Não foi desta vez que Marc Márquez conquistou a Áustria. Em uma corrida tensa, Andrea Dovizioso usou a última curva do Red Bull Ring para encerrar a sequência de vitórias do #93 neste domingo (11) e manter a invencibilidade da Ducati no traçado.
Quando as luzes se apagaram no Red Bull Ring, os 85.285 espectadores viram Márquez se defender de um ataque de Dovizioso, mas logo perder a ponta para o piloto da Ducati na curva 2.
Márquez, então, foi ao ataque, mas bloqueou o caminho de Andrea e os dois acabaram por perder terreno, entregando a ponta para Fabio Quartararo. O italiano reagiu de imediato e se instalou em segundo, com #93 em quarto, atrás de Jack Miller.
A ultrapassagem de Dovizioso em Márquez (Foto: Reprodução)
Na abertura da sexta volta, Dovi tomou a ponta de Fabio, com Márquez aproveitando a reta para engolir o francês, que respondeu na freada para retomar brevemente a liderança.
No nono giro, as coisas esquentaram na ponta, com Márquez e Dovizioso brigando pela ponta. Depois de algumas manobras mais firmes, Marc ficou com a liderança, mas sem afastar o rival da Ducati.
Com 12 voltas para o fim, Márquez e Dovizioso vinham colados, mas sem nenhum ataque pode parte do italiano. Na 20ª volta, Andrea, enfim, atacou na reta e tomou a ponta, com o #93 mantendo o contato.
Restando quatro voltas para o fim, Márquez grudou em Dovizioso, mas sem lançar um ataque mais efetivo. Metros depois, o #93 partiu para cima na curva 7 e recuperou a ponta, mas Andrea passou na 9, apenas para escapar da trajetória e permitir que o espanhol seguisse na ponta.
Na abertura da volta final, Andrea conseguiu passar, mas levou o troco pouco depois. O italiano seguiu pressionando e, na última curva, passou Marc com uma linda manobra para receber a bandeirada com 0s213 de margem.
Quartararo fez uma corrida sólida e, isolado ainda cedo, recebeu a bandeirada com 5s9 de atraso para a Honda do espanhol. Foi o primeiro pódio da M1 na Áustria desde 2016.
Décimo no grid, Valentino Rossi começou a corrida agressivo e se instalou cedo na quarta posição. Perseguido por Maverick Viñales por praticamente toda a extensão do GP, o #46 ficou com o quarto posto, com Álex Rins recebendo a bandeirada em sexto.
Francesco Bagnaia fez uma boa corrida e terminou em sétimo, 0s185 à frente de Miguel Oliveira, o melhor representante da KTM. Danilo Petrucci foi o nono, com Franco Morbidelli completando um top-10 coberto por 20s510.
Saiba como foi o GP da Áustria de MotoGP:
A chuva ainda não desistiu da MotoGP. Depois de tumultuar o início do GP em Brno na semana passada, a chuva voltou a dar as caras, desta vez depois de uma boa virada no tempo. Quando a classe rainha foi para a pista, os termômetros marcavam 23°C, com o asfalto chegando a 32°C.
Pela terceira vez seguida no Red Bull Ring, Marc Márquez tinha a pole-position, a 59ª da carreira do #93 na divisão principal do Mundial. Fabio Quartararo vinha em segundo, à frente de Andrea Dovizioso, que estava longe da primeira fila desde a Argentina.
Maverick Viñales abria a segunda fila, à frente de Takaaki Nakagami e Álex Rins. Jack Miller vem na sequência, seguido por Cal Crutchlow e Valentino Rossi.
Neste fim de semana, os pilotos podiam escolher entre os pneus slicks macios, médios e duros, com os calçados traseiros em versão assimétrica, e os pneus de chuva macios e médios, com os traseiros também assimétricos.
Largada autorizada em Spielberg, com Márquez conseguindo manter a primeira colocação. Dovizioso seguiu bastante próximo do espanhol, ficando lado a lado com o #93, com os dois quase se tocando e caindo algumas posições.
Quem levou a melhor foi Quartararo, que saiu para a primeira colocação, com Miller no segundo posto e Rins em terceiro. Andrea conseguiu ficar com o quarto posto, enquanto Marc se sustentava em quinto.
jutesser 9:07 AM
Mas Dovizioso conseguiu escalar o pelotão e era o segundo atrás de Quartararo. Miller, Márquez e Rins completavam o rol dos cinco primeiros da prova.
Enquanto isso, mais para trás, Pol Espargaró e Cal Crutchlow acabaram se envolvendo em um incidente. Na curva 3, os dois acabaram deixando a corrida de forma precoce, com o inglês indo ao chão e o #44 danificando a moto.
Com 25 giros para a bandeira quadriculada, a ordem na pista era Quartararo, com Dovizioso, Márquez, Miller, Rossi, Rins, Viñales, Bagnaia, Nakagami e Morbidelli completando os dez primeiros.
O piloto da SIC tentava se distanciar do restante do pelotão, conseguindo, aos poucos, abrir uma vantagem para o titular da Ducati. Enquanto isso, Márquez tinha que segurar a pressão do australiano da Pramac.
Então, em um grande lance, Dovizioso conseguiu superar Quartararo para se tornar o novo líder da corrida. Nisso, o pentacampeão tentou superar o francês, que soube segurar bem o #93, mas acabou caindo para terceiro.
O trio da ponta estava bastante próximo, com Márquez começando a se aproximar de forma ameaçadora do italiano ponteiro. Se aproximando aos poucos surgia Miller, que era o quarto, e um pouco mais atrás vinha Rossi, o quinto.
Nos comparativos de velocidade, a Honda de Márquez chegou a atingir 313 km/h, a maior entre todas as motos. Nem mesmo a Ducati conseguia fazer frente a fábrica japonesa.
Então, em um grande golpe de má sorte, Miller acabou se envolvendo em um acidente na curva 9. O australiano acabou passando reto na curva e foi ao chão, abandonando a corrida e jogando a quarta colocação no colo de Rossi.
Enquanto isso, a dupla da ponta protagonizava um embate bastante quente pela primeira colocação. Márquez deu o bote em cima de Dovizioso, que fechou a porta para o espanhol. Os dois chegaram a ficar lado a lado quase tocando as motos, mas o #93 acabou levando a melhor.
Enquanto o #4 da Ducati tirava aos poucos sua desvantagem para o #93 da Honda, conseguia ainda aumentar sua distância para Quartararo, já apresentando respiro de 0s962.
Restavam 17 voltas para a bandeira quadriculada e a ordem na pista era Márquez, Dovizioso, Quartararo, Rossi, Viñales, Rins, Bagnaia, Nakagami, Oliveira e Petrucci completando os dez primeiros.
Os dois primeiros colocados tinham estratégias diferentes de pneus. Enquanto Marc optou por médio dianteiro e traseiro, Andrea escolheu médio dianteiro e macio traseiro.
Márquez bem que tentava de afastar de Dovizioso, mas o italiano seguia colado no espanhol, mantendo a média de distância entre 0s1 e 0s2, mas sem conseguir fazer a aproximação definitiva para atacar.
A caçada seguida a todo vapor no Red Bull Ring. Entretanto, o líder da classificação conseguia se distanciar de Andrea, com um respiro de 0s246 entre os dois. Enquanto isso, Quartararo estava mais de 3s atrás.
Até que, com nove voltas para a bandeira quadriculada, o italiano da Ducati conseguiu escolher o ponto certo para dar o bote em cima do espanhol da Honda para reassumir a primeira colocação.
Mais para trás, enquanto Rossi tentava se aproximar de Quartararo, ainda tinha que aguentar a pressão crescente de seu companheiro Viñales, o quinto, e Rins, o sexto.
A corrida entrava na reta final, e Dovizioso seguia liderando, com Márquez em segundo. Quartararo era o terceiro, com Rossi, Viñales, Rins, Bagnaia, Oliveira, Petrucci e Morbidelli completando o top-10.
A diferença entre o primeiro e o segundo colocados era mínima, de apenas 0s161. Márquez tentava de todos os modos se aproximar de Dovizioso, que conseguia segurar os avanços do adversário.
Com três giros para a bandeira quadriculada, então, Márquez conseguiu consumar a ultrapassagem. Mas na curva seguinte, Dovizioso deu o troco no espanhol tomando a ponta novamente.
Mas Marc não estava satisfeito, conseguindo novamente fazer a ultrapassagem. E a briga estava bastante animada, pois Andrea tomou a primeira colocação de novo na reta, mas o #93 acabou levando a melhor na final, ficando com a primeira colocação e conseguindo uma diferença mínima na ponta.
Os dois pilotos ficaram novamente lado a lado, com o #4 conseguindo, brevemente, ficar em primeiro, mas então viu o #93 de volta para a primeira colocação. Era a última volta da corrida.
Na última curva, então, Dovizioso conseguiu dar o bote definitivo em cima de Márquez, passando o espanhol nos últimos metros e garantindo assim a segunda vitória da temporada. Quartararo foi quem completou o pódio do dia.
MotoGP 2019, GP da Áustria, Red Bull Ring, Final:
1 |
A DOVIZIOSO |
Ducati |
39:34.771 |
20 voltas |
2 |
M MÁRQUEZ |
Honda |
+0.213 |
|
3 |
F QUARTARARO |
SIC Yamaha |
+6.117 |
|
4 |
V ROSSI |
Yamaha |
+7.719 |
|
5 |
M VIÑALES |
Yamaha |
+8.674 |
|
6 |
A RINS |
Suzuki |
+8.695 |
|
7 |
F BAGNAIA |
Pramac Ducati |
+16.021 |
|
8 |
M OLIVEIRA |
Tech3 KTM |
+16.206 |
|
9 |
D PETRUCCI |
Ducati |
+17.350 |
|
10 |
F MORBIDELLI |
SIC Yamaha |
+20.510 |
|
11 |
T NAKAGAMI |
LCR Honda |
+22.273 |
|
12 |
J ZARCO |
KTM |
+25.503 |
|
13 |
S BRADL |
Honda |
+31.962 |
|
14 |
A ESPARGARÓ |
Aprilia Gresini |
+34.741 |
|
15 |
K ABRAHAM |
Avintia Ducati |
+48.109 |
|
16 |
A IANNONE |
Aprilia Gresini |
+1 volta |
|
|
T RABAT |
Avintia Ducati |
NC |
|
|
J MILLER |
Pramac Ducati |
NC |
|
|
H SYAHRIN |
Tech3 KTM |
NC |
|
|
P ESPARGARÓ |
KTM |
NC |
|
|
C CRUTCHLOW |
LCR Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
VMR |
A DOVIZIOSO |
Ducati |
1:23.827 |
185.4 km/h |
REC |
A DOVIZIOSO |
Ducati |
1:24.277 |
184.4 km/h |
MV |
M MÁRQUEZ |
Honda |
1:23.027 |
187.2 km/h |
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
PISTA SECA |
|
ar: 23ºC | pista:32ºC |
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