Alonso segura Furusato por apenas 0s088 na Malásia e vence pela 13ª vez na Moto3 2024
David Alonso precisou evitar um acidente no início da prova, despencou na tabela, mas novamente reagiu e ainda mostrou muito talento para segurar o valente Taiyo Furusato para vencer outra vez na Moto3 2024, agora na Malásia
David Alonso parece inevitável. Campeão antecipado da Moto3, o colombiano segue realizando feitos incríveis na pista e não foi diferente neste domingo (3), no GP da Malásia. Depois de cair para o 13º lugar do começo da prova, quando precisou evitar um acidente, reagiu e escalou o pelotão. No fim, ainda segurou um valente Taiyo Furusato e venceu pela 13ª vez na temporada 2024.
Furusato foi o grande destaque da prova. Depois de largar apenas em 17º, o japonês apareceu rapidamente entre os líderes e chegou a comandar o pelotão por algumas voltas. No final, foi superado por Alonso e não conseguiu dar o troco, precisando se contentar com o segundo lugar. José Antonio Rueda fechou o pódio, com a terceira colocação.
Ivan Ortolá ficou no quarto lugar, seguido por Collin Veijer, Joel Kelso, Ryusei Yamanaka, Stefano Nepa, Matteo Bertelle e Luca Lunetta, fechando assim o top-10 em Sepang.
Outro destaque da prova foi Daniel Holgado, mas por um motivo negativo. O vice-líder do campeonato tocou na traseira de Ortolá no início da prova, foi ejetado da moto e caiu com força no chão. O espanhol precisou ser levado para exames no centro médico do circuito.
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A Moto3 volta a acelerar entre os dias 15 a 17 de novembro, com mais uma etapa na Catalunha, em Barcelona, para a última etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Malásia da Moto3 em 2024:
Como nos dias anteriores, a MotoGP encarou tempo nublado, ameaça de chuva e altas temperaturas em Sepang, com termômetros apontando 32ºC no ar e 46ºC na pista, além de ventos de 4 km/h antes da largada.
Na largada, Ivan Ortolá conseguiu partir bem e assumiu a liderança. Logo depois, na curva 9, David Almansa mergulhou por dentro e tomou a ponta, seguido por Ortolá, Adrián Fernández, Daniel Holgado.
Ainda na largada, logo na curva 2, os primeiros abandonos. Joel Esteban e Ricardo Rossi caíram e saíram da prova malaia.
No final da segunda volta, mais uma queda. Holgado tocou em Ortolá na curva 13, foi ejetado e caiu com força na frente de quase todo o pelotão, ainda forçando Alonso a sair da pista para não acertá-lo. Logo depois, Fernández abandonou com problemas técnicos.
Com isso, Almansa, Ortolá e Kelso abriram boa vantagem na liderança e se separaram dos demais pilotos do grid. Collin Veijer e Taiyo Furusato, porém, logo começaram a se aproximar do trio.
Na volta 4, David Muñoz cumpriu sua punição por direção imprudente nos treinos livres e passou pelos boxes, voltando na 22ª posição.
Na frente, Kelso partiu para o ataque e ultrapassou Almansa, tomando a dianteira da prova. Ortolá seguia no terceiro lugar.
A quinta volta ainda gerou mais reviravoltas. Ortolá errou a frenagem na curva 4 e escapou, voltando na sexta colocação. Com isso, Furusato entrou no pelotão da frente, passou Almansa e começou a pressionar Kelso na luta pelo topo.
Na metade da prova, o drama da Leopard Racing seguiu. Ángel Piqueras entrou no pit-lane com problemas e abandonou, assim como Fernández.
Na frente, Furusato conseguiu finalmente passar Kelso e tomar a dianteira. O australiano, porém, aproveitou o vácuo da reta no início da nona volta e retomou a liderança, mas depois errou na curva 4 e despencou para o quarto posto.
No mesmo giro, Tatsuki Suzuki foi mais um a enfrentar problemas na moto e abandonar mais cedo, assim como o britânico Scott Ogden. Na volta seguinte, Nicola Carraro caiu, mas voltou para a disputa.
Nas voltas finais, um pelotão de sete pilotos se formou na frente, com Furusato, Alonso, Ortolá, Kelso, Veijer, Yamanaka e Rueda.
Furusato seguia na frente do grupo, seguido por Alonso. O colombiano, porém, se aproveitou de um erro do líder, pegou o vácuo na reta oposta e tomou a dianteira da prova em Sepang. Ortolá foi no embalo e assumiu o segundo lugar logo depois.
Furusato, no entanto, rapidamente se recuperou e passou Ortolá. Na sequência, passou a apertar Alonso, mas sem conseguir um espaço para realizar a ultrapassagem.
No início da última volta, José Antonio Rueda apareceu por dentro e tomou a terceira colocação. Na frente, Furusato pressionava Alonso pela liderança, mas o colombiano se defendeu bem nos principais pontos de ultrapassagem.
Com isso, Alonso levou a melhor e venceu mais uma na temporada 2024, seguido por Furusato e Rueda no pódio. Ortolá e Veijer fecharam o top-5 em Sepang.
Moto3 2024, GP da Malásia, Sepang, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 80 | D ALONSO | CFMOTO ASPAR | 15 voltas |
2 | 72 | T FURUSATO | HONDA TEAM ASIA | + 0.088 |
3 | 99 | JA RUEDA | RED BULL KTM AJO | + 0.411 |
4 | 48 | I ORTOLÁ | MSi KTM | + 0.996 |
5 | 95 | C VEIJER | HUSQVARNA INTACT GP | + 1.091 |
6 | 66 | J KELSO | BOÉ KTM | + 1.225 |
7 | 6 | R YAMANAKA | MSi KTM | + 1.496 |
8 | 82 | S NEPA | MTA TEAM KTM | + 7.244 |
9 | 18 | M BERTELLE | RIVACOLD HONDA | + 7.346 |
10 | 58 | L LUNETTA | SIC58 SQUADRA HONDA | + 10.806 |
11 | 22 | D ALMANSA | RIVACOLD HONDA | + 10.904 |
12 | 12 | J ROULSTONE | RB KTM TECH 3 | + 16.019 |
13 | 7 | F FARIOLI | SIC58 SQUADRA HONDA | + 20.545 |
14 | 85 | X ZURUTUZA | RED BULL KTM AJO | + 20.793 |
15 | 5 | T BUASRI | HONDA TEAM ASIA | + 21.001 |
16 | 8 | E O’SHEA | MLAV HONDA | + 21.231 |
17 | 64 | D MUÑOZ | BOÉ KTM | + 43.705 |
18 | 55 | N DETTWILER | CIP GP KTM | + 45.159 |
19 | 10 | N CARRARO | MTA TEAM KTM | Abandonou |
20 | 24 | T SUZUKI | HUSQVARNA INTACT GP | Abandonou |
21 | 19 | S OGDEN | MLAV HONDA | Abandonou |
22 | 36 | A PIQUERAS | LEOPARD RACING HONDA | Abandonou |
23 | 31 | A FERNÁNDEZ | LEOPARD RACING HONDA | Abandonou |
24 | 96 | D HOLGADO | RB KTM TECH 3 | Abandonou |
25 | 54 | R ROSSI | CIP GP KTM | Abandonou |
26 | 78 | J ESTEBAN | CFMOTO ASPAR | Abandonou |
Classificação da Moto3 após 19 corridas:
Pos. | Moto | Piloto | Equipe | PTS |
1 | 80 | D ALONSO | CFMOTO ASPAR | 396 |
2 | 96 | D HOLGADO | RB KTM TECH 3 | 236 |
3 | 95 | C VEIJER | HUSQVARNA INTACT GP | 236 |
4 | 48 | I ORTOLÁ | MSi KTM | 217 |
5 | 64 | D MUÑOZ | BOÉ KTM | 162 |
6 | 31 | A FERNÁNDEZ | LEOPARD RACING HONDA | 153 |
7 | 99 | JA RUEDA | RED BULL KTM AJO | 144 |
8 | 36 | A PIQUERAS | LEOPARD RACING HONDA | 137 |
9 | 66 | J KELSO | BOÉ KTM | 134 |
10 | 72 | T FURUSATO | HONDA TEAM ASIA | 128 |
11 | 6 | R YAMANAKA | MSi KTM | 120 |
12 | 58 | L LUNETTA | SIC58 SQUADRA HONDA | 112 |
13 | 82 | S NEPA | MTA TEAM KTM | 93 |
14 | 24 | T SUZUKI | HUSQVARNA INTACT GP | 88 |
15 | 12 | J ROULSTONE | RB KTM TECH 3 | 58 |
16 | 18 | M BERTELLE | RIVACOLD HONDA | 56 |
17 | 78 | J ESTEBAN | CFMOTO ASPAR | 45 |
18 | 54 | R ROSSI | CIP GP KTM | 33 |
19 | 7 | F FARIOLI | SIC58 SQUADRA HONDA | 32 |
20 | 19 | S OGDEN | MLAV HONDA | 23 |
21 | 10 | N CARRARO | MTA TEAM KTM | 22 |
22 | 22 | D ALMANSA | RIVACOLD HONDA | 16 |
23 | 85 | X ZURUTUZA | RED BULL KTM AJO | 13 |
24 | 21 | V PÉREZ | MLAV HONDA | 3 |
25 | 55 | N DETTWILER | CIP GP KTM | 2 |
26 | 5 | T BUASRI | HONDA TEAM ASIA | 1 |
27 | 70 | J WHATLEY | MLAV HONDA | 0 |
28 | 34 | J ROSENTHALER | HUSQVARNA INTACT GP | 0 |
29 | 8 | E O’SHEA | MLAV HONDA | 0 |
30 | 32 | R WAKAMATSU | MLAV HONDA | 0 |
31 | 57 | D SHAHRIL | SIC58 SQUADRA HONDA | 0 |
32 | 71 | H AL SAHOUTI | RIVACOLD HONDA | 0 |
33 | 93 | FA ADITAMA | HONDA TEAM ASIA | 0 |