Diretor de Silverstone lamenta cancelamento de GP da Grã-Bretanha e diz que decisão final “não foi nossa”

O GP da Grã-Bretanha do Mundial de Motovelocidade deste domingo (26) teve de ser cancelado por conta do acúmulo de água no traçado. Stuar Pringle, diretor do circuito, lamentou a decisão, disse que a palavra final não esteve em suas mãos e que vai investigar o novo asfalto da pista

Stuart Pringle, diretor de Silverstone, se pronunciou sobre o ocorrido neste domingo (26). Em um comunicado liberado após o cancelamento do GP da Grã-Bretanha do Mundial de Motovelocidade, o dirigente explicou que a decisão tomada fugia das mãos da direção do circuito por conta de questões esportivas.
 
Tudo começou no sábado, quando uma forte chuva acertou a pista e já foi possível observar que a drenagem do novo asfalto foi problemática. Para tentar evitar problemas com as corridas, a programação foi alterada e a MotoGP seria a primeira classe a disputar.
 
Entretanto, os esforços foram em vão e logo após o warm-up já ficou claro que as condições estavam bastante desfavoráveis para qualquer disputa. Após tantos adiamentos, o comunicado oficial veio de que a etapa seria cancelada.
 
“Primeiro e mais importante, eu gostaria de me desculpar com todos os fãs de corrida por este dia em Silverstone. Eu realmente sinto muito que isso tenha acontecido. Ao menos se soubesse que os fãs esperariam por seis horas, eu já teria cancelado ao meio-dia. Estávamos evitando cancelar o evento mais cedo, pois a Dorna afirmou que teríamos corrida caso as condições melhorassem”, explicou Pringle.
As motos protegidas da chuva (Foto: Michelin)

“Tenho muita consciência da quantidade de dinheiro que as pessoas gastaram neste evento. Estaremos contatando todos os clientes na próxima semana para explicar o que faremos sobre o cancelamento da etapa. Ninguém está mais decepcionado com o desfecho do que eu e minha equipe trabalhadora de Silverstone, que fez tudo ao seu alcance para tentar fazer com que a corrida acontecesse”, continuou.
 

“Não foi nossa decisão de cancelar a corrida. Isso foi uma questão esportiva fora do controle de Silverstone e foi uma decisão tomada pelos pilotos e a Dorna, junto com a Comissão de Segurança e direção de prova”, emendou.
 
“Um plano foi feito ao meio-dia em conjunto com a Dorna e direção de prova. Olhamos atentamente para as previsões do tempo. Os adiamentos durante a tarde aconteceram por conta da aproximação de chuva, mas a decisão final foi tomada sem nosso conhecimento. Nós mantivemos a decisão de correr aberta, mas isso foi tirado de nossas mãos”.
 
O novo asfalto de Silverstone foi o grande culpado do dia. Franco Uncini, da Comissão de Segurança da FIM, chegou a dizer, em coletiva de imprensa, que uma investigação vai ser aberta para entenderem a verdadeira razão de isso ter acontecido.
 
“Todo o trabalho que fizemos para tornar Silverstone um lugar melhor para as corridas de moto foi feito com a melhor das intenções. Nós faremos maiores investigações após o feriado para entender onde nosso novo asfalto teve um papel na inabilidade de realizar uma corrida. Iremos revistar todos os dados que temos do traçado e vamos colher mais, e juntos com a empresa, Aggregate Industries, uma investigação aprofundada será feita”, disse Stuart.
 
“Mais uma vez, gostaria de pedir minhas sinceras desculpas por hoje. Também gostaria de expressar meu agradecimento e gratidão a todos os fiscais, médicos, segurança e todos que trabalharam no evento neste final de semana por sua extrema dedicação em tentar manter este evento aberto”, encerrou.
 
Agora, o Mundial de Motovelocidade parte para a próxima etapa do calendário, que vai ser daqui duas semanas. O GP de San Marino e Riviera de Rimini acontece no dia 9 de setembro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.