Dorna destaca “potencial” e espera aprovação de acordo com Liberty na União Europeia

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, valorizou o acordo da detentora dos direitos da MotoGP com o Liberty Media, dono da Fórmula 1, e ainda comentou os projetos futuros da companhia para melhorar a experiência dos fãs do Mundial de Motovelocidade

A quinta-feira (19) foi de duro golpe para as pretensões de Liberty Media e Dorna. No início do ano, a empresa americana, dona da Fórmula 1, comprou 86% das ações da detentora dos direitos comerciais da MotoGP, mas a negociação passa por uma minuciosa investigação da Comissão Europeia, que analisa um possível monopólio no esporte a motor.

Desde que anunciou a compra de 86% das ações da Dorna Sports, que é a detentora dos direitos comerciais da MotoGP, o Liberty Media deixou claro que dependia da aprovação de órgãos antitruste de quatro lugares: União Europeia, Reino Unido, Austrália e Brasil. Além de avaliações de Espanha e Itália. Destes, porém, resta apenas o grupo de países europeus.

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No fim da semana passada, a Bloomberg confirmou uma investigação em curso, já que Teresa Ribeira, chefe antimonopólio da EU e vice-presidente da Espanha, teme a repercussão do acordo em setores de streaming e radiodifusão. Em comunicado, a Comissão apontou dois pontos centrais da investigação, que teve a data de resolução empurrada para o próximo ano e disse que possui “sérias preocupações”, o que levou a uma imediata resposta de Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

“Esperamos que essa aquisição receba os requisitos de aprovação da União Europeia e estamos empolgados pela potencial oportunidade de trabalhar com o Liberty Media. Enquanto isso, continuamos comprometidos com nossa estratégia de levar o esporte a novos pontos máximos e continuar o incrível crescimento, expandindo nossa base de torcedores para além de 500 milhões”, disse em comunicado.

Carmelo Ezpeleta é CEO da Dorna, que comanda a MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

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“A temporada 2024 teve a presença de mais de 3 milhões de fãs pela primeira vez na história e seis pistas registraram recorde de público em seus eventos. O GP da França quebrou o recorde de público de todos os tempos”, destacou o dirigente.

“Olhando para o futuro, esperamos não apenas fazer mais do mesmo, mas ainda mais. Estamos orgulhosos que nossa estratégia está começando a dar resultados. Esperamos que os fãs estejam tão empolgados quanto nós para o futuro e pela incrível temporada que se aproxima”, finalizou Ezpeleta.

Sob o guarda-chuva da Dorna estão não apenas MotoGP e Mundial de Superbike, mas também MotoEMundial Júnior, as Talent Cup ÁsiaBritânica e do Norte, o World Series de MiniGP, a Red Bull Rookies Cup e o Mundial Feminino de Motociclismo.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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