Dorna projeta “corridas incríveis” da MotoGP em Goiânia e já fala em renovar contrato

Nesta quinta-feira (12), a MotoGP oficializou a volta ao Brasil a partir de 2026, em Goiânia, e já espera prolongar a parceria para além dos cinco anos firmados em contrato

A MotoGP está oficialmente de volta ao Brasil e irá correr em Goiânia a partir de 2026. O acordo entre as partes foi firmado nesta quinta-feira (12), em Goiás, e contou com a presença de autoridades, políticos, secretários do governo e representantes da Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da categoria. Carlos Ezpeleta, diretor-esportivo da empresa, exaltou o acordo e projetou “corridas incríveis” em solo brasileiro.

No evento acompanhado in loco pelo GRANDE PRÊMIO, Ezpeleta também relembrou o passado da MotoGP no Brasil, em especial em Goiânia, que foi sede da corrida brasileira em três oportunidades nos anos 80. A última etapa da categoria em solo brasileiro aconteceu 20 anos atrás, em 2004, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

Agora, para a nova fase da MotoGP no Brasil, Ezpeleta projeta “corridas incríveis” e com uma média de velocidade bem alta, possivelmente a maior do campeonato, com base em simulações. Com isso, já até fala em estender o acordo inicial de cinco anos com Goiânia. 

“Acredito, com base na simulação, que as corridas aqui serão incríveis”, citou o diretor-esportivo da Dorna. “Para todos os fãs, para os pilotos. A simulação diz que provavelmente teremos a média de velocidade mais alta do calendário. E o circuito em si oferece instalações incríveis para os fãs, que poderão assistir a várias curvas. Tenho certeza de que, com a expertise que a Brasil Motorsport traz, será um evento maravilhoso, tanto dentro quanto fora das pistas”.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, durante evento da MotoGP em Goiânia (Foto: Pedro Luis Cuenca)

“Pretendemos que essa parceria dure mais de cinco anos. Está confirmada de 2026 a 2030, mas tenho certeza de que será muito mais do que isso. Pretendemos ter uma grande colaboração entre Goiás e a MotoGP, onde não se trata apenas da corrida, mas de estabelecer uma série de eventos que realmente impactem as comunidades locais, a cultura local, ajudando todo o estado de Goiás e o Brasil em segurança no trânsito e mobilidade”, continuou. 

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, exaltou a volta ao Brasil e a importância de “fazer algo especial” para todo o país e realizar “o melhor evento do mundo” em Goiânia. 

“Sentimos falta do Brasil por muitos anos. E temos tentado falar sobre isso agora. Finalmente, quando recebemos a visita do governador de Goiás, do Adriano (da Lima Rocha, secretário do governo) e do secretário de esportes, começamos a conversar sobre a possibilidade e pensamos que o sonho estava se tornando realidade”, explicou. 

“Para nós, é um evento muito especial, mas não é só por causa da importância do impacto econômico em Goiânia. Não apenas porque sabemos que Goiás é o estado mais seguro do Brasil, ou onde a educação é melhor, mas também porque a cultura é boa, porque o mais importante é que estamos comprometidos em fazer algo especial para a América do Sul e, obviamente, para o Brasil. Está começando hoje um trabalho árduo, mas tenham certeza de que todas as pessoas da MotoGP estarão trabalhando duro, junto com vocês, para fazer deste evento o melhor do mundo”, encerrou.

A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.