Holgado segura Rueda por 0s044 e vence GP de Portugal de Moto3. Alonso é 4º
Daniel Holgado precisou segurar as ferozes investidas de José Antonio Rueda na última volta para vencer mais uma vez o GP de Portugal da Moto3. Ivan Ortolá completou o pódio
A Moto3 mais uma vez entregou uma corrida de alto nível, com disputas do início ao fim nas subidas e descidas do circuito de Portimão. No fim, Daniel Holgado precisou segurar os intensos ataques de José Antonio Rueda para vencer o GP de Portugal deste domingo (24) com apenas 0s044 de vantagem.
Foi a segunda vitória consecutiva de Holgado no circuito português, repetindo o desempenho obtido na temporada passada e que agora dá a liderança do campeonato. O espanhol, porém, precisou conter o compatriota Rueda na última volta, após uma tentativa de ultrapassagem nas últimas curvas.
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O pódio foi completado por Ivan Ortolá. Vencedor da primeira corrida do ano, David Alonso chegou a liderar a prova em Portugal, mas acabou terminando na quarta colocação, seguido de perto por Joel Kelso e Collin Veijer.
A sétima posição ficou com Stefano Nepa, acompanhado por Joel Esteban, David Muñoz e Adrián Fernández no top-10.
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A corrida portuguesa da Moto3 ainda foi marcada por uma largada confusa. Um fiscal de pista agitou bandeira amarela para avisar problemas na moto de Noah Dettwiler, mas a direção de prova ignorou o alerta e deu partida para a segunda etapa do campeonato.
A MotoGP volta à pista de Portimão neste domingo, às 11h (de Brasília), para o GP de Portugal, segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP de Portugal de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo amanheceu nublado e frio em Portimão. Quando os pilotos começaram a formar o grid de largada, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando a 24°C. A umidade relativa do ar era de 56%, com o vento soprando a apenas 1 km/h.
No grid, a opção de pneus foi bastante variada. Na primeira fila, três opções diferentes: Jose António Rueda com um par de macios, Joel Kelso com um par de médios e David Alonso com um médio na dianteira e um macio na traseira.
Na largada para as 19 voltas do GP em Portimão, o pole-position Jose António Rueda manteve a ponta, mas com uma lambança na saída, já que os fiscais agitaram a bandeira amarela por conta de Noah Dettwiler.
Dani Holgado logo tomou o segundo posto, seguido por Alonso, Kelso e Iván Ortolá. Logo na primeira volta, Rueda já abriu uma boa vantagem, mais de 0s4 de diferença para o rival da Tech3.
Ainda na primeira volta, Ryusei Yamanaka caiu na curva 9 e coletou Ángel Piqueras. Após ser levado ao centro médico do circuito, o espanhol teve uma fratura na mão diagnosticada.
Vendo Rueda escapar, Alonso passou Holgado e começou a cortar a diferença do ponteiro. No entanto, Dani deu o troco logo depois, com o colombiano sendo superado por Kelso e Joel Esteban em seguida.
Desde o início da prova, o transponder de Riccardo Rossi apresentava problemas, com o piloto aparecendo e desaparecendo da cronometragem. A informação, aliás, foi confirmada pela produção de TV durante a própria transmissão.
Ainda na quarta volta da corrida, Luca Lunetta sofreu uma queda forte na curva 5, mas conseguiu se levantar e voltar para a pista.
Enquanto isso, Rueda ia firme na liderança, mas agora com 0s270 de margem para Holgado. Ortolá era o terceiro, diante de Rossi e Alonso.
David, aliás, tomou a posição de Riccardo pouco depois, assumindo a quarta colocação. Na ponta, Rueda abriu mais, se distanciando 0s4 de Holgado.
Na sexta volta, Rueda já tinha o pelotão colado atrás, com Alonso aproveitando uma errada de Holgado para assumir a segunda colocação. Ortolá vinha atrás, seguido por Rossi.
Perseguindo o líder, Alonso cravou em 1min46s985 a melhor volta da corrida, chegando mais e mais perto de Rueda. Atrás, Ortolá passou Holgado e assumiu a terceira colocação, mas o troco veio logo depois.
Holgado se recompôs e voltou a atacar Alonso, tomando a segunda colocação. Ortolá ainda tentou, mas foi contido pelo colombiano.
Na abertura da volta 9, a pressão em Rueda ficou bastante intensa, mas o espanhol conseguiu segurar. Pouco depois, Alonso teve de evitar um choque com Holgado e escapou da linha, caindo para quinto.
O espanhol da Red Bull KTM Ajo voltou a apertar o passo para tentar escapar, com a vantagem em relação a Holgado chegando a 0s350.
O cenário mudou pouco depois. Alonso mergulhou por dentro e tomou o segundo lugar de Holgado. Ortolá também passou Dani, mas a situação alterou ainda mais na sequência, quando Alonso tomou a liderança de Rueda com uma manobra por dentro.
Holgado conseguiu pegar o segundo posto, com Ortolá também passando Rueda. O espanhol, então, perdeu ainda mais, ficando atrás também de Collin Veijer.
Com oito voltas para o fim, Alonso ia consolidando a liderança, abrindo mais de 0s5 de frente para Holgado. Rueda tinha conseguido levar a melhor em uma briga com Veijer e vinha em terceiro, com Ortolá também passando o piloto da IntactGP para ser o quarto colocado.
Na passagem seguinte, a margem de Alonso até oscilou para baixo, mas nada que colocasse a liderança da corrida em risco. Também porque Holgado era fortemente pressionado por Rueda. Ortolá já vinha mais atrás.
Com sete voltas para o fim, Rueda passou Holgado, mas levou o troco no mergulho da curva 1. Assim, Ortolá conseguiu dar uma boa aproximada, voltando à briga pelo pódio.
A diferença de Alonso, contudo, caiu vertiginosamente e, na reta, Holgado aproveitou uma escapada do #80 para assumir a liderança. Rueda era o terceiro, diante de Veijer e Ortolá.
Pouco depois, Riccardo Rossi foi ejetado da moto rodando sozinho e abandonou a disputa.
Diferente do que aconteceu em outros momentos da disputa, Holgado não conseguiu escapar, mas o caçador mudou, já que Rueda passou Alonso para ser o terceiro colocado. Kelso agora vinha pressionando David.
O piloto da Aspar, então, apostou na freada para tomar o segundo posto de Rueda, já com 0s2 de atraso para Holgado.
Com três voltas para o fim, Rueda retomou o segundo lugar, com Ortolá aproveitando para também passar Alonso. Os dois ponteiros, aliás, conseguiram abrir um pouco, se afastando de Iván.
Na abertura da última volta, Holgado tinha Rueda bastante colado atrás, mas conseguiu defender a posição e se afastar ligeiramente. O piloto da Ajo deu uma erradinha, se afastando um pouco do ponteiro.
No último setor, Rueda grudou em Holgado mais uma vez e chegou a dar uma espiada por dentro, mas foi contido. O #96 sustentou a ponta e recebeu a bandeirada com 0s044 de frente.
Moto3 2024, GP de Portugal, Portimão, Corrida:
1 | D HOLGADO | Red Bull GasGas Tech3 | 34:09.038 | 19 voltas |
2 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +0.044 | |
3 | I ORTOLÁ | MT Helmets Msi | +0.820 | |
4 | D ALONSO | CFMOTO Aspar Team | +2.218 | |
5 | J KELSO | BOE Motorsports | +2.246 | |
6 | C VEIJER | Husqvarna Intact GP | +2.263 | |
7 | S NEPA | MTA KTM | +4.499 | |
8 | J ESTEBAN | CFMOTO Aspar Team | +5.430 | |
9 | D MUÑOZ | BOE Motorsports | +16.018 | |
10 | A FERNÁNDEZ | Leopard Racing | +16.143 | |
11 | J ROULSTONE | Red Bull GasGas Tech3 | +16.213 | |
12 | M BERTELLE | Snipers Team Honda | +16.757 | |
13 | T SUZUKI | Husqvarna Intact GP | +20.682 | |
14 | V PÉREZ | Red Bull KTM Ajo | +20.776 | |
15 | S OGDEN | Mlav Racing | +21.163 | |
16 | N CARRARO | MTA KTM | +21.172 | |
17 | F FARIOLI | SIC58 Honda | +23.285 | |
18 | T FURUSATO | Honda Team Asia | +32.751 | |
19 | J WHATLEY | Mlav Racing | +38.600 | |
20 | N DETTWILER | CIP KTM | +42.061 | |
21 | T BUSARI | Honda Team Asia | +53.651 | |
22 | H AL SAHOUTI | Snipers Team Honda | +1:10.193 | |
23 | L LUNETTA | SIC58 Honda | +1:25.798 | |
24 | R ROSSI | CIP KTM | NC | |
25 | R YAMANAKA | MT Helmets Msi | NC | |
26 | A PIQUERAS | Leopard Racing | NC |