Jorge Martín foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres da Moto3 em Phillip Island. O #88 cravou 1min38s841 na melhor de suas 17 voltas na manhã desta sexta-feira (25) e ficou com o topo da tabela com 0s133 de margem para Marcos Ramírez.
A sessão desta manhã, porém, foi marcado por um demorado processo de limpeza. Ainda nos primeiros minutos da atividade, a sessão foi interrompida em bandeira vermelha após o motor da moto de Stefano Nepa estourar. A falha da KTM acabou por derrubar óleo entre as curvas um e oito, exigindo um longo processo de limpeza.
Jorge Martín liderou o TL1 na Austrália (Foto: Gresini)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Quando a atividade, enfim, foi retomada, as trocas no topo da tabela se sucederam, mas Martín acabou levando a melhor à frente de Ramírez e Canet. 0s321 mais lento que o líder, Tony Arbolino ficou com a quarta colocação, seguido por John McPhee.
Tatsuki Suzuki fez o sexto tempo, seguido por Enea Bastianini e Albert Arenas. Marcos Bezzecchi sofreu duas quedas nesta manhã e acabou em nono, 0s090 à frente de Fabio Di Giannantonio, o décimo colocado.
Saiba como foi o primeiro treino da Moto3 em Phillip Island:
Em mais uma cravada dos meteorologistas, a sexta-feira (26) em Phillip Island amanheceu com chuva. A temperatura estava em 12°C, com o asfalto chegando apenas a 15°C. A velocidade do vento era de 11 km/h.
Ainda nos primeiros instantes da sessão, Marco Bezzecchi sofreu uma queda sem consequências na curva quatro. O #12 logo retornou a pista.
Com quase oito minutos de sessão, as atividades foram paralisadas em bandeira vermelha por conta das condições de pista. Até então, apenas Philipp Oettl e Alonso López tinham cravado tempo.
Alguns minutos mais tarde, a TV mostrou que o motor de Stefano Nepa estourou e acabou despejando óleo no asfalto.
Depois de mais de duas horas de um quase interminável serviço de limpeza ― já que tinha óleo na pista entre as curvas um e o oito ―, o treino foi retomado, com os pilotos partindo para a pista, agora já bem mais seca, tão logo o pit-lane foi aberto.
Oettl logo alcançou 1min43s640 para abrir mais de 1s de vantagem na ponta, mas Tony Arbolino apareceu para cravar 1min43s 525 pouco depois.
Em sua quarta volta nesta manhã, Nakarin Atiratphuvapat superou Arbolino por 0s124 para assumir o comando da atividade, mas acabou pouco tempo na ponta, uma vez que foi superado por Oettl e Di Giannantonio quase que imediatamente.
Restando 20 minutos para o fim da atividade, Binder assumiu o comando, mas foi logo ultrapassado por Di Giannantonio e Oettl.
Pouco depois, porém, Bezzecchi sofreu uma queda na curva 2. O italiano tinha escapado da pista e cruzado a grama da Southern Loop, mas, ao invés de parar e esperar os demais passarem, foi entrando na pista e acabou ejetado da moto. Apesar de sofrer o segundo tombo da manhã, Marco escapou ileso mais uma vez.
Na sequência, a Prüstel viu a situação piorar, com Jakub Kornfeil apresentando problemas com a moto.
Enquanto isso, Oettl e Di Giannantonio foram de revezando na liderança, mas foram mais uma vez superado por Binder. Como aconteceu anteriormente, o sul-africano mal teve tempo de se acomodar, já que foi batido por Canet por 0s305.
Com 1min40s099, Martín surgiu na liderança pela primeira vez, 0s200 melhor que Di Giannantonio. Canet caiu para terceiro, seguido por Oettl, Binder e Bastianini.
Assim como aconteceu com os demais, a liderança de Martín durou pouco, agora por Ramírez ter virado 0s193 melhor.
Com 1min39s187, Canet assumiu a ponta da folha de tempos, 0s231 melhor que Martín. Dalla Porta vinha agora em terceiro, seguido por Ramírez e Bastianini.
O treino, no entanto, seguia mais e mais agitado. Em sua 11ª volta, Martín retomou o comando com 1min39s016, 0s171 à frente de Canet.
Depois de uma passagem pelos boxes da Gresini, Martín baixou para 1min38s841, 0s284 melhor que Canet, que tinha acabado de assumir a segunda colocação. Arbolino vinha em terceiro, à frente de McPhee e Suzuki.
Já com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu superar Martín, que assegurou a liderança da sessão.
Moto3, GP da Austrália, Phillip Island, treino livre 1:
1 |
J MARTÍN |
Gresini Honda |
1:38.841 |
|
2 |
M RAMÍREZ |
Worldwide KTM |
1:38.974 |
+0.133 |
3 |
A CANET |
Estrella Galicia 0,0 Honda |
1:39.125 |
+0.284 |
4 |
T ARBOLINO |
Snipers Honda |
1:39.162 |
+0.321 |
5 |
J MCPHEE |
CIP KTM |
1:39.179 |
+0.338 |
6 |
T SUZUKI |
SIC58 Honda |
1:39.185 |
+0.344 |
7 |
E BASTIANINI |
LEOPARD Honda |
1:39.231 |
+0.390 |
8 |
A ARENAS |
Ángel Nieto KTM |
1:39.281 |
+0.440 |
9 |
M BEZZECCHI |
Prüstel KTM |
1:39.285 |
+0.444 |
10 |
F DI GIANNANTONIO |
Gresini Honda |
1:39.375 |
+0.534 |
11 |
G RODRIGO |
RBA KTM |
1:39.411 |
+0.570 |
12 |
L DALLA PORTA |
Leopard Honda |
1:39.472 |
+0.631 |
13 |
N ATIRATPHUVAPAT |
Asia Honda |
1:39.548 |
+0.707 |
14 |
D BINDER |
Red Bull KTM Ajo |
1:39.569 |
+0.728 |
15 |
A NORRODIN |
PETRONAS Honda |
1:39.588 |
+0.747 |
16 |
J MASIÁ |
Worldwide KTM |
1:39.644 |
+0.803 |
17 |
A MIGNO |
Ángel Nieto KTM |
1:39.867 |
+1.026 |
18 |
D FOGGIA |
VR46 KTM |
1:39.881 |
+1.040 |
19 |
A LÓPEZ |
Estrella Galicia 0,0 Honda |
1:39.896 |
+1.055 |
20 |
P OETTL |
Schedl GP Honda |
1:39.937 |
+1.096 |
21 |
K MASAKI |
RBA KTM |
1:40.029 |
+1.188 |
22 |
S NEPA |
CIP KTM |
1:40.197 |
+1.356 |
23 |
V PEREZ |
Avintia KTM |
1:40.346 |
+1.505 |
24 |
A SASAKI |
PETRONAS Honda |
1:40.396 |
+1.555 |
25 |
K TOBA |
Asia Honda |
1:40.629 |
+1.788 |
26 |
Y MONTELLA |
SIC58 Honda |
1:40.990 |
+2.149 |
27 |
C VIETTI |
VR46 KTM |
1:41.113 |
+2.272 |
28 |
J KORNFEIL |
Prüstel KTM |
1:42.995 |
+4.154 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.