Alonso tem primeiro match-point do título da Moto3 no Japão. Confira matemática
Com 97 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, David Alonso precisa de apenas 3 mais para fechar a conta com quatro etapas de antecedência
A vitória suada no GP da Indonésia da semana passada colocou David Alonso a um passo do título da Moto3. O piloto da Aspar tem no GP do Japão deste fim de semana a primeira oportunidade de dar à Colômbia o primeiro título no Mundial de Motovelocidade.
Com nove vitórias na temporada, Alonso chega a Motegi com 296 pontos, 97 a mais do que Dani Holgado, o segundo na tabela. Terceiro na classificação, Iván Ortolá tem 105 pontos a menos do que o #80, com Collin Veijer, o último ainda com chances matemáticas de título, vindo dois pontos atrás.
Relacionadas
Considerando que, após a disputa em Motegi, restarão apenas quatro etapas, tudo que Alonso precisa fazer é levar a diferença para 100 pontos, já que ele tampouco pode ser alcançado no critério de desempate: o número de vitórias. O rival mais próximo nesse quesito é Ortolá, que subiu ao topo do pódio em duas oportunidades em 2024.
Assim, uma vitória já garante o título de Alonso. Mas, se o décimo triunfo não vier — justamente aquele que pode colocá-lo ao lado de Joan Mir no recorde de piloto com mais vitórias na Moto3 em uma única temporada —, basta somar três pontos a mais do que Holgado e não perder mais do que cinco pontos para Ortolá e sete para Veijer.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“No Japão, os únicos números nos quais vou pensar são os da embreagem”, avisou Alonso. “Vou ouvir muito à minha equipe e tentar ficar na bolha. Jorge Martínez ‘Aspar’ sempre me diz que não tenho de provar nada a ninguém, que tenho de correr por paixão e não por querer provar algo. Não tenho de me apressar para fazer as coisas. Essa será a mentalidade no Japão. Não quero a pressão dos números. Na pista, quero deixá-los e lado”, encerrou.
O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.