Dalla Porta bate Martín na linha de chegada em Misano e vence a primeira na Moto3. Bezzecchi cai

Lorenzo Dalla Porta conquistou sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade ao bater Jorge Martín na linha de chegada por apenas 0s058. Fabio Di Giannantonio completa o pódio. Marco Bezzecchi caiu na penúltima volta e não completou a disputa

O rol dos vencedores da Moto3 tem um novo integrante. Depois de uma intensa batalha de 23 voltas. Lorenzo Dalla Porta bateu Jorge Martín na linha de chegada de Misano por 0s058 neste domingo e conquistou seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade.
 
A etapa deste domingo foi marcada por um acidente impressionante. Ainda no terceiro giro, Jaume Masià sofreu uma queda na curva 16, a última de Misano, o que acabou ocasionando tombos de Nicolò Bulega, Arón Canet, Ayumu Sasaki e Enea Bastianini. 
Dalla Porta, Martín e Di Giannantonio decidiram o GP na linha de chegada (Foto: Reprodução)
Apesar do susto, a prova não precisou ser interrompida, mas Canet e Sasaki foram levados ao centro médicos para exames. Com o acidente, o primeiro pelotão, que era formado por Dalla Porta, Bezzecchi, Martín, Rodrigo e Di Giannantonio, se isolou na ponta na briga pela vitória.
 
Afastados dos demais, os cinco primeiros travaram uma intensa batalha, com inúmeras trocas de posição, o que se seguiu até as voltas finais. No fim do penúltimo giro, Bezzecchi sofreu uma queda e abandonou a disputa.
 
O foco, então, ficou em Dalla Porta, Di Giannantonio e Martín. O trio seguiu juntinho pelos metros finais, mas foi Lorenzo quem levou a melhor, batendo Jorge por apenas 0s058. Fabio completou o pódio.
0s822 atrás do vencedor, Gabriel Rodrigo ficou com o quarto posto, seguido por Jakub Kornfeil, Albert Arenas e Dennis Foggia. Darryn Binder, Andrea Migno e Niccolò Antonelli completam o top-10.
Com o resultado deste domingo, Martín tomou a liderança do campeonato e abriu oito pontos de vantagem para Bezzecchi. Di Giannantonio ocupa o terceiro posto, à frente de Canet e Bastianini.
 

Saiba como foi o GP de San Marino de Moto3: 

Tal qual prometia a previsão do tempo, o domingo amanheceu com sol e tempo firme. Pouco antes da largada, os termômetros marcavam 26°C, com a pista chegando aos 34°C. 
 
Seguindo a tradição do ano, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Gabriel Rodrigo e Arón Canet, que conseguiu seu melhor grid desde o segundo lugar em Austin no ano passado. Líder do campeonato, Marco Bezzecchi tinha a sexta colocação.
 
Neste fim de semana, a Dunlop levou para a costa adriática da Itália os pneus dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’ e traseiros médios ‘M1’ e duros ‘H3’. No grid, todos os pilotos optaram por pneu médio dianteiro e traseiro.
 

Quando a largada foi autorizada, Gabriel Rodrigo largou muito bem e pulou para a ponta, enquanto Fabio Di Giannantonio se colocou em segundo. Martín não saiu bem, caindo para o terceiro posto.
 

O #21 não se viu satisfeito em ficar apenas com o segundo posto, dando o bote para assumir a liderança. Entretanto, Rodrigo também não estava contente em perder a ponta, e a briga pelo primeiro posto estava animada antes mesmo do final da primeira volta.
 

Enquanto tudo isso acontecia na ponta, Bezzecchi aparecia na terceira colocação, jogando o #88 para quarto. Pouco depois, logo superou também o #19 e já era o segundo colocado.
 
Com dois giros completados, um assustador acidente foi visto envolvendo diversos pilotos. Masiá acabou perdendo sua moto e caindo na frente de Canet, que não conseguiu evitar o piloto. Bulega, Sasaki e Bastianini acabaram envolvidos também, com Canet e Sasaki sendo encaminhados para o centro médico.
Queda de Jaume Masià gerou outros acidentes em Misano (Foto: Reprodução)
Na ponta do pelotão, a ordem estava Bezzecchi, Dalla Porta, Rodrigo, Martín, Di Giannantonio, Kornfeil, Foggia, Arenas, Darryn Binder e Suzuki.
 
Com 15 voltas para o final, Dalla Porta deu o bote em cima de Bezzecchi para assumir a liderança da prova. Martín também recuperou terreno e aparecia em terceiro, com Rodrigo e Di Giannantonio fechando o top-5.
 
As posições seguiam mudando em Misano, com o #48 puxando o pelotão, mas não por muito tempo, pois o #12 deu o ataque no momento certo para retomar o primeiro posto. Di Giannantonio também conseguiu superar Martín e Rodrigo para ficar com o degrau mais baixo do pódio.
 
Com menos de dez voltas para a bandeira quadriculada, cinco pilotos estavam na briga pela primeira colocação. Dalla Porta era o primeiro, precisando segurar os avanços especialmente de Di Giannantonio. Enquanto isso, Martín fazia prova cerebral até fazer ultrapassagem dupla para pular para a ponta.
 
jutesser [6:32 AM]

Os companheiros de equipe protagonizavam um emocionante embate pelo primeiro posto. O #21 conseguiu ultrapassar o #88, mas então teve que ver o #48 tomar a liderança. A ordem era Dalla Porta, Di Giannantonio, Rodrigo, Bezzecchi e Martín.

Perto do fim, as coisas ainda estavam totalmente abertas e imprevisíveis em Misano. Bezzecchi sustentava a primeira colocação, com Martín, Dalla Porta, Di Giannantonio e Rodrigo completando o top-5.
 
Na briga pela ponta, o #21 era o primeiro e quando o #48 foi tentar dar o bote, acabou tocando na moto do adversário, sem conseguir consumar o lance. Mas não demorou muito e poucos metros mais para frente superou o italiano.
 
Então, Fabio fez uma ultrapassagem sensacional, se empolgando e tomando a ponta. Mas em um erro de frenagem, acabou abrindo demais e caindo para quinto, vendo as posições do pódio ficarem com Bezzecchi, Martín e Dalla Porta.
De forma surpreendente, uma grande reviravolta foi vista com duas voltas para o fim. O líder da classificação Bezzecchi acabou caindo e viu sua prova espetacular terminar de forma precoce. Sua moto ainda acertou a de Martín. Dalla porta era então o primeiro, com Di Giannantonio e Martín logo em seguida.
 
Os metros finais foram totalmente imprevisíveis. Na última curva, Di Giannantonio superou Lorenzo, que entrou na reta de chegada ao lado do adversário. Martín também alinhou ao lado dos pilotos, com o #48 levando a melhor por apenas 0s006. Jorge foi o segundo, com Fabio em terceiro.

Moto3 2018, GP de San Marino, Misano, Final:

1 L DALLA PORTA Leopard Honda 39:38.684 26 voltas
2 J MARTÍN Gresini Honda +0.058  
3 F DI GIANNANTONIO Gresini Honda +0.122  
4 G RODRIGO RBA KTM +0.822  
5 J KORNFEIL Prüstel KTM +6.553  
6 A ARENAS Ángel Nieto KTM +6.859  
7 D FOGGIA VR46 KTM +7.315  
8 D BINDER Red Bull KTM Ajo +7.380  
9 A MIGNO Ángel Nieto KTM +8.608  
10 N ANTONELLI SIC58 Honda +8.853  
11 T ARBOLINO Snipers Honda +10.408  
12 A NORRODIN PETRONAS Honda +10.783  
13 K TOBA Asia Honda +27.817  
14 V PEREZ Avintia KTM +28.062  
15 K MASAKI RBA KTM +47.155  
16 M RAMÍREZ Worldwide KTM +34.385  
17 S NEPA CIP KTM +47.510  
18 N ATIRATPHUVAPAT Asia Honda +47.577  
19 Y MONTELLA SIC58 Honda +1 volta  
20 K ZANNONI TM NC  
  M BEZZECCHI Prüstel KTM NC  
  T SUZUKI SIC58 Honda NC  
  J MCPHEE CIP KTM NC  
  J MASIÁ Worldwide KTM NC  
  A CANET Estrella Galicia 0,0 Honda NC  
  A SASAKI Petronas Honda NC  
  E BASTIANINI LEOPARD Honda NC  
  N  BULEGA VR46 KTM NC  
  A LÓPEZ Estrella Galicia 0,0 Honda NC  
         
REC A LOCATELLI Leopard KTM 1:42.627 148.2 km/h
MV J MARTÍN Gresini Honda 1:41.823 149.4 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 27ºC | pista: 37ºC

#GALERIA(9530)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.