7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
MotoGP

Ducati confirma Dovizioso na vaga de Rossi para temporadas de 2013 e 2014 da MotoGP

A Ducati confirmou no início da tarde desta quarta-feira (22) a contratação de Andrea Dovizioso. Italiano assume lugar deixado vago por Valentino Rossi nas temporadas de 2013 e 2014 da MotoGP

 

A Ducati confirmou no início da tarde desta quarta-feira (22) a contratação de Andrea Dovizioso para as próximas duas temporadas. O italiano entra na vaga de Valentino Rossi, que decidiu deixar Borgo Panigale para voltar à Yamaha.

“O acordo com Andrea Dovizioso confirma o interesse da companhia nas corridas, que é uma parte ativa e estratégica do DNA e da herança da Ducati”, disse Gabriele Del Torchio, presidente do time. “É com grande prazer que recebo Andrea, enquanto mobilizamos nossos esforços para disputar o Mundial de MotoGP. Ao lado de Nicky Hayden, com quem renovamos nosso vínculo, estamos confiantes de que seremos capazes de seguir com nosso programa de desenvolvimento, para competir e obter resultados e recompensas que retribuam nossos esforços e a confiança de nossos parceiros, patrocinadores e fãs demonstraram”, continuou.
 

Dovizioso assinou com a Ducati por dois anos (Foto: Bridgestone)


Dovizioso iniciou sua carreira com as cores da Honda, time que defendeu até o ano passado. Dispensado pela HRC por conta de cortes orçamentários necessários por conta da crise econômica que atingiu o Japão, principalmente após os terremotos de março do ano passado, Andrea rumou para a Tech 3 de olho em uma chance no time de fábrica da Yamaha.

O bom desempenho na equipe satélite – onde já acumula cinco pódios em 2012 – o colocavam como um sério candidato a vaga de Ben Spies, mas a aposentadoria de Casey Stoner e o retorno de Rossi acabaram por minar suas chances.

“A sensibilidade técnica de Andrea e suas habilidades como piloto de testes são muito valorizas, assim como seu talento e determinação”, disse Filippo Preziosi, diretor-técnico da esquadra de Bolonha. “O conhecimento que teremos com ele em nossa equipe e poder contar com a colaboração dele serve como um incentivo a mais para continuarmos com o crescimento e o desenvolvimento de nosso projeto na MotoGP. Estou feliz que ele tenha escolhido ser parte do nosso time.”

“Ele está ciente do trabalho que precisa ser feito, e chega com entusiasmo e confiança, que são requisitos fundamentais para atingir sucesso e para competir neste disputado campeonato”, completou Preziosi.

A dupla da Ducati para 2013 foi alvo de muita especulação. Após ser adquirida pela Audi, a fábrica italiana confiava na permanência de Rossi e ofereceu um lugar no time principal para Cal Crutchlow. Vendo a crescente insatisfação do multicampeão e britânico não conseguindo transformar em resultados os bons momentos que teve no ano em resultado, o time optou por renovar com Hayden e passou a negociar com a Andrea.

A atitude da esquadra vermelha foi alvo de criticas de Crutchlow, que acusou a Ducati de mentir durante as negociações.

Com as duplas de Honda, Yamaha e Ducati definidas, restam apenas quatro vagas em protótipos. Uma na Tech 3 ao lado de Bradley Smith, que será promovido da Moto2; uma na Gresini; e duas com equipamento Ducati.

O time de Hervé Poncharal já fez uma proposta para Crutchlow e aguarda uma resposta, mas o piloto também considera uma mudança para o Mundial de Superbike. Fausto Gresini já sinalizou que pode manter Álvaro Bautista, já que acredita que o espanhol é merecedor da vaga.

Pelo lado da Ducati, a permanência de AB e Pramac ainda é incerta, mas existe um projeto de um time júnior que poderia alinhar com Andrea Iannone e Scott Redding, que testaram com a equipe recentemente.