Chefe da Tech3 mostra frustração com desempenho de Syahrin em Misano: “11s mais lento não é normal”

Hafizh Syahrin não tem agradado ao chefe. Hervé Poncharal deu duras declarações sobre o piloto após os primeiros treinos em Misano, dizendo que o desempenho do malaio foi muito lento e que não há explicação, além de não achar cabível ter que explicar que qualquer problema com a moto deve ser reportado para a equipe

O clima não parece dos mais agradáveis dentro dos boxes da Tech3. Hervé Poncharal, chefe do time, soltou o verbo em cima de Hafizh Syahrin, criticando o comportamento do piloto durante os primeiros treinos livres em Misano.
 
A sexta-feira de ensaios do malaio foi longe de ser ideal. Bastante abaixo do ritmo, terminou ambas as sessões em 25º, à frente apenas do estreante Christophe Ponsson, além de ter sofrido queda nos dois ensaios.
 
Inclusive, no primeiro treino do dia, quando fez dois giros com pneu traseiro médio, encontrou grandes problemas, já que chegou a rodar 10s mais lento que o primeiro colocado Andrea Dovizioso.
 
“Quando você encara esse tipo de coisa, você quer saber o que está acontecendo para tentar resolver. Honestamente, eu não sei. Sempre serei honesto e claro, e nesta manhã, apesar de um problema na moto, tinham momentos que ele estava 11s a 17s mais lento em cada volta, o que não é normal”, disse Poncharal em entrevista ao site da MotoGP.
Hervé Poncharal (Foto: Tech3)

“Conversei com ele depois, queria dizer a ele que caso exista algo errado com a moto ou que ele não se sente bem, venha e peça para a equipe trabalhar na moto. Dar voltas 10s mais lento que o primeiro colocado não tem explicação, você perde o ritmo, perde tudo. Isso é inacreditável, ter que falar para um piloto profissional coisas básicas como essa”, completou.
 

Hafizh vai seguir com a equipe em 2019, e seu início de temporada foi bastante forte, chegando a terminar em nono na Argentina. Entretanto, com o passar do campeonato, seu ritmo foi caindo e das últimas cinco provas, abandonou uma e ficou fora da zona de pontos em outras duas.
 
Poncharal falhou em explicar o motivo da queda de desempenho do piloto. “Ele não parece estar aqui. Não sei, por algumas corridas parece sofrer mais do que no início do ano. Honestamente, eu não sei, conversei com seu empresário, mas ele não parece estar aqui, com a equipe, com a moto”, falou o dirigente.
 
Syahrin aproveitou também para dar o seu lado da história. “Comecei a me sentir mal em Brno. Não sei o motivo. Nós perdemos o feeling dianteiro, por isso não tenho um bom feeling com a moto no momento no pneu dianteiro. Quando eu solto o freio e a moto não me ajuda a fazer a curva, preciso manter o freio até o meio da curva, então é bem lento”, explicou.
 
“Conversei sobre isso com Hervé, ele disse para tentar trabalhar duro, para não me estressar, tentar aproveitar. Tento pegar essa motivação e usá-la. No momento, eu não sei o motivo, estou sofrendo com a moto e realmente quero ir mais rápido, então é por isso que me cobro tanto”, encerrou.
 
Após 11 etapas na temporada, Syahrin soma 24 pontos, aparecendo no 16º posto da classificação.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.