Com quadro “crítico, mas estável” após acidente no Japão, De Angelis manda recado aos fãs: “Não vou amolecer”

Internado na UTI do Hospital Universitário Dokkyo desde o último sábado, Alex de Angelis tem quadro crítico, mas estável. Página do piloto no Facebook foi atualizada com uma foto que traz a mensagem: “Tranquilo que De Angelis não vai amolecer!”

A cobertura completa do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO

Alex de Angelis segue internado na UTI do Hospital Universitário Dokkyo, após o forte acidente sofrido no sábado, na quarta sessão de treinos livres da MotoGP. O quadro do piloto da Ioda, que já está alerta e consciente, permanece crítico por conta das inúmeras lesões, mas é considerado estável.
 
Ainda nos primeiros minutos do quarto treino livre, De Angelis sofreu uma queda no trecho entre as curvas 9 e 10 de Motegi, o que resultou na interrupção do treino em bandeira vermelha. Como é padrão no Mundial de Motovelocidade em casos de acidentes mais graves, a queda de Alex não foi exibida na TV.
Alex de Angelis segue internado na UTI no Japão (Foto: Ioda)
O titular da Ioda recebeu atendimento ainda na pista e, pouco após ser levado ao centro médico do circuito de Motegi, foi transferido de helicóptero para Dokkyo Hospital, em Mibu. De Angelis foi, então, submetido a uma tomografia, que revelou uma contusão no pulmão.  Além disso, o piloto de 31 anos também fraturou três costelas, as vértebras torácicas T7, T8 e T9, a vértebra lombar L4 e teve fraturas nos processos transversos das vértebras torácicas T2, T4 e T8.
 
 No boletim médico emitido na manhã desta terça-feira (13), a Ioda diz que a condição clínica de De Angelis é estável, mas permanece crítica por conta das lesões na coluna, do edema pulmonar e do hematoma cerebral. O piloto, entretanto, não está mais sedado.
 
“A condição clínica de Alex de Angelis, internado na unidade de tratamento intensivo do Hospital Universitário Dokkyo, em Mibu, no Japão, depois da tremenda queda no TL4 do GP do Japão, é estável”, disse a Ioda. “De Angelis passou a noite bem, sem nenhuma complicação. Não há nenhuma complicação clínica no quadro do piloto de San Marino, mas a condição dele ainda é crítica por conta das numerosas fraturas nas costas e lesões internas reportadas, como o edema pulmonar e a intracraniana, ambas constantemente monitoradas pela equipe médica japonesa em Mibu”, seguiu.
 
“Desde ontem, De Angelis não está sedado e está alerta e consciente. Nos próximos dias, a tomografia será repetida para monitorar o hematoma intracraniano, que não apresentou mudanças de dois dias atrás”, explicou. “O piloto de San Marino está constantemente acompanhado pelo dono da Ioda, Giampiero Sacchi, e pelo médico da Clinica Mobile, Michele Zasa. A família de Alex de Angelis está chegando ao Hospital Universitário Dokkyo nas próximas três horas”, completou.
 
Além da nota da Ioda, a página de Alex no Facebook traz uma foto do piloto com a mensagem: “Tranquilo que De Angelis não vai amolecer! Muito obrigado a todos! Amo vocês”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.