Em prova marcada por grande acidente, Mir vence em Le Mans e abre folga na liderança da Moto3 após queda de Fenati

Joan Mir teve seu dia de sorte em uma corrida marcada por muito azar. Depois de uma interrupção forçada pela queda de 17 pilotos, o piloto da Kiefer viu Romano Fenati cair quando restavam nove voltas para o fim do GP da França e venceu pela terceira vez no ano para abrir vantagem na liderança do Mundial

 

Aconteceu um pouco de tudo no GP da França de Moto3, mas Joan Mir conseguiu escapar ileso na tumultuada prova deste domingo (21). O titular da Kiefer venceu em Le Mans a terceira da temporada 2017 e abriu um bom respiro na classificação do Mundial.

 
A prova deste domingo foi marcada por um acidente múltiplo que envolveu 17 pilotos ainda na segunda volta. A cena assustadora aconteceu em decorrência de um outro incidente — também múltiplo — ainda na primeira volta, que acabou por deixar resíduos na pista quando os pilotos envolvidos retornaram à disputa.
 
Apesar do susto, ninguém se feriu com gravidade, mas as equipes tiveram de correr contra o tempo para preparar as motos a tempo da segunda perna da prova, que foi reduzida de 24 para 16 voltas.
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP da França
Joan Mir venceu e ganhou um importante respiro na liderança do Mundial (Foto: Kiefer)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Na relargada, o pole-position Jorge Martín fez uma boa saída e se manteve na ponta, mas caiu ainda nos giros iniciais e entregou a liderança — com folga — para Romano Fenati. O #5, então, impôs seu ritmo e abriu uma boa vantagem, mas foi ao chão em meados da corrida e cedeu a liderança para Mir.
 
Líder do Mundial, o espanhol aproveitou e tratou de ampliar sua distância em relação ao pelotão, seguindo sozinho até a bandeirada de sua terceira vitória no ano.
4s252 atrás do #36, Arón Canet recebeu a bandeirada na segunda colocação, à frente de Fabio Di Giannantonio. Marcos Ramírez brigou pelo pódio, mas pagou por um erro na volta final e ficou em quarto.
 
Juanfran Guevara foi o quinto, à frente de Enea Bastianini, Jules Danilo, Andrea Migno, Bo Bendsneyder e Danny Kent.
Com o resultado, Mir chegou aos 99 pontos e abriu 34 de vantagem para Fenati, o segundo colocado. Com dois pontos a menos que o #5, Canet é o terceiro na tabela, seguido por Martín e John McPhee.
 
Saiba como foi o GP da França de Moto3:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de um fim de semana de muita instabilidade climática, o domingo em Le Mans amanheceu com sol e temperaturas mais elevadas. Às vésperas da largada da Moto3, os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto chegando a 27°C. A velocidade do vento estava na casa dos 11 km/h.
 
Pela terceira vez no ano — e segunda consecutiva —, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Nicolò Bulega e Juanfran Guevara. É a primeira vez desde outubro do ano passado que a KTM coloca dois pilotos na primeira fila do grid da Moto3.
 
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop ofereceu os pneus dianteiros macios e médios ‘M’ e traseiros macios ‘S1’ e duros ‘H3’. No grid, Martín e Fenati optaram pelo duro traseiro, com o restante dos pilotos na primeira fila usando a composto macio. 
 
Quando as luzes se apagaram na reta de Le Mans, Martín fez uma ótima saída e se manteve na ponta, seguido por Fenati e Arenas, que também saiu bem. Ainda nos metros iniciais, um acidente com Norrodin, Kornfeil, Suzuki e Dalla Porta na curva 4. Ninguém se feriu com gravidade, mas Jakub foi o único a efetivamente voltar para a corrida.
 
Fenati logo partiu para o ataque e tomou a ponta de Martín, com Mir aparecendo para ocupar o terceiro posto, à frente de Bulega e Arenas.
 
Quando os pilotos estavam na metade da segunda volta, a corrida foi interrompida em bandeira vermelha, já que a curva seis viu uma sequência impressionante de quedas. Pelo menos uma dezena de competidores se acidentou na La Chapelle, entre eles Martín, Bastianini, Bulega, Herrera, Mir, Antonelli e Guevara.
 
Pelas imagens, foi possível notar que a moto de Kornfeil despejou óleo na pista em decorrência do acidente na primeira volta. Os funcionários do traçado, então, iniciaram um trabalho de limpeza, enquanto as equipes corriam contra o tempo para reparar as motos danificadas.
 
A SIC, no entanto, afirmou que a moto de Kornfeil despejou apenas água. O time malaio levantou a possibilidade de o óleo ter caído da moto de Norrodim, mas o agente do piloto garante que ele não retornou à pista após o acidente na primeira volta.
 
Entre os pilotos que caíram, Bulega, Antonelli e Mir foram levados ao centro médico para um check-up. No total, foram 17 pilotos acidentados em uma única curva.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Apesar do susto, especialmente com Bulega, que sofreu múltiplos impactos, todos os pilotos foram liberados para voltar à pista. A corrida seria retomada para 16 voltas.
 
Diretor-técnico da MotoGP, Danny Aldridge confirmou antes da relargada que a moto de Kornfeil despejou óleo na pista.
 
Depois de uma longa paralisação, os pilotos retornaram ao grid na formação original para a relargada. Apesar da limpeza da pista, os fiscais agitavam bandeiras de óleo na pista para manter os pilotos em alerta. Adam Norrodim não largou.
 
Quando a largada foi dada, Martín saiu bem novamente e manteve a liderança, à frente de Fenati e Guevara. Antonelli vinha em segundo, seguido por Ramírez e Arenas.
 
Ao contrário do que aconteceu mais cedo, Fenati demorou um pouco mais para tomar a liderança, mas já era o ponteiro quando o pelotão alcançou o último setor de Le Mans. 
Arón Canet ficou com o segundo posto em Le Mans (Foto: Estrella Galicia 0,0)
No ataque, Antonelli acabou escorregando e cai na curva 13, mas conseguiu voltar para a prova.
 
Enquanto isso, Fenati tratou de disparar na ponta, abrindo 0s2 de margem para Martín. Ramírez se mantinha em terceiro, já 0s5 atrás do segundo colocado.
 
Líder do Mundial, Mir começou a apertar o passo para escalar o pelotão. O espanhol vinha em quinto, 0s2 atrás de Ramírez, que estava cada vez mais longe de Martín.
 
Sem muita demora, o #36 deixou o rival para trás e passou a tentar reduzir o atraso em relação a Ramírez, que já tinha alcançado 0s9. Mais na ponta, Jorge não parecia ter ritmo para enfrentar Fenati.
 
Pouco depois, Martín caiu em um high-side na La Chapelle, a mesma fatídica curva do grande acidente anterior. Apesar da imagem feia, o espanhol não se feriu e voltou para a pista.
 
Assim, Mir for promovido ao segundo posto, mas, com 12 voltas pela frente, Fenati já tinha 1s1 de vantagem na ponta. Darryn Binder vinha em terceiro.
Mais adiante, Antonelli sofreu sua segunda queda na corrida, agora na curva três e abandonou de vez.
 
A briga pelo segundo posto seguiu bem movimentada, com Binder levando vantagem à frente de Ramírez, Di Giannantonio e Canet.
 
Arón, entretanto, aproveitou um erro de Ramírez e avançou para o segundo posto, enquanto Binder foi ao chão na curva sete. Di Giannantonio vinha em terceiro.
 

#GALERIA(7035)

Moto3, GP da França, Le Mans, Corrida:

1 36 JOAN MIR ESP KIEFER Honda 27:37.830 16 voltas
2 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +4.252  
3 21 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda +4.365  
4 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE KTM +4.469  
5 58 JUANFRAN GUEVARA ESP RBA Mahindra +4.845  
6 33 ENEA BASTIANINI ITA ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +5.463  
7 95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda +5.652  
8 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +5.821  
9 64 BO BENDSNEYDER HOL RED BULL KTM AJO +6.049  
10 52 DANNY KENT ING RED BULL KTM AJO +6.193  
11 84 JAKUB KORNFEIL TCH SAXOPRINT Peugeot +7.504  
12 17 JOHN MCPHEE ING BRITISH TALENT TEAM Honda +8.741  
13 41 NAKARIN ATIRATPHUVAPAT TAI TEAM ASIA Honda +16.006  
14 48 LORENZO DALLA PORTA ITA ASPAR Mahindra +16.405  
15 12 MARCO BEZZECCHI ITA CIP Mahindra +16.514  
16 11 LIVIO LOI BEL KIEFER Honda +16.639  
17 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +16.752  
18 96 MANUEL PAGLIANI FRA CIP Mahindra +16.996  
19 71 AYUMU SASAKI JAP SIC Racing Team KTM +17.046  
20 6 MARÍA HERRERA ESP ARGIÑANO & GINÉS KTM +17.206  
21 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +28.501  
22 14 TONY ARBOLINO ITA SIC58 Honda +33.398  
23 4 PATRIK PULKKINEN FIN SAXOPRINT Peugeot +42.059  
24 40 DARRYN BINDER RSA WORLDWIDE KTM NC  
25 24 TATSUKI SUZUKI JAP SIC58 Honda NC  
26 27 KAITO TOBA JAP TEAM ASIA Honda NC  
27 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA RED BULL KTM AJO NC  
28 88 JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda NC  
29 5 ROMANO FENATI ITA ONGETTA Honda NC  
30 75 ALBERT ARENAS ESP ASPAR Honda NC  
31 7 ADAM NORRODIN MAL SIC Racing Team Honda NC  
             
POLE JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 1:42.813 146.5 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA JOAN MIR ESP KIEFER Honda 1:42.485 147.0 km/h
RECORDE JOAN MIR ESP KIEFER Honda 1:42.485 147.0 km/h
MELHOR VOLTA JOAN MIR ESP KIEFER Honda 1:42.485 147.0 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 18ºC | pista: 34ºC

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.