Em dia de Yamaha, Lorenzo encerra jejum e é pole em Misano. Rossi sai em terceiro, com Márquez fora da primeira fila

Jorge Lorenzo voou e garantiu sua primeira pole na temporada 2014 da MotoGP. Andrea Iannone ficou com o segundo posto do grid, com Valentino Rossi completando a primeira linha do grid

A cobertura completa do GP de San Marino no GRANDE PRÊMIO
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Antes tarde do que nunca, já dizia o ditado. Neste sábado (13), Jorge Lorenzo colocou um ponto final em um longo jejum de poles e garantiu a posição de honra no grid da MotoGP. A última vez que o piloto de Palma de Mallorca iniciou uma corrida no primeiro posto foi no GP do Japão do ano passado.
Apostando em sua consistência, o bicampeão da MotoGP teve uma atuação perfeita na classificação e não se deixou incomodar pelos rivais. Com seu melhor giro em 1min33s238, o espanhol volta à pole em Misano, um circuito onde conquistou ótimos resultados nos últimos anos.
Jorge Lorenzo encerrou jejum de poles da Yamaha (Foto: Yamaha)
Contando com as referências de Yonny Hernández e Marc Márquez, Andrea Iannone anotou 1min33s289 em sua melhor volta e assegurou a segunda colocação, 0s051 mais lento que Lorenzo.
 
Dono da casa, Valentino Rossi mostrou ritmo para brigar pela pole, mas acabou atrapalhado pelo tráfego na parcial final. Com 1min33s302, o italiano vai sair em terceiro, apenas 0s064 mais lento que o companheiro de Yamaha.
Marc Márquez, por sua vez, não tem o que comemorar. Ou quase isso. O piloto da Honda conquistou seu pior grid desde o GP da Catalunha de 2013. Com sua melhor volta em 1min33s360, o espanhol vai sair em um ‘trágico’ quarto lugar.
 
0s058 mais lento que o companheiro de equipe, Dani Pedrosa vai sair em quinto, à frente de Andrea Dovizioso. Pol Espargaró abre a terceira fila, à frente do irmão, Aleix. Bradley Smith completa a lista dos dez melhores.
 

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Rossi comanda 1-2 da Yamaha no último treino livre em Misano
 
#bannegoogle Depois de um primeiro dia de muita chuva, os pilotos, enfim, tiveram suas preces atendidas em Misano e conseguiram um dia inteirinho pista seca. Com o sol brilhando em San Marino, a temperatura chegou aos 23°C, com o asfalto batendo a marca de 37°C.
 
Com pouco tempo para trabalhar no piso seco, os pilotos não perderam tempo nos boxes e saíram assim que a bandeira verde foi agitada no fim do pit-lane.
Marc Márquez não ficava fora da primeira fila desde o GP da Catalunha de 2013 (Foto: Honda)
Dono da casa, Valentino Rossi logo se instalou no topo da tabela, 0s042 à frente de Jorge Lorenzo. Andrea Dovizioso vinha em terceiro, seguido por Pol Espargaró e Marc Márquez. 
 
Ainda nos minutos iniciais, Scott Redding sofreu uma queda na última curva de Misano, mas não se machucou e logo conseguiu voltar para os boxes.
 
Na pista, Pedrosa baixou para 1min34s570 e assumiu o terceiro posto, 0s168 atrás de Rossi. O italiano da Yamaha, aliás, vinha em boa volta, mas perdeu tempo na parcial final e não conseguiu melhorar sua marca.
 
Com quase metade da sessão completada, os pilotos partiram para os boxes para novos ajustes. Antes disso, Mike di Meglio sofreu um forte high-side, mas não se lesionou com gravidade. 
 
De volta à pista, Rossi seguia com sua melhor marca de 1min34s402, ainda à frente de Lorenzo e Pedrosa. 
 
Nessa quarta sessão livre, os pilotos seguiam trabalhando com os compostos médios fornecidos pela Bridgestone. Apenas Andrea Dovizioso apostava em calçado traseiro diferente, provando o macio na GP14.
 
Líder da sessão, Rossi baixou sua marca para 1min34s185, abrindo 0s259 de vantagem para Lorenzo. O espanhol chegou a abrir uma ótima volta, mas abortou o giro para entrar nos boxes da Yamaha.
Dani Pedrosa vai largar atrás do companheiro de Honda (Foto: Honda)
Pedrosa seguia no terceiro posto, à frente de Dovizioso, Bradl, Pol, Márquez, Iannone, Smith e Aleix.
 
Restando pouco mais de dois minutos para o fim do TL4, Karel Abraham passou reto na curva seis, mas não se feriu com gravidade na queda.
 
Enquanto isso, Rossi levantava a torcida local, melhorando ainda mais sua marca. O italiano chegou em 1min34s096, 0s348 mais rápido que Lorenzo e o melhor tempo do fim de semana.
 
Já nos instantes finais, Márquez baixou seu tempo para 1min34s338 e assumiu o segundo posto, caindo para terceiro na sequência, com Lorenzo passando 0s226 mais rápido.
 
Na ponta, Valentino melhorou mais um pouco, cravando 1min34s085, 0s027 mais rápido que o companheiro de Iwata. Seguindo na mesma balada, Rossi ainda conseguiu uma nova melhora antes de receber a bandeira quadriculada: 1min34s079.
 
Assim, o último treino livre em Misano terminou com Rossi na liderança, 0s022 à frente de Lorenzo e seu pneu dianteiro duro. Márquez ficou com o terceiro posto, seguido por Pedrosa, Dovizioso, Bradl, Pol, Iannone, Smith e Aleix.
Hernández e Bradl tiram Crutchlow da faze final da classificação
 
Seguindo o resultado combinado das três primeiras sessões de treinos livres para o GP de San Marino, foram para a pista no Q1: Leon Camier, Stefan Bradl, Hiroshi Aoyama, Héctor Barberá, Danilo Petrucci, Alex de Angelis, Karel Abraham, Broc Parkes, Cal Crutchlow, Scott Redding, Mike di Meglio, Yonny Hernández e Michael Laverty.
 
Único piloto com moto satélite a participar do Q1, Bradl era também o único impedido de utilizar o pneu macio traseiro, que é disponibilizado apenas para aqueles que seguem ao regulamento Aberto.
 
Ainda nos primeiros minutos da sessão e sem completar uma volta cronometrada, Scott Redding pegou o caminho de volta aos boxes, mas apenas para encontrar espaço na pista para poder marcar seu melhor tempo sem ser atrapalhado pelo tráfego.
 
Com 1min34s510, Crutchlow começou na ponta, 0s528 à frente de Bradl. Hernández vinha em terceiro, seguido por Aoyama, Camier, Laverty, Parkes e Barberá.
Danilo Petrucci conta com engenheiros extras neste fim de semana (Foto: Ioda)
Em seguida, Cal baixou para 1min34s495 e manteve a liderança da sessão, agora com 0s189 de margem para Bradl. Hernández seguia em terceiro, 0s443 mais lento que o piloto da LCR.
 
Na metade da sessão, os pilotos voltaram para os boxes em busca de um novo conjunto de pneus. 
 
Ainda se adaptando à MotoGP, Camier abriu uma excelente volta e vinha caminhando para fazer seu melhor grid na classe rainha do Mundial. O britânico, porém, perdeu tempo na parcial final e não conseguiu melhorar seu registro anterior.
 
Com pouco mais de dois minutos para o fim, Danilo Petrucci ainda não tinha marcado tempo na sessão. Neste fim de semana, o italiano ganhou um reforço da Aprilia, que enviou dois engenheiros do Mundial de Superbike para ajudar a Ioda
 
A ART de Petrucci aparecia desmontada nos boxes, mostrando que ele não ira mesmo deixar os boxes.
 
Com Crutchlow parado, Hernández cravou 1min34s560 e assumiu o segundo posto, tirando de Bradl a vaga no Q2. Ao menos temporariamente.
 
Redding, por sua vez, vinha escalando o pelotão pouco a pouco e agora aparecia em quarto, 0s424 atrás do líder.
A vida de Cal Crutchlow não é nada fácil na Ducati (Foto: Ducati)
Em uma daquelas bobagens que só times italianos vermelhos sabem fazer, Cal Crutchlow assistiu dos boxes da Ducati enquanto Bradl arrancava sua vaga na fase seguinte. Já nos instantes finais, Hernández baixou para 1min34s176 e garantiu a primeira posição, com Stefan se instalando a 0s201.
 
É bem verdade que a meta da fábrica de Borgo Panigale era economizar um pneu traseiro macio de Crutchlow para a fase seguinte da classificação, mas sem a vaga, o composto não vai servir para nada.
 
Assim, Hernández e Bradl avançam para a fase seguinte, com Crutchlow largando em 13º, à frente de Redding. O piloto da Gresini, aliás, sofreu uma queda na curva 12 no fim da sessão, mas escapou de lesões maiores.
 
Aoyama ficou com o 15º posto do grid, à frente de Camier, Abraham, Laverty, De Angelis, Parkes, Barberá, Di Meglio e Petrucci.
Em dia de Yamaha, Lorenzo leva pole, com Rossi na primeira fila
 
Com o pit-lane aberto para o Q2, os pilotos partiram para a pista em busca de seus melhores tempos. Para fugir do tráfego, Pedrosa atrasou sua saída, assim como Rossi, que foi o último a entrar na pista.
 
De olho no rastro, Dovizioso se instalou atrás de Lorenzo, o que, de cara, o colocou no topo da tabela, 0s093 mais rápido que o piloto da Yamaha. Márquez vinha em terceiro, à frente de Rossi, Bradl, Smith, Pol, Iannone, Pedrosa e Aleix.
 
Em termos de pneus, com exceção dos representantes da Ducati e de Aleix Espargaró, que tinham a borracha macia na traseira, os outros todos apostaram em um par de pneus médios.
 
Com 1min33s502, Lorenzo tomou a ponta, mas logo caiu para segundo, com Márquez passando 0s067 mais veloz. 0s009 atrás do bicampeão, Dovizioso aparecia em terceiro, com Rossi rodando em quarto.
 
Com cerca de nove minutos ainda no cronômetro, Lorenzo partiu para os boxes, assim como Dovizioso, Smith e Hernández. Márquez entrou pouco depois, assim como todos os demais.
 
Márquez comandava a sessão, à frente de Lorenzo, Dovizioso, Rossi, Pedrosa, Iannone, Smith, Bradl, Pol e Aleix Espargaró, Hernández e Bautista.
 
Sem muita demora, Márquez trocou de moto nos boxes da Honda e partiu para pista. Enquanto isso, os mecânicos tratavam de trocar os compostos do protótipo #1, uma indicação de que, se fosse necessário, o espanhol poderia voltar para os pits para uma nova troca. A técnica é a mesma que já foi usada pelo líder do Mundial em Jerez.
 
Restando cinco minutos para o fim, apenas Dovizioso e Aleix Espargaró estavam nos boxes, os demais já tinham voltado em busca de tempos melhores.
Andrea Iannone vai largar em segundo em Misano (Foto: Pramac)
Rodando atrás de Márquez, Hernández vinha tentando repetir as boas performances dos treinos livres em Misano. O colombiano tinha o 11º tempo. 
 
Esperto, Iannone acompanhava Marc e Yonny, e conseguiu tomar a liderança ao cravar 1min33s289.
 
A liderança de Iannone, no entanto, durou pouco, já que Lorenzo registrou 1min33s238 e assumiu o comando. Andrea ficou 0s051 atrás, à frente de Márquez, Dovizioso, Rossi, Pol, Dani, Smtih, Bradl e Aleix.
 
Lutando pela ponta, Rossi deu uma escorregadinha, mas conseguiu salvar a queda. Enquanto isso, Dovizioso e Pol vinham em voltas boas, devidamente acompanhados pelo dono da casa.
 
Com 1min33s302, Valentino saltou para terceiro, 0s064 atrás de Lorenzo. Pedrosa era o quarto, seguido por Márquez, Dovizioso e Pol. 
 
Já com o cronômetro travado, Márquez vinha em boa volta, mas não conseguiu passar do quarto posto, seu pior grid do ano.
 
Valentino vinha em volta boa, mas perdeu tempo no fim e não conseguiu tirar a ponta de Lorenzo. Iannone sai em segundo. Pedrosa ainda tentou uma última cartada, mas não conseguiu passar de quinto.
 

MotoGP, GP de San Marino, Misano, Grid de largada:

 
1
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:33.238
 
2
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
1:33.289
+0.051
3
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
1:33.302
+0.064
4
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:33.360
+0.122
5
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:33.418
+0.180
6
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
1:33.439
+0.201
7
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
1:33.557
+0.319
8
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
1:33.713
+0.475
9
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
1:33.761
+0.523
10
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
1:33.995
+0.757
11
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
1:34.283
+1.045
12
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
1:34.640
+1.402
13
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
1:34.495
+1.257
14
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
1:34.919
+1.681
15
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
1:34.966
+1.728
16
2
LEON CAMIER
ING
ASPAR HONDA
1:35.275
+2.037
17
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
1:35.292
+2.054
18
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
1:35.589
+2.351
19
15
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD
1:35.679
+2.441
20
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
1:36.317
+3.079
21
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
1:36.689
+3.451
22
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
1:42.497
+9.259
23
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:33.906
162.0 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:32.915
163.7 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 24ºC | pista: 36ºC

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