Desclassificado por agredir Martin após queda na Moto3, Ajo é punido e não corre em Brno

Niklas Ajo foi punido por agressão em Adrian Martin e não disputará GP da República Tcheca. Após ser derrubado pelo espanhol na primeira volta da etapa de Indianápolis, finlandês agrediu o rival e foi desclassificado

A etapa de Indianápolis da Moto3 foi marcada pelo descontrole de Niklas Ajo. Na primeira volta da corrida deste domingo (19), Adrian Martin perdeu o controle de sua FTR Honda e caiu, derrubando o finlandês junto. Na área de escape da famosa pista, o finlandês se levantou e, revoltado com a queda, agrediu o rival antes de voltar à corrida. Flagrado, Ajo foi desclassificado pela direção de prova por conduta antidesportiva.

A punição, no entanto, não ficou restrita a prova nos Estados Unidos. Ao fim da corrida, os diretores optaram por suspender Ajo do GP da República Tcheca, que será disputado no próximo dia 26 em Brno.

Terrell Thien, chefe da TT Motion, equipe do finlandês, classificou a punição como dura, mas reconheceu que a pena aplicada segue o regulamento da categoria.

“Nessas situações, um piloto não é autorizado a tocar o outro”, falou Thien. “Até alguns anos atrás, os pilotos não eram punidos quando essas coisas aconteciam, mas agora as regras são mais restritas”, comentou.

“Nós conversamos com os juízes e assistimos ao vídeo incidente várias vezes. O resultado, infelizmente, é o que é. Nós vamos perder Brno e nos concentrar em Misano”, completou.

Esta é a segunda vez na temporada em que Niklas é punido por comportamento antidesportivo. Na etapa de Jerez, realizada em 29 de abril, o piloto agrediu um comissário, após o funcionário do circuito não ajudá-lo a retornar para a pista depois de uma queda. Na ocasião, Ajo foi punido com a suspensão na etapa do Estoril.
 

Ajo foi derrubado por Martin na primeira volta do GP de Indianápolis (Foto: Reprodução)

 

Ajo se descontrolou e agrediu o espanhol (Foto: Reprodução)
Finlandês foi desclassificado na prova de Indianápolis (Foto: Reprodução)

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.