Ducati homenageia Senna e lança série limitada da Monster com pintura especial

Apresentação aconteceu em Ímola, palco da próxima etapa da Fórmula 1 e local onde Ayrton Senna sofreu acidente fatal há 30 anos

Nesta quinta-feira (16), a Ducati decidiu homenagear o eterno Ayrton Senna e apresentou uma edição especial e limitada da motocicleta Monster. O evento de divulgação aconteceu no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, palco da sétima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, que acontece neste fim de semana, e, claro, local onde o brasileiro sofreu o acidente fatal há 30 anos.

A relação entre Senna e a Ducati é antiga. Fã da marca italiana, o brasileiro se tornou amigo próximo de Cláudio Castiglioni, presidente da empresa no início da década de 1990, com quem chegou a desenvolver um projeto especial anos depois. Em março de 1994, pouco mais de um mês antes de sua morte, Ayrton visitou a sede da Ducati em Borgo Panigale, Bologna, para assinar um contrato que resultaria na criação da primeira moto que recebeu seu nome, a Ducati 961 Senna.

O modelo entraria em fabricação algumas semanas depois, mas o infeliz acontecimento no GP de San Marino — como a prova era conhecida na época — adiou os planos. No entanto, a Ducati chegou a lançar a moto meses depois, além de outras edições especiais também em homenagem a Senna que foram desenvolvidas em 1997, 1998 e 2014.

Agora, a Monster Senna traz em sua pintura uma clara referência ao capacete que era utilizado pelo ícone do automobilismo mundial. A parte traseira e o tanque da moto foram pintados de amarelo e contêm detalhes em verde e azul, enquanto que o assento da mesma é revestido de tecido completamente azul.

Ducati Monster Senna em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 (Foto: Ducati)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O motor, por sua vez, segue o mesmo bicilíndrico de 937cc que rende de 111cv a 9.250 rpm. O peso ficou 4 kg mais leve em relação ao modelo de linha.

Serão apenas 341 unidades disponíveis para venda, número que faz referência aos três títulos mundiais de F1 conquistados por Senna e também às 41 vitórias acumuladas ao longo de toda a carreira na categoria principal do esporte a motor.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.