google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Andrea Dovizioso foi o mais rápido no primeiro treino livre da MotoGP na Alemanha. O piloto da Ducati aproveitou sua penúltima volta na manhã desta sexta-feira (30) para superar Maverick Viñales e assegurar o topo da folha de tempos.
Líder do Mundial, Dovizioso mostrou bom ritmo ao longo da sessão, mas foi na penúltima volta que o #4 chegou a 1min21s599 para destronar Viñales. Dani Pedrosa defendeu o tradicional bom ritmo da Honda em Oberlungwitz para ficar com o top-3.
0s233 mais lento que o líder, Aleix Espargaró colocou a Aprilia na quarta colocação, à frente de Álvaro Bautista, que sofreu uma queda na curva 11 nesta manhã.
Andrea Dovizioso foi o mais rápido nesta manhã (Foto: Michelin)
Imbatível em Sachsenring nos últimos sete anos, Marc Márquez fiou apenas o sexto. O #93 não usou um pneu traseiro macio nos instantes finais da sessão e acabou a 0s299 de Dovizioso.
Johann Zarco aparece na sequência, à frente de Danilo Petrucci e Jack Miller. Scott Redding, que também foi ao chão na curva 11, fecha um top-10 separado por 0s476.
Ainda na primeira metade da sessão, Valentino Rossi deu uma evidência clara de sua predileção pelo novo chassi. Com um problema mecânico com a YZR-M1, o #46 fez tudo que pôde para levar a moto o mais perto possível dos boxes, arrastando o protótipo em meio ao público e, às vezes, até sem a ajuda dos fiscais.
A Yamaha ainda não teve tempo de produzir um jogo completo do novo chassi e, assim, Rossi e Viñales contam com uma peça cada. No caso do italiano, a moto reserva está montada com o quadro original de 2017.
Com a moto reserva, o italiano fez seu melhor giro em 1min22s535 e acabou em 16º, 0s936 atrás de Dovizioso.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Sachsenring:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Depois de uma forte chuva na quinta-feira, o dia em Oberlungwitz amanheceu nublado, mas os pilotos puderam aproveitar pista seca. Na hora que a MotoGP iniciou os 55 minutos de sessão, os termômetros marcavam 16°C, com o vento soprando a uma velocidade de 27 km/h.
Os dois treinos desta sexta-feira foram aumentados em dez minutos para permitir que os pilotos testem todos os pneus disponibilizados pela Michelin. Como a lei local impediu um teste privado da montadora, os franceses ampliaram a alocação, fornecendo quatro pneus dianteiros e quatro traseiros.
Dominante em Sachsenring nos últimos sete anos, Márquez começou a sessão na ponta, 0s418 à frente de Aleix Espargaró. Cal Crutchlow era terceiro, seguido por Johann Zarco.
Márquez foi baixando suas marcas em sequência, com Aleix aparecendo para ocupar a segunda colocação, 0s601 atrás, Cal Crutchlow vinha na sequência, à frente do wild-card e piloto de testes da KTM Mika Kallio.
Nestes primeiros minutos, aliás, Kallio teve um toque com Zarco, que tentou aproveitar a linha mais aberta do finlandês para passar por dentro.
No sexto giro, Rossi baixou para 1min22s846 e assumiu o segundo posto, 0s581 atrás de Márquez. Crutchlow era terceiro, à frente de Aleix e Petrucci. Viñales vinha só em 11º.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Aleix reagiu rápido e recuperou o segundo posto, mas caiu pouco depois, com Crutchlow e Folger passando à frente.
Com cerca de dez minutos de sessão, os boxes ganharam em movimentação, com a primeira rodada de pit-stops. Márquez liderava, à frente de Crutchlow, Folger, Aleix, Rossi, Petrucci, Lorenzo, Kallio, Zarco e Pedrosa. Dovizioso era 11º, com Viñales em 14º.
Tão logo deixou os boxes da Yamaha para o segundo stint, Rossi parou entre as curvas seis e sete por conta de algum problema mecânico com a YZR-M1. Sem o apoio de fiscais, o #46 tentou se virar sozinho, mas tinha pouco o que fazer, já que estava cercado por grades e fãs naquele ponto da pista.
Ainda sozinho, Valentino montou na M1 e saiu empurrando a moto pelo gramado de Sachsenring até encontrar fiscais que o colocaram na via de acesso do circuito. Wilco Zeelenberg, analista de pista de Viñales, apareceu para dar uma carona, mas o #46 preferiu continuar seu caminho, carregando sua amada M1 em meio aos fãs. Os fiscais apareceram na sequência para ajudar.
Depois de encontrar uma carona segura para a Yamaha, Rossi aceitou a carona de Zeelenberg para voltar aos boxes. O apego à moto pode ser justificado pelo fato de a Yamaha ter apenas um dos novos chassis na garagem de cada piloto, já que não teve tempo para produzir o jogo completo.
Enquanto isso, Viñales passou Márquez por 0s054 e assumiu a ponta, mas ficou pouco por lá, já que Dovizioso assumiu a liderança ao cravar 1min22s175. Crutchlow era o terceiro, à frente de Folger.
Com pouco menos de 30 minutos para o fim da sessão, Rossi voltou para a pista com a moto reserva. Mesmo sem o chassi preferido, Rossi foi escalando o pelotão aos poucos e aparecia em sétimo com pouco menos de 15 minutos para o fim da sessão.
Com previsão de chuva para esta tarde, alguns pilotos optaram por calçar o pneu traseiro macio para buscar tempo. Mesmo usando o duro, Márquez baixou para 1min22s012 e retomou a liderança, abrindo 0s163 de margem para Dovizioso.
Viñales, então, baixou para 1min21s637 e pegou a ponta, com Aleix aparecendo 0s195 atrás. Bautista vinha agora em terceiro, à frente de Márquez, Zarco, Petrucci e Miller.
Com pouco mais de um minuto para o fim, Pedrosa se instalou em segundo, 0s152 atrás de Viñales. Pouco depois, Dovizioso chegou a 1min21s599 e assumiu a ponta.
MotoGP, GP da Alemanha, Sachsenring, 1º Treino Livre:
1 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:21.599 |
|
2 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:21.637 |
+0.038 |
3 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:21.789 |
+0.190 |
4 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:21.832 |
+0.233 |
5 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:21.840 |
+0.241 |
6 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:21.898 |
+0.299 |
7 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:21.973 |
+0.374 |
8 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:21.992 |
+0.393 |
9 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:22.068 |
+0.469 |
10 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:22.075 |
+0.476 |
11 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
1:22.175 |
+0.576 |
12 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:22.209 |
+0.610 |
13 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:22.240 |
+0.641 |
14 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:22.336 |
+0.737 |
15 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:22.465 |
+0.866 |
16 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:22.535 |
+0.936 |
17 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:22.593 |
+0.994 |
18 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:22.612 |
+1.013 |
19 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:22.642 |
+1.043 |
20 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:22.745 |
+1.146 |
21 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:22.888 |
+1.289 |
22 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:22.989 |
+1.390 |
23 |
36 |
MIKA KALLIO |
FIN |
KTM |
1:23.218 |
+1.619 |
24 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:23.299 |
+1.700 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:21.530 |
162.0 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:20.336 |
164.5 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 16°C | pista: 16ºC |
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.