A chuva deu uma trégua para a Moto3 e só voltou a cair de maneira leve nos minutos finais do treino classificatórios. Cientes da previsão para este sábado (8), os pilotos travaram uma intensa batalha pela pole-position, mas foi John McPhee quem levou a melhor.
O piloto do British Talent Team partiu para o último pit-stop no topo da tabela de tempos e viu a chegada da chuva neutralizar a ameaça dos rivais. Em um esforço final, mesmo com o alerta de chuva, NIcolò Bulega baixou sua marca e se colocou em segundo, 0s154 atrás do ponteiro.
John McPhee vai largar na pole na Argentina (Foto: British Talent Team)
Jorge Martín vai fechar a primeira fila, à frente de Arón Canet e Fabio Di Giannantonio. Romano Fenati começou a sessão na liderança, mas acabou em sexto.
Juanfran Guevara vai abrir a terceira linha da grelha, acompanhado por Andrea Migno e Tatsuki Suzuki. Philipp Oettl completa a lista dos dez primeiros.
Forte ao longo de todo o fim de semana, Joan Mir foi quem se deu pior na sessão. O espanhol errou na curva cinco e conseguiu apenas o 16º lugar no grid.
O treino desta tarde, porém, ficou marcado por um forte acidente de Albert Arenas, que foi ejetado da Mahindra, atingido pela moto e ainda executou uma série de piruetas na brita de Termas de Río Hondo. Apesar do susto, o espanhol não se feriu e voltou para a pista para cavar o 19º posto no grid.
Saiba como foi o treino classificatório da Moto3 na Argentina:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A chuva que caiu em meados do terceiro treino da MotoGP na Argentina foi passageira e não voltou a incomodar. Ao menos não às vésperas dos treinos classificatórios.
Apesar do céu nublado, quando os pilotos da Moto3 entraram na pista, o termômetro apontava 18°C no ambiente, com o asfalto chegando aos 22°C. A velocidade do vento estava em 16 km/h.
Com a ameaça de chuva pairando no ar, os pilotos não tardaram em entrar na pista assim que o cronômetro foi disparado para marcar os 40 minutos de sessão.
Líder dos treinos livres, Mir comelçou no topo da tabela, s223 à frente de Migno. Di Giannantonio tinha o terceiro posto.
Ainda nos primeiros minutos, Albert Arenas sofreu uma queda forte na curva 11 de Termas de Río Hondo. O piloto da Aspar foi ejetado da moto, atingido por ela e ainda executou uma série de piruetas na brita. Apesar do susto, o espanhol se levantou e deixou a pista caminhando.
Com Mir ainda no topo, Migno saltou para a segunda colocação, reduzindo a vantagem do #36 para 0s003. Bulega vinha em terceiro, à frente de Di Giannantonio e Martín.
Na sequência, Migno registrou 1min49s830 e pulou para a ponta, 0s071 à frente de Darryn Binder, que assumiu a segunda colocação. Bulega vinha agora em terceiro.
Depois do assustador acidente de mais cedo, Arenas foi levado ao centro médico para ser avaliado. O espanhol não poderia voltar à pista antes de os médicos verificarem se ele sofreu uma concussão.
Enquanto isso, os demais partiram para o primeiro pit-stop. Migno tinha o topo da tabela, à frente de Binder, Bulega, Mir, Guevara, Rodrigo, Antonelli, McPhee, Di Giannantonio e Martín.
De volta à pista, Canet baixou para 1min49s832 e saltou para o segundo posto, apenas 0s002 mais lento que Migno.
Logo em seguida, McPhee anotou 1min49s748 e pegou a liderança, abrindo 0s082 de margem para Andrea. O britânico, no entanto, nem pôde comemorar, já que Fenati apareceu com a melhor volta do fim de semana para abrir 0s223 de vantagem.
Di Giannantonio também apertou o passo e assumiu a segunda colocação, 0s011 mais lento que Fenati. McPhee vinha em terceiro, à frente de Migno, Canet, Binder, Bulega, Antonelli, Mit e Guevara.
Na sequência, foi a vez de Canet fazer seu tour no primeiro posto. O #44 registrou 1min49s463 e bateu Fenati por 0s030. Martín também melhorou e saltou para a quarta colocação. Mais atrás, María Herrera apareceu no 13º posto.
Depois, foi Martín quem saltou para o comando, mas também ficou pouco por lá, já que McPhee registrou 1min49s094 e abriu 0s229 na liderança.
Perto da barreira de dez minutos para o fim da classificação, a pista ficou silenciosa, com os pilotos retornando aos boxes em busca de pneus novos para o ataque final. McPhee tinha a pole provisória, à frente de Martín, Canet, Di Giannantonio, Fenati, Migno, Suzuki, Oettl, Binder e Bulega.
Avaliado pelos médicos, Arenas voltou aos boxes para entrar na pista para os instantes finais da sessão. De acordo com Gino Bolsoi, da Aspar, o espanhol estava bem dolorido, mas não tinha fraturas.
Com cinco minutos para o fim da sessão, enquanto os pilotos já estavam na pista, as primeiras bandeiras de chuva começaram a surgir em Termas de Río Hondo, alertando os pilotos sobre as condições de pista.
#GALERIA(6981)
Moto2, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Classificação:
1 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
1:49.094 |
|
|
2 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
1:49.248 |
+0.154 |
|
3 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:49.323 |
+0.229 |
|
4 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:49.463 |
+0.369 |
|
5 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
1:49.486 |
+0.392 |
|
6 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
1:49.493 |
+0.399 |
|
7 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
1:49.782 |
+0.688 |
|
8 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
1:49.830 |
+0.736 |
|
9 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
1:49.843 |
+0.749 |
|
10 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
1:49.860 |
+0.766 |
|
11 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
1:49.901 |
+0.807 |
|
12 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
1:49.927 |
+0.833 |
|
13 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
1:49.935 |
+0.841 |
|
14 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
1:49.974 |
+0.880 |
|
15 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:49.978 |
+0.884 |
|
16 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
1:50.025 |
+0.931 |
|
17 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
1:50.042 |
+0.948 |
|
18 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
1:50.067 |
+0.973 |
|
19 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Honda |
1:50.093 |
+0.999 |
|
20 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS KTM |
1:50.107 |
+1.013 |
|
21 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
1:50.126 |
+1.032 |
|
22 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
1:50.163 |
+1.069 |
|
23 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
1:50.250 |
+1.156 |
|
24 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
1:50.328 |
+1.234 |
|
25 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
1:50.668 |
+1.574 |
|
26 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
1:50.681 |
+1.587 |
|
27 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
1:50.727 |
+1.633 |
|
28 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
1:50.781 |
+1.687 |
|
29 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
1:51.180 |
+2.086 |
|
30 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
1:52.615 |
+3.521 |
|
31 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
1:50.783 |
+1.460 |
P +12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
MIGUEL OLIVEIRA |
POR |
RED BULL KTM AJO |
1:48.977 |
158.7 km/h |
|
MELHOR VOLTA |
MIGUEL OLIVEIRA |
POR |
RED BULL KTM AJO |
1:48.461 |
159.5 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 18ºC | pista: 22ºC |
|
PADDOCK GP #72 TRAZ ÁTILA ABREU E DISCUTE ETAPAS DA STOCK CAR, F1, INDY E MOTOGP
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.