Aconteceu um pouco de tudo no GP da França de Moto3, mas Joan Mir conseguiu escapar ileso na tumultuada prova deste domingo (21). O titular da Kiefer venceu em Le Mans a terceira da temporada 2017 e abriu um bom respiro na classificação do Mundial.
Apesar do susto, ninguém se feriu com gravidade, mas as equipes tiveram de correr contra o tempo para preparar as motos a tempo da segunda perna da prova, que foi reduzida de 24 para 16 voltas.
Joan Mir venceu e ganhou um importante respiro na liderança do Mundial (Foto: Kiefer)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Na relargada, o pole-position Jorge Martín fez uma boa saída e se manteve na ponta, mas caiu ainda nos giros iniciais e entregou a liderança — com folga — para Romano Fenati. O #5, então, impôs seu ritmo e abriu uma boa vantagem, mas foi ao chão em meados da corrida e cedeu a liderança para Mir.
Líder do Mundial, o espanhol aproveitou e tratou de ampliar sua distância em relação ao pelotão, seguindo sozinho até a bandeirada de sua terceira vitória no ano.
4s252 atrás do #36, Arón Canet recebeu a bandeirada na segunda colocação, à frente de Fabio Di Giannantonio. Marcos Ramírez brigou pelo pódio, mas pagou por um erro na volta final e ficou em quarto.
Juanfran Guevara foi o quinto, à frente de Enea Bastianini, Jules Danilo, Andrea Migno, Bo Bendsneyder e Danny Kent.
Com o resultado, Mir chegou aos 99 pontos e abriu 34 de vantagem para Fenati, o segundo colocado. Com dois pontos a menos que o #5, Canet é o terceiro na tabela, seguido por Martín e John McPhee.
Saiba como foi o GP da França de Moto3:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Depois de um fim de semana de muita instabilidade climática, o domingo em Le Mans amanheceu com sol e temperaturas mais elevadas. Às vésperas da largada da Moto3, os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto chegando a 27°C. A velocidade do vento estava na casa dos 11 km/h.
Pela terceira vez no ano — e segunda consecutiva —, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Nicolò Bulega e Juanfran Guevara. É a primeira vez desde outubro do ano passado que a KTM coloca dois pilotos na primeira fila do grid da Moto3.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop ofereceu os pneus dianteiros macios e médios ‘M’ e traseiros macios ‘S1’ e duros ‘H3’. No grid, Martín e Fenati optaram pelo duro traseiro, com o restante dos pilotos na primeira fila usando a composto macio.
Quando as luzes se apagaram na reta de Le Mans, Martín fez uma ótima saída e se manteve na ponta, seguido por Fenati e Arenas, que também saiu bem. Ainda nos metros iniciais, um acidente com Norrodin, Kornfeil, Suzuki e Dalla Porta na curva 4. Ninguém se feriu com gravidade, mas Jakub foi o único a efetivamente voltar para a corrida.
Fenati logo partiu para o ataque e tomou a ponta de Martín, com Mir aparecendo para ocupar o terceiro posto, à frente de Bulega e Arenas.
Quando os pilotos estavam na metade da segunda volta, a corrida foi interrompida em bandeira vermelha, já que a curva seis viu uma sequência impressionante de quedas. Pelo menos uma dezena de competidores se acidentou na La Chapelle, entre eles Martín, Bastianini, Bulega, Herrera, Mir, Antonelli e Guevara.
Pelas imagens, foi possível notar que a moto de Kornfeil despejou óleo na pista em decorrência do acidente na primeira volta. Os funcionários do traçado, então, iniciaram um trabalho de limpeza, enquanto as equipes corriam contra o tempo para reparar as motos danificadas.
A SIC, no entanto, afirmou que a moto de Kornfeil despejou apenas água. O time malaio levantou a possibilidade de o óleo ter caído da moto de Norrodim, mas o agente do piloto garante que ele não retornou à pista após o acidente na primeira volta.
Entre os pilotos que caíram, Bulega, Antonelli e Mir foram levados ao centro médico para um check-up. No total, foram 17 pilotos acidentados em uma única curva.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Apesar do susto, especialmente com Bulega, que sofreu múltiplos impactos, todos os pilotos foram liberados para voltar à pista. A corrida seria retomada para 16 voltas.
Diretor-técnico da MotoGP, Danny Aldridge confirmou antes da relargada que a moto de Kornfeil despejou óleo na pista.
Depois de uma longa paralisação, os pilotos retornaram ao grid na formação original para a relargada. Apesar da limpeza da pista, os fiscais agitavam bandeiras de óleo na pista para manter os pilotos em alerta. Adam Norrodim não largou.
Quando a largada foi dada, Martín saiu bem novamente e manteve a liderança, à frente de Fenati e Guevara. Antonelli vinha em segundo, seguido por Ramírez e Arenas.
Ao contrário do que aconteceu mais cedo, Fenati demorou um pouco mais para tomar a liderança, mas já era o ponteiro quando o pelotão alcançou o último setor de Le Mans.
Arón Canet ficou com o segundo posto em Le Mans (Foto: Estrella Galicia 0,0)
No ataque, Antonelli acabou escorregando e cai na curva 13, mas conseguiu voltar para a prova.
Enquanto isso, Fenati tratou de disparar na ponta, abrindo 0s2 de margem para Martín. Ramírez se mantinha em terceiro, já 0s5 atrás do segundo colocado.
Líder do Mundial, Mir começou a apertar o passo para escalar o pelotão. O espanhol vinha em quinto, 0s2 atrás de Ramírez, que estava cada vez mais longe de Martín.
Sem muita demora, o #36 deixou o rival para trás e passou a tentar reduzir o atraso em relação a Ramírez, que já tinha alcançado 0s9. Mais na ponta, Jorge não parecia ter ritmo para enfrentar Fenati.
Pouco depois, Martín caiu em um high-side na La Chapelle, a mesma fatídica curva do grande acidente anterior. Apesar da imagem feia, o espanhol não se feriu e voltou para a pista.
Assim, Mir for promovido ao segundo posto, mas, com 12 voltas pela frente, Fenati já tinha 1s1 de vantagem na ponta. Darryn Binder vinha em terceiro.
Mais adiante, Antonelli sofreu sua segunda queda na corrida, agora na curva três e abandonou de vez.
A briga pelo segundo posto seguiu bem movimentada, com Binder levando vantagem à frente de Ramírez, Di Giannantonio e Canet.
Arón, entretanto, aproveitou um erro de Ramírez e avançou para o segundo posto, enquanto Binder foi ao chão na curva sete. Di Giannantonio vinha em terceiro.
#GALERIA(7035)
Moto3, GP da França, Le Mans, Corrida:
1 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
27:37.830 |
16 voltas |
2 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+4.252 |
|
3 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+4.365 |
|
4 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+4.469 |
|
5 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+4.845 |
|
6 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+5.463 |
|
7 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+5.652 |
|
8 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+5.821 |
|
9 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+6.049 |
|
10 |
52 |
DANNY KENT |
ING |
RED BULL KTM AJO |
+6.193 |
|
11 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+7.504 |
|
12 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
+8.741 |
|
13 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+16.006 |
|
14 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+16.405 |
|
15 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
+16.514 |
|
16 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
+16.639 |
|
17 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+16.752 |
|
18 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+16.996 |
|
19 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+17.046 |
|
20 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS KTM |
+17.206 |
|
21 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+28.501 |
|
22 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+33.398 |
|
23 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+42.059 |
|
24 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
NC |
|
25 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
NC |
|
26 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
27 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
NC |
|
28 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
NC |
|
29 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
NC |
|
30 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Honda |
NC |
|
31 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:42.813 |
146.5 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
1:42.485 |
147.0 km/h |
RECORDE |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
1:42.485 |
147.0 km/h |
MELHOR VOLTA |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
1:42.485 |
147.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 18ºC | pista: 34ºC |
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.