Alonso passa Fernández na última volta e vence GP da Indonésia na Moto3. Veijer cai

David Alonso superou Adrián Fernández na última volta do GP da Indonésia, venceu mais uma prova na temporada 2024 da Moto3 e se aproximou do título. Collin Veijer caiu sozinho enquanto liderava e abandonou mais uma vez

A Moto3 entregou mais uma imprevisível e eletrizante corrida na temporada 2024, dessa vez no GP da Indonésia, disputado neste domingo (29). Após diversas trocas de posições e quedas, David Alonso precisou superar Adrián Fernández na última volta para vencer mais uma vez no ano e se aproximar do título da classe de entrada do Mundial de Motovelocidade.

Fernández ainda ficou na segunda colocação, apenas 0s085 atrás do vencedor, e conquistou o primeiro pódio na Moto3. David Muñoz fez boa prova de recuperação em Mandalika, saindo de 13º no grid para a terceira colocação na corrida disputada sob forte calor.

Ángel Piqueras ficou na quarta colocação, com Luca Lunetta, Daniel Holgado, Tatsuki Suzuki, Joel Kelso, Ivan Ortolá e Nicola Carraro fechando a lsita dos dez primeiros na Indonésia.

O dia ainda teve um forte acidente de Collin Veijer. O neerlandês liderava com folga desde a largada, mas caiu sozinho na metade da prova e abandonou a disputa. Com isso, também se afastou de vez da briga pelo título da temporada 2024.

David Alonso está cada vez mais próximo do título em 2024 (Foto: Aspar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com o resultado em Mandalika, Alonso chegou a 296 pontos na temporada e abriu 97 de vantagem para Holgado. Agora, o colombiano tem o primeiro match-point da temporada no Japão, podendo conquistar o título por antecipação em Motegi. Ortolá aparece em terceiro, seguido por Veijer e Muñoz.

MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre os dias 4 e 6 de outubro, com o GP do Japão, em Motegi, para a 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi o GP da Indonésia da Moto3 2024:

O céu amanheceu nublado na Indonésia, mas com termômetros na marcando 29ºC no ar e 59ºC no asfalto, com ventos de 17 km/h e umidade relativa de 76%.

Na largada, Taiyo Furusato se destacou e rapidamente tomou a liderança, mas por pouco tempo. Na curva 10, Collin Veijer mergulhou por dentro e assumiu a ponta, seguido por Adrián Fernández. O pole Ivan Ortolá caiu para o quarto lugar, à frente de David Alonso.

A largada do GP da Indonésia da Moto3 foi bem tranquila (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na segunda volta, as punições começaram a ser cumpridas em Mandalika, com José Antonio Rueda e Xabi Zurutuza puxando a fila. Na frente, Furusato tentou passar Fernández, mas levou uma fechada de porta.

No terceiro giro, Ortolá pagou a primeira volta longa e voltou em 11º. Na frente, Fernández aproveitou vacilo de Veijer na curva 10, colocou por dentro e assumiu a liderança da prova, com Alonso subindo para terceiro.

As primeiras vítimas do dia foram Filippo Farioli e David Almansa, com ambos caindo na curva 8 do circuito de Mandalika.

Ortolá cumpriu a segunda volta longa por infrações nos treinos livres e voltou em 19º. Na quarta volta também, Veijer superou Fernández e retomou a liderança, com Furusato pulando para terceiro ao passar Alonso.

Volta 6 e um bizarro acidente no fim do pelotão. Noah Dettwiler perdeu o controle da dianteira e escorregou, com sua moto acertando um inocente Tatchakorn Buasri. Ambos abandonaram a disputa.

O pole Ivan Ortolá cumpriu duas voltas longas no início da prova (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Um grande pelotão de dez pilotos se formou na briga pela vitória, com Ortolá aparecendo bem mais atrás, já na 11ª posição. Nessa disputa, Daniel Holgado iniciou recuperação e passou Luca Lunetta para assumir o quinto posto, mas logo caiu para sétimo.

A briga continuou intensa no pelotão da frente, com Tatsuki Suzuki se arriscando e subindo para o quarto lugar, à frente do compatriota Furusato. Veijer seguia líder, seguido por Fernández e Alonso.

Na volta 11, Suzuki colocou por dentro e superou Alonso, assumindo a terceira colocação, mas logo depois mergulhou contra Fernández e foi para segundo. Holgado voltou a se recuperar e passou Furusato, subindo para o quinto posto.

O dia de Ortolá foi de mal a pior. O espanhol recebeu mais uma punição de volta longa, dessa vez por cortar caminho na curva 9 do circuito indonésio.

A nove voltas para o fim, um momento crucial para a prova. Veijer caiu sozinho na curva 13 enquanto liderava com folga e abandonou a corrida. Fernández e Holgado aproveitaram a situação para superar Suzuki e subirem para as primeiras posições. Além disso, Alonso caiu para sétimo.

Veijer caiu sozinho e abandonou a disputa em Mandalika enquanto liderava (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na reta final, o pelotão principal se dividiu em duas partes. Fernández seguia na frente, mas Suzuki passou Holgado e foi para segundo, mas o espanhol rapidamente devolveu a manobra.

As coisas esquentaram com quatro voltas pro fim. Holgado mergulhou por dentro no fim da reta e tomou a ponta. Logo depois, porém, um renascido Alonso superou o rival e na curva 10 para tomar a dianteira, à frente de Muñoz e Fernández.

Na antepenúltima volta, Furusato errou na curva 4 e caiu com força no chão, abandonando a prova. O giro ainda viu uma disputa entre cinco pilotos na mesma curva, com Fernández levando a melhor, deixando Alonso para trás.

O último giro foi eletrizante, mais uma vez, na Moto3. Alonso passou Muñoz e foi para o ataque contra Fernández na curva 10, tomando a liderança. A partir daí, o colombiano passou a se defender com tudo e garantiu mais uma importante vitória na temporada 2024, com Fernández e Muñoz no pódio.

Moto3 2024, GP da Indonésia, Mandalika, Corrida:

1D ALONSOCFMOTO Aspar Team32:51.41020 voltas
2A FERNÁNDEZLeopard Racing+0.085 
3D MUÑOZBOE Motorsports+0.225 
4A PIQUERASLeopard Racing+0.664 
5L LUNETTASIC58 Honda+0.835 
6D HOLGADORed Bull GasGas Tech3+0.862 
7T SUZUKIHusqvarna Intact GP+1.300 
8J KELSOBOE Motorsports+1.835 
9I ORTOLÁMT Helmets Msi+16.664 
10N CARRAROMTA KTM+16.674 
11J RUEDARed Bull KTM Ajo+16.770 
12M BERTELLESnipers Team Honda+16.807 
13S OGDENMlav Racing+17.005 
14J ESTEBANCFMOTO Aspar Team+17.244 
15S NEPAMTA KTM+23.804 
16J ROULSTONERed Bull GasGas Tech3+26.124 
17R YAMANAKAMT Helmets Msi+39.312 
18N DETTWILERCIP KTM+57.340 
19T FURUSATOHonda Team AsiaAbandonou 
20C VEIJERHusqvarna Intact GPAbandonou 
21R ROSSICIP KTMAbandonou 
22X ZURUTUZARed Bull KTM AjoAbandonou 
23T BUSARIHonda Team AsiaAbandonou 
24A ADITAMAHonda Team AsiaAbandonou 
25F FARIOLISIC58 HondaAbandonou 
26D ALMANSASnipers Team HondaAbandonou 
27E O’SHEAMlav RacingNão largou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.