Consolidada, Moto3 tem estreia de Granado, KTM dominante e todos contra Viñales em 2013
Sem mudanças no regulamento técnico, Moto3 abre 2013 com KTM um passo à frente das rivais. Temporada marca estreia de Eric Granado na classe inicial do Mundial de Motovelocidade e traz Maverick Viñales como grande favorito ao título
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Se no ano passado a abertura da temporada da Moto3 era cercada de incertezas, 2013 é o ano da reafirmação. Criada para substituir as 125cc, a categoria de entrada do Mundial de Motovelocidade se mostrou um acerto da Dorna, empresa espanhola que organiza o campeonato, acumulando sete diferentes vencedores, 14 pilotos distintos no pódio e um disputa eletrizante pelo título entre Sandro Cortese, Luis Salom e Maverick Viñales.
O trio que dominou a fase final do Mundial passou por mudanças significativas. Campeão, Cortese migrou para Moto2 com a IntactGP, equipe criada exclusivamente para atendê-lo. A Red Bull KTM Ajo, então, escalou Salom para substituí-lo, formando o time oficial da marca austríaca ao lado de Arthur Sissis e ZulFahmi Khairuddin.
Do lado de Viñales, as modificações foram ainda mais significativas. Depois de um fim de temporada bastante tumultuado por conta de uma crise com a Avintia, Maverick conseguiu se acalmar e garantiu um acordo com a LaGlisse, com apoio da KTM.
A equipe espanhola, aliás, também promove uma estreia especial nesta temporada. Sob o comando de Pablo Nieto, Ana Carrasco será a primeira mulher a guiar uma das motos 250cc 4 tempos da categoria. Nos testes da pré-temporada, Ana, que chega do Campeonato Espanhol de Velocidade – CEV, conseguiu ter alguns momentos de destaque, mas fechou os exercícios em Jerez de la Frontera mais de 3s atrás do líder.
Falando em pré-temporada, os testes mostraram a KTM um pouco à frente de suas rivais. O equipamento austríaco exibiu um ritmo melhor do que aquele de seus adversários e, principalmente, deixou claro que Honda e Mahindra terão trabalho para alcançá-la.
A fábrica indiana, aliás, também merece destaque. Contando com Miguel Oliveira e Éfren Vázquez, a indiana Mahindra mostrou que evoluiu bastante em 2013 e trouxe moto mais rápida e confiável.
No que diz respeito ao regulamento, nenhuma mudança, exceto um pequeno detalhe cosmético. Assim como acontece com a Moto2, os pilotos que utilizam numeração com dois dígitos terão de adotar um espaçamento de 10 mm entre um número e outro, e o fundo reflexivo fica proibido a partir de agora. A mesma regra, entretanto, não vale para a MotoGP, o que valida o cromado por trás do 99 e do 46 de Jorge Lorenzo e Valentino Rossi na Yamaha, por exemplo.
Outra novidade para 2013 é a estreia de Eric Granado na classe inicial do campeonato. Depois de fazer seu debute no Mundial no ano passado representando a JiR na Moto2, o piloto brasileiro optou por dar um passo atrás e vai disputar a Moto3.
O piloto paulista fechou com a Aspar e vai ter uma Kalex KTM nesta temporada. Companheiro de Jonas Folger, que exibiu uma boa forma na pré-temporada, o jovem de 16 anos mostrou evolução na fase de testes e saiu de Jerez de la Frontera, última parada antes do GP do Catar, com o oitavo melhor tempo, 1s368 atrás de Salom, o líder.
Ainda é cedo para prever o desempenho do brasileiro neste recomeço, mas Granado tem uma boa equipe – uma das mais experientes do Mundial – e um ótimo equipamento, o que deve ajudar Eric a evoluir ao longo do ano.
Todos contra Viñales
Maverick Viñales inicia o ano como favorito, mas não em sua melhor forma. Depois de sofrer uma forte queda na curva Crivillé, o ponto de maior velocidade do circuito de Jerez, o espanhol perdeu parte da primeira falange do dedo anelar direito e precisou passar por uma cirurgia reparadora.
Como conseguiu evitar uma inflamação, Maverick foi liberado pelo Dr. Xavier Mir, muito popular entre os pilotos, para disputar o GP do Catar, mas, até o início dos treinos, não é possível saber se a lesão terá algum impacto em sua performance em Losail.
Antes do acidente, entretanto, o piloto da LaGlisse vinha comandando os treinos. Rapidamente adaptado ao equipamento KTM, o espanhol liderou as atividades em Valência e no primeiro treino no traçado andaluz, só perdendo a ponta na última bateria em Jerez por conta do acidente. Ainda assim, Maverick ficou 0s229 atrás de Salom, o mais rápido.
O piloto da Red Bull KTM Ajo, aliás, é um dos principais rivais do espanhol na luta pelo título. Segundo colocado na temporada 2012, Luis rodou sempre entre os ponteiros no período de testes e conta com um ótimo equipamento na equipe oficial da fábrica austríaca. Para obter um bom resultado, no entanto, Salom terá de lutar com a inconsistência apresentada na temporada passada.
Novato do ano em 2012, Álex Rins foi a grande surpresa da pré-temporada. Após a Estrella Galicia 0,0 trocar a Honda pela KTM, o espanhol se mostrou muito contente com seu novo equipamento e conseguiu acompanhar o ritmo imposto por Viñales nos treinos. Sob a tutela de Emilio Alzamora, o mesmo que cuidou da irretocável carreira de Marc Márquez, o piloto também se apresenta com chances no Mundial, principalmente por entender que conseguiu aprender bastante com Maverick e Salom, dois de seus mais fortes rivais.
Companheiro de Granado na Aspar, Jonas Folger terá em 2013 sua melhor chance de brigar pelo título. O germânico chegou ao time espanhol em meados da temporada passada e mostrou um ótimo desempenho. Bastante constante neste período de treinos, o piloto promete dar trabalho na temporada.
Quem segue em busca de sua primeiro triunfo é ZulFahmi Khairuddin. Depois de encantar os espectadores com uma performance emocionante no GP da Malásia de 2012, o piloto malaio mais uma vez contará com a força do equipamento KTM. Um dos pilotos que mais mostrou evolução em relação ao ano passado, Khairuddin contará com as boas memórias de seus pódios na temporada passada para ajudá-lo a buscar um triunfo inédito.
Outro piloto que merece ser acompanhando com atenção é Álex Márquez. Em sua primeira temporada completa na Moto3, o jovem espanhol terá equipamento KTM e mostrou que evoluiu bastante em relação ao último ano, quando disputou três provas como wild-card pela Estrella Galicia 0,0, sua atual equipe, e outras oito pela Ambrogio. Atual campeão do Campeonato Espanhol de Velocidade – CEV, Álex é irmão mais novo de Marc Márquez e, assim como o mais velho do clã, contará com a tutela de Emilio Alzamora.
Fora de lista de pilotos com equipamento KTM, Miguel Oliveira é um dos que terá a dura missão de bater a companhia da Áustria. Para a sorte do piloto lusitano, a Mahindra, sua nova equipe, surpreendeu na pré-temporada com uma moto rápida e confiável.
Último na lista dos principais pilotos da categoria, Romano Fenati vai ter dificuldade para superar o pelotão da KTM com sua Honda. Ao vencer sua segunda prova no Mundial, o GP da Espanha do ano passado, o jovem italiano mostrou que tem talento, mas deve precisar de um pouco mais do que isso para bater os demais.
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