Comunicação via mensagens de texto ganha defesa na Alemanha, mas pilotos da MotoGP querem “tomar própria decisão”

Andrea Dovizioso, Valentino Rossi e Marc Márquez apoiaram a decisão da Comissão de GP de permitir a comunicação entre equipes e pilotos durante as corridas por meio de mensagens de texto a partir de 2018. Os competidores ressaltaram, porém, que a decisão segue sendo de quem está em cima da moto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

 
Questionados nesta quinta-feira (29) durante a coletiva de imprensa se a nova forma de comunicação diminui a importância do piloto da tomada de decisões, Andrea Dovizioso, Valentino Rossi e Marc Márquez saíram em defesa do sistema.
 
Líder da MotoGP, Dovizioso contou que o assunto foi debatido dentro da Comissão de Segurança e encontrou alguns opositores, mas manifestou sua posição pessoal de apoio. 
Valentino Rossi foi um dos que defenderam o novo sistema de mensagens (Foto: Michelin)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Nós conversamos um pouco sobre isso na Comissão de Segurança e alguns pilotos não queriam mais trabalho para fazer durante a pilotagem, porque, para alguns pilotos, é difícil ler quando você está pilotando a moto”, contou Andrea. “Eu sou um dos pilotos que ficam felizes em ter mais feedback para entender mais a situação, para controlar melhor a situação”, continuou.
 
Mais experiente do time de pilotos da MotoGP, Rossi também defendeu a iniciativa e ressaltou a diferença entre motos e carros.
 
“Para mim, pode ser útil”, opinou. “Acho que não é como no automobilismo, como também na F1, onde você está sempre em contato com os boxes. Mas, especialmente, no carro você tem muito mais tempo livre entre uma curva e outra. Nas motos você tem muito menos, muito menos tempo para ler, então acho que, de qualquer forma, o piloto tem de tomar sua própria decisão. Mas pode ser uma pequena ajuda”, ponderou.
 
Márquez seguiu a linha dos colegas e considerou que o recurso pode ser útil em caso de punições e situações semelhantes.
 
“Para mim, pode ser uma ajuda ou outra informação em caso de termos uma punição ou algo assim. É mais importante do que tomar a decisão para uma corrida em flag-to-flag”, considerou. “Talvez você possa ter algumas informações, mas, especialmente, acredito mais no pit-wall. Mas, claro, é bom ter mensagens lá para o caso de uma punição ou algo assim você poder ler direito”, encerrou.
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.