7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
MotoGP

Depois de acabar com seca de 2.128 dias, Ducati alcança 32ª vitória na MotoGP e primeira dobradinha desde 2007

A Ducati precisou de 2128 dias para voltar a vencer depois de Casey Stoner encerrar sua passagem pelo time. Com o triunfo de Andrea Iannone, casa de Bolonha interrompe dominio das fábricas japonesas na classe rainha do Mundial de Motovelocidade

 
Andrea Iannone entrou para a história da Ducati. Preterido pela fábrica de Borgo Panigale em favor de Andrea Dovizioso para uma vaga na equipe na temporada 2017, o italiano foi o responsável por encerrar um jejum de 70 meses sem vitórias da Desmosedici.
 
O último piloto capaz de levar o protótipo de Bolonha ao topo do pódio da classe rainha do Mundial de Motovelocidade tinha sido Casey Stoner, que em 17 de outubro de 2010, venceu o GP da Austrália com 8s598 de margem para Jorge Lorenzo, o segundo colocado. Valentino Rossi completou o pódio naquele dia em Phillip Island.
 
Contando com o triunfo deste domingo (14), a Ducati soma 32 vitórias na MotoGP, 23 delas com Stoner. Loris Capirossi contribuiu com sete, com Troy Bayliss somando uma à conta.
Andrea Iannone vai deixar a Ducati no fim do ano para a entrada de Jorge Lorenzo  (Foto: GEPA pictures/ Mario Kneisl)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Stoner foi o grande nome da Ducati em toda sua história. Dono de um estilo de pilotagem único, o australiano foi o único capaz de domar o moto de Bolonha. O touro vermelho derrubou inúmeros pilotos ao longo dos anos, nomes como Valentino Rossi, Nicky Hayden, Cal Crutchlow e alguns outros.
 
A última vitória da Ducati a não ser conquistada por Casey tinha sido há nove anos, com o triunfo de Loris Capirossi no GP do Japão. Também levou quase uma década para o time vermelho repetir uma dobradinha. Antes de Iannone e Dovizioso, os últimos a atingir tal feito tinham sido Stoner e Capirossi no GP da Austrália de 2007.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Além de marcar o fim de um jejum da Ducati, a vitória deste domingo também encerra uma seca para Andrea, que não vencia desde o GP da Itália de 2012, ainda na Moto2.
 
O triunfo da Ducati é também uma reafirmação da direção seguida pelo Mundial. Entre as 89 corridas disputadas entre o GP da Itália de 2011 e o GP da Catalunha de 2016, a MotoGP viu cinco vencedores — Rossi, Stoner, Lorenzo, Pedrosa e Márquez. Nas últimas três, os vencedores foram Jack Miller, Marc e Iannone.
 
O caso do australiano é mais um acaso, já que acontece em uma corrida marcada pela chuva, mas a volta da Ducati ao topo é resultado do trabalho dos últimos anos, que permitiu que a Ducati acelerasse seu desenvolvimento para acompanhar as fábricas japonesas.
 
O caminho no Mundial
 
O grande sucesso na classe rainha do Mundial de Motovelocidade veio só em 2007, pelas mãos de Stoner. Aos 20 anos, o australiano deixou para trás a alcunha de ‘Rolling Stoner’ — um apelido que nasceu após Casey cair em sete das 17 provas de sua temporada de estreia — e encaixou como uma luva na GP7, moto que abriu a era das 800cc e foi projetada para atingir maior velocidade de curva.
 
O bom entrosamento do jovem piloto com a Desmosedici e com os pneus Bridgestone acabou culminando em um resultado surpreendente — até mesmo para a Ducati —: o título dos Mundiais de Construtores e de Pilotos.
 
No ano seguinte, entretanto, Valentino Rossi recuperou a coroa da MotoGP, repetindo o feito na temporada seguinte e vendo Jorge Lorenzo assumir o trono em 2010, mantendo um domínio de três anos da Yamaha.
 
A Ducati, por sua vez, seguiu vencendo aqui e ali, atingindo um total de 31 triunfos na MotoGP — 23 deles conquistados por Stoner —, mas não mais em posição de quebrar o domínio das montadoras nipônicas.
 
Se sentindo desprestigiado pela fábrica de Bolonha, Stoner decidiu partir para a Honda e foi substituído por Rossi, que, convencido por Filippo Preziosi, encerrou sua ligação com a Yamaha e partiu em busca de um sonho completamente italiano.
Gigi Dall'Igna é o homem por trás da evolução da Ducati (Foto: GEPA pictures/ Mario Kneisl)
A aventura do multicampeão com a ruivinha de Borgo Panigale acabou se convertendo em um dos maiores fracassos da história e Rossi logo encontrou seu caminho de volta à casa de Iwata.
 
Em 2012, a Ducati foi comprada pela Audi, que tentou evitar a saída de Rossi, mas apesar do esforço da fábrica alemã, o piloto já tinha perdido a confiança na equipe de Bolonha. 
 
A gigante da indústria automobilística começou, então, a mexer na estrutura da Ducati. Embora provavelmente não seja o único culpado pelo fracasso da Desmosedici, o centralizador Preziosi levou a culpa e foi removido do mundo das competições, pedindo demissão na sequência. 
 
Ex-chefe do programa da BMW no Mundial de Superbike, Bernhard Gobmeier comandou o show em 2013, a temporada em que a Ducati somou seu menor número de pontos desde a estreia na MotoGP.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O novo fracasso resultou em uma outra mudança, com Gobmeier sendo substituído por Gigi Dall’Igna na reta final de 2013. Ex-diretor-técnico da Aprilia, o italiano pavimentou o caminho que levou a Ducati de volta aos holofotes.
 
Dall’Igna chegou à Ducati em um momento difícil. Embora o fracasso do projeto com Rossi tenha deixado uma marca na carreira do multicampeão, os resultados arranharam a imagem da companhia e não havia nenhuma alternativa a não ser admitir que a Desmosedici não era uma boa moto.
 
Por três anos, a Ducati aumentou progressivamente seu atraso em relação às motos japonesas e a Desmosedici enfraqueceu todos os pilotos que nela ousaram subir. Todos, exceto um: Casey Stoner. 
 
Sob o comando da Audi, a pressão por resultados começou a aumentar, assim como a cobrança dos patrocinadores. Hoje chefe da Ferrari na F1, Maurizio Arrivabane pressionava a Ducati enquanto representante da Phillip Morris e chegou a dizer: “Você pode perder, mas com dignidade”.
 
A chegada de Gigi deu um novo ânimo para a companhia, mas a espera por uma moto vencedora ainda foi longa. Ao chegar à Borgo Panigale, Dall’Igna procurou se livrar de todas as desculpas e reconheceu que um atraso do tamanho do que a Ducati tinha em relação à concorrência não podia ser resultado de uma única falha no projeto. 
 
 Com a organização interna mais ou menos encaminhada, a Ducati chegou a conclusão que a única maneira de conseguir se aproximar das rivais era obedecendo ao regulamento Aberto, já que isso a permitiria seguir trabalhando no motor. Mais do que qualquer benefício como pneus mais macios ou tanque de combustível com maior capacidade, foram os testes ilimitados e o motor descongelado que seduziram Bolonha.
 
A Ducati começou a temporada 2014 com a meta de reduzir seu atraso para menos de 10s, o que conseguiu fazer em algumas corridas, como os GPs da Holanda e de San Marino, por exemplo. 
 
Para 2015, a Ducati foi para a pista com a GP15, uma moto que leva a assinatura de Dall’Igna e que conseguiu solucionar a dificuldade que os pilotos tinham para colocar a Desmosedici na curva. Ainda assim, os resultados não foram dos mais incríveis.
 
Desta vez, entretanto, a força do motor desmodrômico fez a diferença naquele que já é o circuito mais rápido do calendário da MotoGP.

#GALERIA(5752)

PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);