não consiga dar conta de atender um cliente.
 
“Essas duas motos extra seriam de grande ajuda para obtermos dados”, apontou. “Mas a Suzuki nunca teve uma equipe satélite”, lembrou. 
 
“Além dos mais, esta é a primeira vez que o time é completamente caseira”, concluiu.
ALONSO ATINGE NOVO PATAMAR NA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO NA ESPETACULAR INDY 500

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = ‘ca-pub-6830925722933424’;
google_ad_slot = ‘8352893793’;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(‘crt_ftr’).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(‘cto_ifr’);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(‘px’)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write('’);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.