Circuito da Catalunha cumpre cronograma e finaliza chicane para aumentar segurança para MotoGP

Segundo a previsão inicial, o circuito da Catalunha usou o mês de janeiro para construir a chicane que tem como meta aumentar a segurança para os pilotos do Mundial de Motovelocidade. Modificação no circuito de Montmeló é resultado do acidente que custou a vida de Luis Salom

 

Os responsáveis pelo circuito de Montmeló divulgaram nesta sexta-feira (3) a primeira imagem da nova chicane construída no traçado para aumentar a segurança para os pilotos do Mundial de Motovelocidade. A modificação no traçado catalão é uma reação ao acidente que custou a vida de Luis Salom em junho passado.

 
No GP da Catalunha de 2016, o Mundial da FIM (Federação Internacional de Motovelocidade) usou o traçado da F1 com algumas ligeiras alterações, mas deixou uma decisão final para mais tarde. Pouco após o acidente de Salom na curva 12, a Comissão de Segurança da MotoGP se reuniu e manifestou a preferência pelo traçado original do Mundial de Motovelocidade, mas reconheceu a dificuldade de seguir com esta opção, já que a necessidade de ampliar a área de escape exigiria uma grande obra no circuito.
Circuito da Catalunha já tem a chicane para a MotoGP (Foto: Divulgação)

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Por conta dos custos envolvidos, a decisão foi por um caminho intermediário: nem o layout original e nem tampouco o da F1, que também tinha algumas brechas no quesito segurança.
 
Desta forma, a curva 12, palco do acidente com Luis, não será mais utilizada em seu layout original e foi construída uma nova chicane, um pouco antes da usada pela F1, dando uma margem ligeiramente maior para erros.
 
Mas não é só isso. A La Caixa, uma das curvas mais famosas do calendário do Mundial, também será abandonada, com os pilotos passando a utilizar a chicane da F1. Com as mudanças, a pista de Montmeló perde 75 metros para a MotoGP e suas irmãs, caindo dos então 4.727 metros para 4.652. A F1 usa um traçado de 4.655.
 
De acordo com Joan Fontserè, a opção de manter o traçado original da MotoGP, com uma ampliação na área de escape na curva 12 com uma mudança na arquibancada e uma modificação na curva nove custariam € 4 milhões (cerca de R$ 13,3 milhões) e resultariam na perda de 7 mil lugares nas tribunas do circuito.
 
A construção da Chicane, por outro lado, foi uma solução consideravelmente mais barata: € 300 mil (aproximadamente R$ 1 milhão).
Chicane da MotoGP é um pouco antes da usada pela F1 (Imagem: Reprodução)
PADDOCK GP #63 DEBATE CRISE NA F-TRUCK

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