Dovizioso sente diferença com novo pneu: “Pilotar como antes já não funciona”

Andrea Dovizioso sentiu a diferença no estilo de pilotagem da MotoGP com a introdução de uma nova construção de pneu traseiro pela Michelin. Italiano considerou que já não adianta mais pilotar como antes

Andrea Dovizioso acredita que o novo pneu traseiro impactou o estilo de pilotagem na MotoGP. O #4 avaliou que já não adianta mais pilotar da mesma forma de antes.
 
A temporada 2020 da MotoGP verá a estreia de novos calçados. Michelin anunciou que vai introduzir uma nova construção de pneu slick traseiro neste ano. É a primeira mudança em dois anos.
 
Testados em laboratório, os pneus foram avaliados pelos pilotos da classe rainha pela primeira vez no teste de Barcelona, em junho, e, depois, em Brno e Misano. Em Phillip Island, durante o fim de semana do GP da Austrália, a Michelin testou o novo calçado em uma sessão livre de 20 minutos ― foi a primeira vez que um teste assim foi feito durante um fim de semana de corrida.
Andrea Dovizioso (Foto: Ducati)
Paddockast #47
FORD vs FERRARI

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

Na sequência, os calçados voltaram a ser testados nas atividades de Valência e Jerez e, com base nos dados obtidos e no feedback dos pilotos, a Michelin decidiu introduzir o novo pneu.
 
De acordo com a construtora francesa, a meta com este novo pneu é aumentar a performance e a estabilidade para todos os pilotos e motos. Assim, a Michelin espera melhora nos tempos de volta e prova.
 
Na visão de Dovizioso, o novo calçado vai exigir uma adaptação no estilo de pilotagem na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
 
“Os novos pneus se comportam de uma maneira diferente dos anteriores”, disse Dovizioso. “Eles têm mais aderência. Pilotar como fazíamos antes já não funciona”, explicou.
 
Para a temporada 2020, a Ducati optou por refinar o protótipo do ano passado ao invés de introduzir grandes modificações.
 
“A moto não é muito diferente, mas têm detalhes que temos de entender”, apontou Andrea. “Não tem nada muito grande na moto, mas tudo junto faz uma grande diferença”, considerou.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube