Alonso desgarra no fim e vence eletrizante GP da Austrália na Moto3. Holgado é 2º
O já campeão David Alonso sobrou na reta final da prova em Phillip Island, abriu confortável vantagem e conseguiu mais uma vitória na temporada 2024 da Moto3. Daniel Holgado passou Adrián Fernández nos últimos metros e garantiu o segundo lugar por apenas 0s003
O GP da Austrália da Moto3 abriu o domingo (20) em Phillip Island e entregou emoções do início ao fim. Em prova recheada de ultrapassagens pela liderança e longo pelotão, coube ao campeão antecipado David Alonso garantir uma categórica vitória, especialmente depois de sumir na frente dos rivais no fim e levar com 2s9 de vantagem.
Daniel Holgado reagiu no final depois de se classificar mal e terminou na segunda posição por apenas 0s003, superando Adrián Fernández no detalhe. Stefano Nepa cumpriu duas punições e mesmo assim terminou na quarta colocação, à frente de David Muñoz.
Ryusei Yamanaka foi o sexto, seguido por Taiyo Furusato, Luca Lunetta, José Antonio Rueda e Ángel Piqueras, fechando assim o top-10 no circuito australiano.
Outro grande destaque da prova foi acidente entre dois postulantes ao vice-campeonato nesta temporada. Collin Veijer acertou a traseira de Ivan Ortolá na metade da prova. O espanhol abandonou, mas o neerlandês voltou e terminou em 18º. A direção de prova optou por não punir qualquer competidor.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Alonso chegou a 346 pontos após nova vitória. Holgado é o segundo colocado a três provas do fim, com 232. Veijer (209) e Ortolá (191) aparecem na sequência pela briga do segundo lugar no certame.
A Moto3 volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 25 e 27 de outubro, com o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Austrália da Moto3:
As condições de pista melhoraram consideravelmente para a corrida deste domingo. O céu azul apareceu em Phillip Island, apesar das baixas temperaturas, de 15ºC no ar e 16ºC no asfalto, além dos ventos de 4% e umidade relativa de 79%.
Na largada, Ivan Ortolá saiu com folga e manteve a liderança. Na curva 2, porém, David Muñoz mergulhou por dentro e tomou a dianteira. Stefano Nepa foi no embalo e também passou, subindo para o segundo lugar. Joel Kelso aparecia em quarto, à frente de Adrián Fernández e David Alonso.
No início do segundo giro, Nepa aproveitou o vácuo da reta principal e tomou a liderança. O italiano, porém, teria duas voltas longas de punição para cumprir e logo realizou a primeira parte, voltando em 15º. Com isso, Kelso aproveitou uma hesitação de Ortolá e subiu para a ponta.
A briga na frente continuava intensa no começo. Muñoz também aproveitou o vácuo e reassumiu a liderança, seguido por Ortolá, Kelso, Alonso e Fernández. Depois, porém, o australiano reagiu contra os dois rivais na curva 4 e voltou para o topo.
Kelso e Muñoz, companheiros de equipe da BOÉ Motorsports, seguiram trocando de posição na liderança durante a quarta volta. Enquanto isso, Nepa completou a punição, voltou em 19º e fez o melhor giro da prova logo depois, em 1min35s370.
No início do quinto giro, mais mudanças. Fernández superou Ortolá e foi para terceiro. O espanhol, depois, partiu para o ataque na curva 2 e passou Muñoz e Kelso de uma só vez. Neste momento, um grande pelotão de 11 pilotos se formava na briga pela vitória.
Volta 6 e mais mudanças. Ortolá pegou o vácuo na reta, superou quatro rivais de uma só vez e assumiu a liderança, seguido por um surpreendente Taiyo Furusato. Kelso e Muñoz apareciam logo atrás.
A corrida seguia intensa em Phillip Island e o pelotão pela vitória chegava a 17 pilotos separados por apenas 2s5. Enquanto isso, Nicola Carraro caía sozinho e abandonava a disputa.
Na frente, um rosto familiar voltou ao topo. Alonso tomou a liderança na volta 8, seguido por Muñoz, Fernández, Ortolá, Holgado, Suzuki e Kelso. Nepa era, neste momento, o 17º colocado.
Alonso conseguiu segurar bem a liderança por duas voltas, seguido de perto por Ortolá e Muñoz. Suzuki, no entanto, apareceu na briga logo depois e tomou o terceiro lugar no início da segunda metade da prova no circuito australiano.
A festa da torcida local murchou na décima volta, quando Kelso foi tocado no meio do pelotão, despencando para o 17º lugar.
Na volta 12, mais drama na Austrália, novamente na dura frenagem da curva 4. Veijer perdeu o controle da moto, quase tocou em Ángel Piqueras, mas acabou enchendo a traseira de Ortolá, forçando o abandono do espanhol. O neerlandês, porém, seguiu em 19º.
Fernández novamente mostrou as garras e ultrapassou Alonso ao mergulhar na volta 14. Muñoz foi no embalo logo depois, na reta principal, e assumiu a segunda posição. O colombiano, no entanto, deu o troco na dupla e voltou para a liderança em poucos segundos.
A disputa pela liderança seguiu agitada. Fernández conseguiu abrir confortável vantagem, mas logo atrás a briga esquentou entre Alonso, Holgado, Muñoz e Yamanaka. Luca Lunetta pintou em sexto, também pronto para a entrar na confusão.
O campeão antecipado Alonso voltou para a ponta com cinco voltas pro fim, levando Muñoz e Holgado juntos. Depois da punição dupla, Nepa voltou a pintar entre os líderes e subiu para o terceiro lugar na disputa. O italiano, no entanto, depois errou sozinho e caiu para 13º.
A duas voltas para o fim, Alonso finalmente conseguiu se desgarrar do pelotão e abriu 0s6 para Fernández. Holgado aparecia em terceiro, à frente de Muñoz e Furusato.
Na volta final, Alonso sumiu de vez na liderança enquanto a briga pelo segundo lugar apertava. Fernández conseguiu superar Holgado e Muñoz na reta principal. Na linha de chegada, porém, Holgado passou o compatriota e ficou segundo, com Fernández fechando o pódio. Nepa foi o quarto, à frente de Muñoz.
Moto3 2024, GP da Austrália, Phillip Island, Resultado final:
1 | D ALONSO | CFMOTO Aspar Team | 33:49.557 | 21 voltas |
2 | D HOLGADO | Red Bull GasGas Tech3 | +2.935 | |
3 | A FERNÁNDEZ | Leopard Racing | +2.939 | |
4 | S NEPA | MTA KTM | +2.957 | |
5 | D MUÑOZ | BOE Motorsports | +2.972 | |
6 | R YAMANAKA | MT Helmets Msi | +3.377 | |
7 | T FURUSATO | Honda Team Asia | +3.403 | |
8 | L LUNETTA | SIC58 Honda | +3.886 | |
9 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +3.908 | |
10 | A PIQUERAS | Leopard Racing | +3.943 | |
11 | J KELSO | BOE Motorsports | +4.449 | |
12 | R ROSSI | CIP KTM | +4.474 | |
13 | J ROULSTONE | Red Bull GasGas Tech3 | +4.478 | |
14 | M BERTELLE | Snipers Team Honda | +5.064 | |
15 | T SUZUKI | Husqvarna Intact GP | +12.446 | |
16 | J ESTEBAN | CFMOTO Aspar Team | +30.578 | |
17 | X ZURUTUZA | Red Bull KTM Ajo | +30.611 | |
18 | C VEIJER | Husqvarna Intact GP | +39.310 | |
19 | E O’SHEA | Mlav Racing | +39.925 | |
20 | T BUSARI | Honda Team Asia | +50.895 | |
21 | N DETTWILER | CIP KTM | +50.907 | |
22 | S OGDEN | Mlav Racing | +1 volta | |
23 | I ORTOLÁ | MT Helmets Msi | Abandonou | |
24 | D ALMANSA | Snipers Team Honda | Abandonou | |
25 | N CARRARO | MTA KTM | Abandonou | |
26 | F FARIOLI | SIC58 Honda | Abandonou |

