Em reunião em Valência, MotoGP promete mudanças, exalta valores do motociclismo e avisa: “O esporte deve prevalecer”

O que parecia ser uma ‘chamada na diretoria’ foi apenas uma reunião curta entre pilotos, chefes de equipe e dirigentes. Por meio de uma declaração oficial, o Comitê Permanente da MotoGP agradeceu aos pilotos pela temporada, mas, neste momento de crise, alertou que o esporte deve prevalecer. Dirigentes prometeram mudanças e avisaram que estão de olho nos competidores

A MotoGP atravessa uma crise e, por isso, reuniu seus pilotos para tentar apaziguar os ânimos. Mas o que parecia ser uma ‘chamada na diretoria’, foi apenas uma reunião curta, onde os competidores foram lembrados que o esporte deve prevalecer.
 
Às 12h30 desta quinta-feira (5), todos os pilotos da MotoGP, acompanhados por seus respectivos chefes de equipe, foram recebidos por Vito Ippolito, presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a promotora do Mundial de Motovelocidade.
 
Ao invés de um pito geral, os dirigentes leram um comunicado dirigido aos pilotos, onde ressaltaram os valores do esporte e pediram que os pilotos lembram que são vistos por milhares de pessoas. Além disso, os dirigentes avisaram que farão mudanças para evitar problemas para o próximo ano, sempre seguindo a tradição de elaborar um regulamento participativo, mas deixaram claro que os comissários estão de olho no que vai acontecer neste fim de semana.
MotoGP agradeceu pilotos pela temporada, mas avisou que o esporte deve prevalecer (Foto: Ducati)
“Primeiro e antes de mais nada, o esporte deve prevalecer. Este domingo, é a última corrida do ano, e é o esporte que deve vencer.
 
 Nós estamos orgulhosos das corridas magníficas que vocês nos deram neste ano. Elas continuam a gerar interesse pelo nosso campeonato ao redor do mundo. Nós também gostaríamos de agradecê-los por isso.
 
Ao longo dos últimos dias, tiveram, infelizmente, algumas controvérsias que ultrapassaram os limites da paixão saudável e, em algumas ocasiões, a lógica em si. Vocês têm milhões de seguidores ao redor do mundo. Eles assistem e admiram suas conquistas na pista. E eles também ouvem de perto o que vocês dizem.
 
O que vocês fazem e dizem pode ter consequências que não se alinham com os nobres valores do nosso esporte.
 
Em nome do Comitê Permanente, da FIM e da promotora, a Dorna, eu gostaria de lembrá-los que nós somos a única organização esportiva no mundo que elabora seus regulamentos para uma série de campeonatos em acordo com todas as partes. Este é o papel da Comissão de GP, onde a FIM, a Dorna, a MSMA, e a IRTA estão todas representadas. Nós sabemos que as regras podem ser sempre melhoradas e, dito isto, repito que todas as mudanças serão feitas com o consentimento de todos os envolvidos. Além da Comissão de GP, nós também temos uma Comissão de Segurança, na qual os pilotos são consultados regularmente sobre problemas de segurança. Aqui também nós somos pioneiros no mundo do esporte a motor.
 
Mais uma vez, nós queremos que vocês saibam que nós pretendemos seguir com a nossa política de portas abertas para ouvir as opiniões de vocês e permitir que vocês contribuam para tornar este campeonato ainda melhor. Nós gostaríamos de enfatizar que, para o próximo ano, algumas mudanças serão feitas para evitar que isso aconteça outra vez.
 
 Nós gostaríamos de lembrá-los os valores do nosso esporte: exemplaridade, fair play, esportividade e cortesia. Nossos oficiais estarão observando o fair play e o comportamento esportivo de todos vocês e serão bastante duros com qualquer infração às nossas regras esportivas.
 
Nós devemos lembrá-los que organizamos e praticamos esporte em nível profissional, não só porque é um entretenimento e é extraordinário, mas também para mostrar os valores que nós acreditamos. A próxima corrida será transmitida ao vivo e vista por um grande número de espectadores. Nós, portanto, temos diante de nós uma oportunidade de ouro de demonstrar ao mundo os mais altos valores do nosso esporte e, ao fazer isso, dar um grande exemplo. Nós também gostaríamos de garantir a todos que este fim de semana nós vamos prestar ainda mais atenção no que acontece na pista para o benefício do esporte.
 
Obrigado a todos e tenham uma boa corrida!”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.