Comissão de GP revisa regras e torna sistema de punição por pontos da MotoGP mais severo para 2014

A Comissão de GP revisou o regulamento esportivo do Mundial de Motovelocidade e decidiu tornar mais rigoroso o sistema de punição por pontos. A partir de agora, os pontos não serão cancelados ao fim da temporada, mas terão validade de 365 dias

A Comissão de GP, formada por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, Ignacio Verneda, diretor-executivo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Hervé Poncharal, presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e Takanao Tsubouchi (Associação dos Fabricantes), se reuniram com Javier Alonso, também da promotora do Mundial, e Mike Trimby, da IRTA, no último dia 10, em Madri, para revisar o regulamento esportivo do Mundial de Motovelocidade. No encontro, o grupo decidiu tornar o sistema de punição por pontos mais severo. 
 
Introduzido nesta temporada, o sistema de punição previa que os pontos obtidos pelos pilotos por conta de infrações coletadas ao longo do ano seriam zerados ao fim da temporada, mas isso vai mudar para 2014. A partir do próximo ano, esses pontos terão validade de 365 dias. 
Se regra estivesse em vigor já nesta temporada, Márquez iniciaria defesa do título ameaçado (Foto: Repsol)
Nas provas finais de 2013, Marc Márquez, o campeão da temporada, andou na corda bamba, já que uma infração a mais o jogaria, ao menos, para o último posto do grid. Caso o novo sistema fosse aplicado já neste ano, o jovem espanhol iniciaria a defesa de seu título já ameaçado, por ter sido advertido por suas ações em Silverstone e Aragão, acumulando três pontos. 
 
Além da mudança no sistema de punição, a MotoGP também esclareceu um ponto do regulamento que aborda as relargadas. Pelo novo texto, “as corridas reiniciadas que forem interrompidas depois de menos de cinco voltas serem completaras serão reiniciados novamente”.
 
Para Moto3 e Moto2, o regulamento determina um máximo de duas relargadas. No caso da MotoGP, a decisão é da direção de prova, que levará em conta as circunstâncias de cada corrida.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.