Brad Binder foi impecável no imprevisível GP da Itália deste domingo (22). Em uma corrida onde um enorme pelotão se manteve formado durante os 20 giros, o sul-africano lançou mão de uma estratégia certeira na última volta e garantiu seu terceiro triunfo consecutivo em 2016.
Líder do Mundial, o piloto da Red Bull KTM Ajo teve um dia perfeito em Mugello. Além da boa estratégia, o #41 viu Romano Fenati e Jorge Navarro abandonaram a prova, facilitando a abertura de uma margem ainda maior na classificação do campeonato.
Moto3 teve mais uma corrida definida no final (Foto: Divulgação/MotoGP)
Em uma prova intensamente disputada, vários pilotos lideraram na Toscana, mas foi Brad quem tomou a liderança na volta final, com uma saída perfeita da Bucine, e, lançando mão de uma linha mais defensiva, recebeu a bandeirada com 0s038 de margem para Fabio Di Giannantonio, o segundo colocado. 0s031 atrás do piloto da Gresini, Francesco Bagnaia completa o top-3.
22º no grid depois de um tombo na classificação, Niccolò Antonelli fez uma excelente prova de recuperação e acabou na quarta colocação, logo à frente de Fabio Quartararo. Depois de um início de temporada apagado, o francês voltou a brigar na ponta.
Hiroki Ono recebeu a bandeirada em sexto, à frente de Joan Mir e Nicolò Bulega. Juanfran Guevara aparece na sequência, com Andrea Migno completando o rol dos dez melhores.
Com o resultado, Binder chegou aos 127 pontos e agora tem 49 de vantagem para Navarro na classificação da Moto3. Fenati é o terceiro na tabela, com Bulega e Bagnaia completando o top-5.
Saiba como foi o GP da Itália de Moto3:
Confirmando a previsão meteorológica, o domingo amanheceu com sol em Mugello, com a temperatura chegando aos 23°C. No asfalto, a temperatura alcançava os 34°C, com os ventos soprando a 8 km/h.
Na prova deste domingo, Romano Fenati tinha a pole, apenas a terceira da carreira do #5. É a primeira pole de um italiano na Itália na categoria menor do Mundial de Motovelocidade desde que Raffaele de Rosa saiu na frente em 2008.
Com uma boa performance na classificação, Andrea Migno aparece em segundo, à frente de Khairul Idham Pawi, o segundo malaio a largar na primeira fila do Mundial — depois de ZulFahmi Khairuddin.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop separou os pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. Seguindo a tradição, quase todo mundo optou por um par de médios, exceto Livio Loi, que foi de macio na traseira.
Na saída para o warm-up, María Herrera teve dificuldades para sair com sua KTM e precisou da atenção dos mecânicos.
Quando as luzes se apagaram em Mugello, Fenati fez uma boa saída e manteve a ponta, à frente de Migno e Binder, que saltou para terceiro. Navarro logo passou Pawi e subiu para quarto.
Companheiro de equipe, Migno logo tentou se mostrar para Fenati, que ignorou o #16 e seguiu firme na ponta. Mais atrás, Pawi caiu para sétimo, atrás de Bagnaia e Ono.
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No fim do primeiro giro, Navarro passou Binder e subiu para terceiro. Pouco depois, na reta italiana, Migno saltou para a ponta, com Navarro e Binder aproveitando o vácuo para derrubar Fenati para o quarto posto.
Pouco depois, Navarro saltou para a ponta, à frente de Migno, Fenati, Bagnaia, Binder, Pawi, Ono, Mir, Bastianini e Dalla Porta. Depois de uma largada ruim. Bulega era o 14º.
Migno mostrou reação e tomou a ponta, mas logo foi superado por Navarro. Ono e Bagnaia aparecerem na sequência, mas a longa reta mudou tudo mais uma vez. Pawi saltou para a ponta, à frente de Fenati.
O italiano não demorou a agir e pilou para a liderança, com Navarro assumindo o segundo posto, diante de Pawi, Ono, Bagnaia, Binder e Migno.
Ono subiu para segundo e, na reta, tomou a ponta, com Navarro aparecendo em segundo, à frente de Fenati. Na chegada a San Donato, no entanto, Jorge pulou para a ponta, com Romano em segundo, Francesco em terceiro e Ono e Binder completando o top-5.
Fabio Di Giannantonio fez sua estreia no pódio (Foto: Gresini)
Na quarta volta da corrida, Migno voltou a aparecer na ponta, seguido por Binder, Bagnaia, Fenati, Di Giannantonio, Dalla Porta, Navarro, Ono, Pawi e Martín.
A reta de 1.141 metros seguiu alterando as posições. Na quinta volta, Fenati estava de volta à ponta, agora seguido por Di Giannantonio, que não demorou a atacar e pular para a liderança, mas que levou o troco na curva seguinte.
Na contramão de Fenati, Migno foi caindo no pelotão e vinha em décimo no momento em que abriu a sexta volta.
Nesse mesmo giro, Di Giannantonio aproveitou para retomar o comando da disputa, mas logo depois viu Fenati pular para a frente mais uma vez.
Na passagem pela Bucine, Navarro subiu para a ponta, mas a coisa mudou pouco depois. Binder cruzou a San Donato na frente, seguido por Ono, Bagnaia, Pawi, Di Giannantonio, Navarro, Quartararo, Fenati, Bulega e Martín.
Uma vez na liderança, Binder conseguiu abrir uma pequena margem — 0s107 —, o que não foi suficiente para segurar Ono, que passou para a ponta pouco depois.
Sem demora, Brad voltou ao comando, agora com Quartararo surgindo em segundo. Navarro era o terceiro.
O #20 pegou a liderança pouco depois, à frente de Binder, Navarro, Di Giannantonio, Pawi, Fenati, Ono, Bagnaia, Bulega e Martín.
Na entrada da reta, um novo rebuliço nas posições, com Di Giannantonio assumindo a liderança na nona volta. Fenati era o terceiro, com Quartararo, Bagnaia e Bulega completando o top-5.
Metros adiante, Bagnaia tomou a liderança, com Di Giannantonio e Bulega vindo logo atrás.
No nono giro da disputa, Fenati teve problemas com a KTM da VR46 e abandonou a prova na Correntaio. Um golpe duro para as pretensões de título do italiano.
Moto3 teve briga do início ao fim em Mugello (Foto: Repsol)
Enquanto isso, Binder recuperou a ponta da prova, com Bagnaia, Bulega, Quartararo e Ono vindo logo atrás.
Na volta seguinte, Quartararo voltou a liderar. Di Giannantonio vinha em segundo, à frente de Ono. Hiroki conseguiu passar o italiano e passou a liderar o ataque a Fabio.
Na 12ª volta da corrida, Navarro, que tinha levado um sustinho um pouco antes, caiu na Bucine numa disputa com Guevara e não conseguiu voltar para a corrida.
Alheios aos que acontecia com o vice-líder do Mundial, Quartararo seguiu a ponta, à frente de Di Giannantonio, Binder, Ono, Bagnaia, Dalla Porta e Bulega.
Na abertura do giro seguinte, Ono tomou a ponta, mas viu Bulega saltar para a frente na San Donato. Dalla Porta subiu para segundo, mas logo perdeu a posição para Bagnaia.
Correndo em casa, Bulega abriou 0s151 de vantagem, uma vantagem que não era das maiores e que não ajudou em nada na passagem pela primeira curva de Mugello, quando Dalla Porta passou para liderar. Quartararo era terceiro, com Di Giannantonio e Binder logo atrás.
Na 15ª volta, Quartararo se instalou na liderança, à frente de Binder, Bagnaia, Di Giannantonio, Antonelli, Ono, Pawi, Canet e Martín.
Líder do Mundial, Binder assumiu o comando ao passar Quartararo, de cara abrindo 0s187. Uma margem que, assim como aconteceu anteriormente, não fez diferença nenhuma na passagem pela Bucine. Fabio estava de volta à liderança.
No comando da perseguição a Quartararo, Bagnaia viu o francês abrir 0s220, a maior margem do ponteiro na corrida. Mesmo assim, de nada adiantou. Bagnaia pegou a ponta na abertura da 17ª volta, mas logo perdeu para Di Giannantonio, com Binder e Canet aparecendo atrás.
Di Giannantonio errou na Arrabiata 1 e permitiu a passagem de Binder. Ono passou Canet e subiu para o terceiro posto.
Na San Donato, Quartararo pegou a primeira posição mais uma vez, agora seguido por Di Giannantonio e Ono.
O #20 ficou no comando por quase todo o giro, mas perdeu para Binder na curva 1. Bagnaia também passou o francês e subiu para a segunda colocação.
Sem demora, Quartararo passou Francesco e subiu para segundo, mas levou o troco pouco depois. Brad já tinha 0s259 de margem.
Bem mais rápido que o resto do grupo, Binder adotou uma linha mais defensiva para tentar evitar que os rivais aproveitassem o vácuo para passar. A estratégia que funcionou perfeitamente e lhe rendeu o terceiro triunfo seguido.
Nos metros finais, Pawi sofreu uma queda em Mugello, assim como Canet, que teve um violento high-side na Bucine.
Moto3, GP da Itália, Mugello, Final:
1 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
39:49.382 |
20 voltas |
2 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.038 |
|
3 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+0.069 |
|
4 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+0.075 |
|
5 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+0.077 |
|
6 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+1.1037 |
|
7 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+1.532 |
|
8 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+1.538 |
|
9 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+1.567 |
|
10 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+1.762 |
|
11 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+1.791 |
|
12 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
+1.792 |
|
13 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+1.933 |
|
14 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+2.011 |
|
15 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
SCHEDL GP KTM |
+2.041 |
|
16 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+2.391 |
|
17 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+2.434 |
|
18 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+2.577 |
|
19 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+2.775 |
|
20 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
AMBROGIO Mahindra |
+4.289 |
|
21 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+4.916 |
|
22 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
+34.654 |
|
23 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
+34.692 |
|
24 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+34.739 |
|
25 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+42.628 |
|
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+1 volta |
|
|
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
+1 volta |
|
|
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
+1 volta |
|
|
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
NC |
|
|
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
|
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
AMBROGIO Mahindra |
NC |
|
|
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
1:57.289 |
160.9 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
1:58.009 |
160.0 km/h |
RECORDE |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
1:57.318 |
160.9 km/h |
MELHOR VOLTA |
DANNY KENT |
ING |
KIEFER Honda |
1:56.615 |
161.9 km/h |
|
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Condições do tempo |
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PISTA SECA |
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ar: 25ºC | pista: 39ºC |
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