Em prova impecável, Binder recupera mais de 30 posições em Jerez e chega a primeira vitória da carreira na Moto3

Punido por uma infração técnica, Brad Binder largou em último na Espanha, mas não se deixou abater e escalou o pelotão rapidamente para entrar na briga pelo pódio. Depois de uma boa disputa, o sul-africano superou Jorge Navarro e conquistou sua primeira vitória no Mundial de Moto3

Brad Binder fez o ‘cosplay’ de Marc Márquez nos tempos da Moto2 neste domingo (24). Largando em último por conta de uma infração técnica, o sul-africano lançou mão de uma escalada vertiginosa e entrou na briga pelo pódio ainda com dez voltas para o fim.
 
Inspirado, Brad iniciou um duelo com Navarro, que ficou no topo da tabela na maior parte da disputa, buscando uma brecha para quebrar a resistência do piloto da Estrella Galicia 0,0.
Brad Binder recuperou 34 posições em Jerez (Foto: Red Bull KTM Ajo)
A classificação da Moto3 após o GP da Espanha

Com seis voltas para o fim, o irmão de Darryn lançou um ataque certeiro na Dry Sack e tratou de disparar na ponta para não dar chance de reação aos rivais. Mais veloz que a concorrência, Brad abriu mais e mais, até receber a bandeirada na frente do pelotão. No total, o piloto da Red Bull KTM Ajo recuperou 34 posições na corrida andaluz.

Nos metros finais, Nicolò Bulega e Francesco Bagania lançaram um ataque na direção de Jorge Navarro e foram impecáveis na hora de bater o espanhol. O #8 cruzou a linha de chegada com 3s336 de atraso para Binder, pouco mais de 0s1 à frente de Francesco.
 
Navarro, por outro lado, acabou fora do pódio depois de ter liderado a maior parte da disputa. Já 10s215 atrás do piloto da Estrella Galicia 0,0, Jakub Kornfeil recebeu a bandeirada em quinto.
 
Joan Mir conquistou o sexto posto, à frente de Romano Fenati. O italiano ainda tentou perseguir o pelotão da frente no início da disputa, mas não teve ritmo para acompanhar e acabou caindo mais e mais.
 
Enea Bastianini ficou com o oitavo lugar, à frente de Jules Danilo e Philipp Oettl, o último na relação dos dez primeiros.
 
Ao cruzar a bandeirada como primeiro sul-africano a vencer no Mundial em 35 anos, Binder foi direto para os braços da equipe, exultante com a performance do #41. Bulega encontrou uma comemoração semelhante, com o próprio Valentino Rossi vindo cumprimentá-lo pelo segundo lugar.
Com o resultado, Binder segue na liderança do Mundial, agora com 15 pontos de vantagem para Navarro. Fenati tem o terceiro posto, à frente de Bulega.
 
Saiba como foi o GP da Espanha de Moto3:
 
Apesar da expectativa pela melhora climática, o domingo em Jerez de la Frontera amanheceu com muita neblina, o que até mesmo resultou no atraso desta manhã. Na hora da largada da Moto3, os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto chegando aos 25°C. Os ventos sopravam a uma velocidade de 5 km/h.
 
Pela primeira vez na carreira, Nicolò Bulega larga na pole naquela que é sua quinta corrida no Mundial — a quarta como titular. Brad Binder conquistou o segundo posto no grid, mas, pouco antes da largada, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou uma sanção que derrubou o sul-africano para a última colocação do grid. O líder do Mundial foi sancionado por ter utilizado durante o treino classificatório um software não homologado na ECU da RC250GP.
 
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop disponibilizou os pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘s1’ e médios ‘m1’. Como normalmente acontece, a escolha foi bastante uniformizada, com a maioria optando por um par de compostos médios, com exceção de Jules Danilo, que calçou a frente com a borracha macia.
 
Após a volta de aquecimento, Antonelli não conseguia ligar a moto, mesmo tento insistindo. Os fiscais o removeram da pista para dar a largada e Bagnaia não demorou a tomar a ponta, com Navarro em segundo e Bulega caindo para terceiro. Niccolò partiu do pit-lane.
 
Ainda nos metros iniciais, Navarro se colocou na ponta, de cara abrindo uma pequena vantagem para o segundo colocado.
 
Também na primeira volta, Fabio Quartararo e Jorge Martín caíram na curva seis, mas não se feriram. A corrida, no entanto, ficou completamente comprometida.
Pole, Nicolò Bulega conquistou seu primeiro pódio no Mundial (Foto: VR46)
Na abertura da segunda volta, Bagnaia conseguiu reduzir a vantagem de Navarro, que permanecia 0s115 à frente. Bulega era o terceiro, seguido por Mir e Fenati.
 
Pouco depois, Romano passou Joan e assumiu o quarto posto, passando a pressionar o companheiro de VR46 pela última vaga no pódio. Mais atrás, Binder vinha em uma prova de recuperação e já aparecia em 15ª, 0s474 atrás de Albert Arenas.

No terceiro giro da disputa, um abandono múltiplo. Andrea Locatelli, Hiroki Ono e Karel Hanika caíram e abandonaram a prova. 

 
Enquanto isso, Navarro seguia no comando, sem conseguir se afastar muito de Bagnaia. Bulega, por sua vez, também ia perto do piloto da Aspar, mas já sustentava 1s767 de margem para Fenati, o quarto colocado. Binder, por sua vez, era o 14º, 0s422 atrás de Guevara, e era o mais rápido na pista.
 
De tanto pressionar, Bulega passou Bagnaia por dentro na Dry Sack e assumiu o segundo posto, mudando o foco para Navarro, que seguia sem escapar na ponta.
 
Mais atrás, Binder já vinha em 11º, 0s356 atrás de Andrea Migno. Ao contrário do sul-africano, que fazia uma bela prova, Arón Canet não tinha muito que celebrar, já que abandonou após passar reto na curva um.
 
No quinto giro da disputa, Bulega mais uma vez lançou um ataque na Dry Sack, desta vez para recuperar a liderança da prova. Na abertura da volta seguinte, Navarro reagiu e voltou para a primeira posição, mas ainda com o italiano por perto. Bagnaia também seguia colado nos ponteiros, com Fenati abrindo mais de 3s para a briga pelo pódio.
Francesco Bagnaia e Nicolò Bulega tiraram Jorge Navarro do pódio (Foto: Aspar)
Sem qualquer chance de atacar. Romano acabou atacado. Oettl e Mir passaram o #5, que caiu para a sexta colocação, à frente de Bastianini e Binder, que já aparecia em nono.
 
Na ponta, Bagnaia chegou a se engraçar para cima de Bulega, mas levou o troco imediatamente. Líder, Navarro chegou a abrir 0s3, mas viu a diferença cair novamente pouco depois.
 
Restando 16 voltas para o fim da corrida, Binder já era o sexto colocado e vinha armando o ataque para cima de Mir, o que não tardou a acontecer.
 
Mais adiante, Bagnaia tomou o segundo posto de Bulega e voltou a comandar à caçada a Navarro.
 
De olho no pódio, Brad passou Oettl e começou a liderar o segundo pelotão, tentando reduzir um atraso de 3s7 em relação aos três primeiros.
 
Na reta oposta, Bagnaia chegou a ensaiar uma ultrapassagem em Navarro, mas o espanhol conseguiu anular qualquer tentativa do rival. Bulega seguia em terceiro, agora um tantinho mais longa da briga quente que acontecia na frente. Quarto, Binder ia reduzindo o atraso e se afastando do enorme pelotão que vinha atrás.
 
Na décima volta da corrida, Bagnaia conseguiu passar Navarro e assumir a ponta, mas não demorou a levar o troco e voltar ao segundo lugar. Bulega permanecia em terceiro, com Binder já a 1s762 do #8.
 
Depois de um início complicado, Antonelli viu as coisas ficarem ainda piores. O italiano abandonou o GP da Espanha quando restavam 12 voltas para o fim por conta de tombo na curva 11.
 
Firme e forte no comando, Navarro seguia pressionado por Bagnaia, que já respirava mais tranquilo, sem a presença constante de Bulega. O #8, no entanto, já tinha que se preocupar com Binder, que tinha 0s6 de atraso e vinha encostando rápido.
 
Sem muita demora, Brad chegou em Nicolò e passou, abrindo de cara para encostar em Bagnaia e passar a pressionar pela segunda colocação.
 
Francesco, então, atacou Navarro na Dry Sack e assumiu a ponta, deixando Navarro para se defender de um inspirado Binder. Bulega era o quarto, muito à frente de Bastianini, Oettl, Fenati e Mir.
 
Na abertura da volta seguinte, Navarro recuperou a liderança, com Binder e Bulega passando a frente de Bagnaia para formar o top-3. O piloto da Aspar escapou ligeiramente da trajetória na curva um. 
 
Pouco depois, Bagnaia atacou Bulega e recuperou o terceiro posto. Na frente, Binder seguia cercando Navarro. Depois de recuperar mais de 30 posições, o sul-africano parecia calmo na segunda colocação.
Francesco Bagnaia completa o pódio deste domingo (Foto: Aspar)
Com seis voltas para o fim, Binder colou em Navarro na reta oposta e colocou por dentro na Dry Sack. Os dois chegaram a se tocar, mas o #41 manteve a frente. Jorge acabou escapando da linha e permitindo a passagem de Bagnaia, o que deu um respiro ainda maior para Brad.
 
O pupilo de Emilio Alzamora não demorou a recuperar o segundo posto e, com cinco voltas para o fim, tinha 0s448 de atraso para Binder. 
Nos metros finais, Bulega e Bagnaia lançaram um ataque e conseguiram tirar Navarro do pódio, mas o espanhol reagiu. A dupla atacou novamente e Nicolò mostrou que tem prestado muita atenção nas aulas de Valentino Rossi, garantindo o segundo posto, à frente de Bagnaia.

Moto3, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, corrida:

1 41 BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO 41:29.882
2 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +3.336
3 21 FRANCESCO BAGNAIA ITA ASPAR Mahindra +3.441
4 9 JORGE NAVARRO ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +3.513
5 84 JAKUB KORNFEIL TCH SEPANG Honda +13.728
6 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI Honda +13.933
6 36 JOAN MIR ESP KIEFER KTM +13.993
7 5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM +14.052
9 95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda +14.409
10 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +14.588
11 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +14.874
12 58 JUANFRAN GUEVARA ESP RBA KTM +30.317
13 19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM +30.668
14 89 KHAIRUL IDHAM PAWI MAL TEAM ASIA Honda +35.746
15 24 TATSUKI SUZUKI JAP CIP Mahindra +35.783
16 7 ADAM NORRODIN MAL SEPANG Honda +35.907
17 11 LIVIO LOI BEL RW Kalex Honda +36.085
18 12 ALBERT ARENAS ESP ASPAR Mahindra +36.307
19 6 MARÍA HERRERA ESP HUSQVARNA LAGLISSE +45.591
20 37 DAVIDE PIZZOLI ITA 42 MOTORSPORT KTM +50.768
21 64 BO BENDSNEYDER HOL RED BULL KTM AJO +53.795
22 99 ENZO BOULOM FRA 42 MOTORSPORT KTM +53.985
23 3 FABIO SPIRANELLI ITA CIP Mahindra +1:22.026
24 4 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda NC
25 10 ALEXIS MASBOU FRA SAXOPRINT Peugeot NC
26 40 DARRYN BINDER RSA AMBROGIO Mahindra NC
27 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA ONGETTA Honda NC
28 17 JOHN McPHEE ING SAXOPRINT Peugeot NC
29 20 FABIO QUARTARARO FRA KIEFER KTM NC
30 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda NC
31 98 KAREL HANIKA TCH AMBROGIO Mahindra NC
32 76 HIROKI ONO JAP TEAM ASIA Honda NC
33 55 ANDREA LOCATELLI ITA KIEFER KTM NC
34 77 LORENZO PETRARCA ITA TEAM ITALIA Mahindra NC
35 88 JORGE MARTÍN ESP ASPAR Mahindra NC
 
PADDOCK GP #25 FALA SOBRE F1 NA CHINA, INDY, MOTOGP E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.