Doohan diz que Lorenzo “não tem mais desculpas” e que precisa trabalhar para bater Márquez

Mick Doohan fez uma breve análise sobre a chegada de Jorge Lorenzo na Honda. Para o pentacampeão das 500 cc, a equipe japonesa só tem a ganhar com a parceria entre o espanhol e Marc Márquez. Entretanto, o australiano também apontou que o #99 não vai mais ter desculpas por não vencer o #93

A chegada de Jorge Lorenzo na Honda é esperada com muita expectativa por todos no Mundial, inclusive por Mick Doohan. Analisando a situação para 2019, disse acreditar que a equipe só tem a ganhar com a parceria entre o espanhol e Marc Márquez.
 
Após duas temporadas bastante instáveis na Ducati, o #99 está de mudança para o time japonês na próxima temporada. Logo em seu primeiro contato com a RC213V, em Valência e Jerez, já mostrou um começo promissor, ficando apenas 0s039 atrás de seu novo companheiro.
 
Ao avaliar a chegada do tricampeão na esquadra, Doohan reconheceu que a situação não é das mais confortáveis, já que o #93 está na equipe desde sua subida para a classe rainha, em 2013. Entretanto, disse acreditar na rápida adaptação de Lorenzo. “Jorge não tem mais desculpas, pois tem o mesmo que Marc”, apontou em entrevista ao site oficial da MotoGP.
 
“A única coisa é que Marc tem uma história com a Honda, sabe como trabalhar com eles, mas Lorenzo é um piloto forte, rápido e inteligente, então acredito que a adaptação vai ser relativamente fácil. Mas não vai ter mais ‘eu queria que…’, é a mesma plataforma e vai ser como você ajusta as motos”, continuou.
Mick Doohan (Foto: MotoGP)

“Caso Marc perca para Lorenzo é vitória para os dois lados, pois apenas vai estimulá-los a se desenvolver cada vez mais, com a moto, mas para mim Lorenzo está em uma posição em que precisa trabalhar. Tem brigado contra Marc por algumas temporadas, cinco ou seis, então ele sabe como Marc é forte mentalmente e seu talento na moto. Sabe como precisa trabalhar duro para competir com ele na mesma máquina”, completou.
 

“Lorenzo está em uma posição mental difícil, mas isso é bom porque agora precisa bater Marc para se colocar na mesma linha, agora tem a mesma moto. Então não tem mais merdas, é apenas ‘ok, vamos correr’. Acredito que essa é uma das razões para Jorge aceitar o desafio, para ver se é capaz de correr com Marc, mas também se motivar mentalmente e desafiar a si próprio a competir na mesma plataforma que Márquez. Mas acredito que o vencedor disso tudo vai ser a Honda. Mas espero que tenham boas corridas entre eles, dois diferentes estilos”, completou.
 
O australiano ainda apontou como Márquez pode crescer ainda mais com a situação, se motivando a melhorar para conseguir competir com Lorenzo. “Acredito que Marc só pode melhorar. Tem 25 anos, e se você olha para Valentino [Rossi], está se aproximando dos 40 anos e segue aprendendo, então acredito que Marc vai aprender cada vez mais. Marc teve um companheiro forte com [Dani] Pedrosa, mas agora tem um multicampeão da MotoGP no Lorenzo, que vai incentivá-lo”, falou.
 
“Não vi os resultados dos testes ainda, mas ele sabe que tem um competidor sério ao seu lado, o que vai motivá-lo. Quando eu competia há muitos anos, nunca me preocupei com meus companheiros. Estou bastante confiante de que Marc está na mesma. Caso Lorenzo fique na sua frente, não vai ser diferente se Pedrosa ou qualquer outra moto ficasse. No final do dia, você tem que se sair bem sempre”, continuou.
 
“Acredito que de onde vai vir a força é que os dois têm um estilo diferente e são muito fortes mentalmente, e acredito que isso vai ser capaz de levar a Honda para uma posição muito mais forte, tendo dois caras com esse talento nas motos, só vai levá-la a outro nível. As reclamações sobre a Honda apenas vão aumentar, pois ela só vai ficar ainda mais forte”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.