Em treino de pouca movimentação por conta do asfalto úmido, Kent sobra e dita ritmo no 1º treino da Moto3 em Le Mans

Com algumas manchas molhadas no asfalto de Le Mans, o treino da Moto3 foi de pouca ação, com as coisas esquentando apenas no quarto final do exercício. Líder do Mundial, Danny Kent liderou a sessão à frente de Romano Fenati e Niccolò Antonelli

A cobertura completa do GP da França no GRANDE PRÊMIO

Quando a fase é bom, não importa a condição. Danny Kent abriu os trabalhos para o GP da França de Moto3 desfilando um ótimo ritmo em Le Mans e garantiu a liderança da primeira sessão de treinos livres desta sexta-feira (15), à frente de Romano Fenati e Niccolò Antonelli.

 
O primeiro treino do fim de semana no circuito Bugatti demorou a engrenar. Por conta da chuva da noite anterior, o asfalto ainda tinha algumas manchas molhadas, embora o dia fosse de sol e céu azul.
Danny Kent foi o mais rápido nesta manhã em Le Mans (Foto: Kiefer)
Por conta das condições de pista, boa parte dos pilotos retardou a saída dos boxes, com o exercício começando para valer apenas no quarto final.
 
Líder do Mundial, Kent iniciou uma disputa com Fenati pela ponta da tabela, mas logo mostrou ao piloto do Team Sky VR46 que tinha ritmo de sobra e garantiu o topo da tabela com 0s709 de vantagem. Terceiro colocado, Antonelli ficou a 1s219 do líder.
 
Com 1min47s452, Enea Bastianini faturou a quarta colocação, à frente de Alexis Masbou, que corre em casa neste fim de semana. Isaac Viñales aparece logo atrás.
 
1s591 mais lento que o líder, Brad Binder ficou com o sétimo lugar na tabela, com Jakub Kornfeil, Jorge Martín e Livio Loi fechando o rol dos dez melhores.
 
Saiba como foi o primeiro treino da Moto3 em Le Mans:
 
A sexta-feira em Le Mans começou com sol e céu azul, mas, por conta da chuva do dia anterior, o asfalto ainda tinha alguns pontos molhados. Na hora do treino da Moto3, os termômetros marcavam 13°C, com o piso chegando a apenas 10°C. A velocidade dos ventos estava em 13 km/h.
 
Por conta das condições do asfalto, boa parte dos pilotos retardou a saída dos boxes, esperando para vê o que acontecia com os poucos que se arriscavam lá fora.
 
Assim, Niccolò Antonelli foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, com 1min55s516. Jules Danilo vinha 3s780 atrás, à frente de ZulFahmi Khairuddin, Alessandro Tonucci, Livio Loi, Hiroki Ono e Darryn Binder.
 
Antonelli completou mais um par de giros antes de voltar para os boxes com seu melhor registro em 1min53s391. Matteo Ferrari agora vinha em segundo, 0s086 atrá, seguido por Loi, Phillip Oettl, Stefano Manzi, Khairuddin, Danilo, Brad e Darryn Binder e Tonucci.
 
Pouco depois, Ferrari baixou para 1min52s581 e tomou a ponta, com Oettl virando 0s353 mais lento para assumir o segundo posto. 
 
Na metade da sessão, apenas 15 pilotos tinham deixado os boxes e registrado tempo. Pela ordem: Ferrari, Jorge Martín, Oettl, Antonelli, Francesco Bagnaia, Antonelli, Loi, Locatelli, Darryn Binder, Manzi, Juanfran Guevara, Khairuddin, Danilo, Brad Binder, Tonucci e Ono.
 
Falando em Juanfran Guevara, o espanhol está na pista poucos dias após ser operado para fixar uma fratura na clavícula esquerda. O piloto da Aspar caiu no final do GP da Espanha — após a bandeirada —, após ser tocado por trás por Karel Hanika. 
 
O piloto tcheco foi punido pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) com cinco pontos de punição e, por isso, vai largar do pit-lane independentemente da posição que conquiste no treino classificatório.
 
Com 1min50s700, Martín assumiu o comando da sessão, 0s066 à frente de Ferrari. Bagnaia, Locatelli e Oettl vinham logo atrás para completar o top-5.
 
Com menos de 15 minutos para o fim da sessão, Fabio Quartararo, que corre em casa pela primeira vez no Mundial, deixou os boxes para completar seus primeiros giros. Romano Fenati seguiu o mesmo caminho pouco depois.
 
Em seu décimo giro na sessão, Bagnaia anotou 1min50s031 e assumiu o comando do treino, com Alexis Masbou se colocando em segundo, 0s480 atrás. Martín tinha a terceira marca, à frente de Ferrari e Locatelli. 
 
Na pista para a reta final da sessão, John McPhee anotou 1min50s506 e assumiu o segundo posto, caindo para terceiro na sequência, com Danilo se instalando entre ele e Bagnaia.
 
Quase que imediatamente, Fenati passou em 1min49s992 e assumiu a liderança, mas caiu um posto na sequência com McPhee virando 0s150 mais rápido.
 
Jakub Kornfeil também melhorou na sequência e passou a ocupar o segundo posto, à frente de Bagnaia e Danilo.
 
Fenati baixou sua marca para 1min47s543 e recuperou a ponta, com Danny Kent virando 0s582 mais lento para assumir o segundo lugar. Oettl vinha na sequência, com McPhee e Kornfeil completando o top-5.
 
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, a direção de prova sinalizou que María Herrera deveria encostar a Husqvarna #6 por conta de um problema mecânico com a moto.
 
Pouco depois, Kent baixou para 1min46s996 e assumiu o comando da sessão, abrindo 0s547 de vantagem para Fenati.
 
Na sequência, McPhee sofreu uma queda na entrada da curva 10, um ponto bastante rápido do circuito Bugatti. O piloto do Team Germany deixou a pista mancando.
 
Tentado melhorar sua marca, Romano Fenati escapou da pista, mas conseguiu voltar sem maiores problemas. 
 
Ao completar seu sétimo giro na sessão, Kent cravou 1min46s193, abrindo 1s350 de vantagem para Fenati, que vinha em segundo. Antonelli tinha o terceiro tempo, à frente de Kornfeil, Brad Binder, Isaac Viñales, Loi, Martín, Masbou e Ferrari.
 
Com a bandeira quadriculada tremulando na reta de Le Mans, Bagnaia saltou para o nono posto, 2s262 atrás de Kent, que liderava.
 
Antes de encerrar os trabalhos, Remy Gardner perdeu a frente na curva 12 e acabou caindo, mas foi um incidente sem maiores consequências.
 
Em seu último giro na sessão, Kent baixou para 1min46s132 e garantiu a liderança do primeiro treino na França com 0s709 de vantagem para Fenati. Antonelli completa o top-3.

Moto3, GP da França, Le Mans, 1º Treino Livre:

 
1
52
DANNY KENT
ING
KIEFER Honda
1:46.132
 
2
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
1:46.841
+0.709
3
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
ONGETTA Honda
1:47.351
+1.219
4
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI Honda
1:47.452
+1.320
5
10
ALEXIS MASBOU
FRA
RTG Honda
1:47.558
+1.426
6
32
ISAAC VIÑALES
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
1:47.702
+1.570
7
41
BRAD BINDER
SAF
RED BULL KTM AJO
1:47.723
+1.591
8
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
SEPANG KTM
1:47.754
+1.622
9
88
JORGE MARTÍN
ESP
ASPAR Mahindra
1:48.068
+1.936
10
11
LIVIO LOI
BEL
RW Kalex KTM
1:48.095
+1.963
11
95
JULES DANILO
FRA
ONGETTA Honda
1:48.130
+1.998
12
31
NIKLAS AJO
FIN
RBA KTM
1:48.142
+2.010
13
12
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
1:48.409
+2.277
14
21
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
ASPAR Mahindra
1:48.455
+2.323
15
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
RED BULL KTM AJO
1:48.602
+2.470
16
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
GRESINI Honda
1:48.778
+2.646
17
29
STEFANO MANZI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
1:48.913
+2.781
18
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
SEPANG KTM
1:49.043
+2.911
19
65
PHILIPP OETTL
ALE
SCHEDL GP KTM
1:49.054
+2.922
20
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
AMBROGIO  Mahindra
1:49.290
+3.158
21
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
KIEFER Honda
1:49.325
+3.193
22
20
FABIO QUARTARARO
FRA
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
1:49.330
+3.198
23
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
1:49.383
+3.251
24
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Mahindra
1:49.769
+3.637
25
98
KAREL HANIKA
TCH
RED BULL KTM AJO
1:49.941
+3.809
26
40
DARRYN BINDER
RSA
AMBROGIO Mahindra
1:50.232
+4.100
27
76
HIROKI ONO
JAP
KIEFER Honda
1:50.656
+4.524
28
2
REMY GARDNER
AUS
CIP Mahindra
1:51.518
+5.386
29
22
ANA CARRASCO
ESP
RBA KTM
1:51.675
+5.543
30
91
GABRIEL RODRIGO
ARG
RBA KTM
1:52.243
+6.111
31
24
TATSUKI SUZUKI
JAP
CIP Mahindra
1:52.490
+6.358
32
9
JORGE NAVARRO
ESP
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
1:52.981
+6.849
33
16
ANDREA MIGNO
ITA
VR46 KTM
1:53.514
+7.382
 
 
TEMPO 107%
TL1
 
1:53.561
 
 
6
MARÍA HERRERA
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
2:02.600
+16.468
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
1:42.636
146.7 km/h
MELHOR VOLTA
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
1:42.491
146.9 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 13ºC | pista: 10ºC

ROCK STAR

James Toseland teve o mundo das motos de produção aos seus pés por duas vezes, mas teve de buscar um novo caminho após sofrer uma lesão. Em 2011, aos 31 anos, o então bicampeão do Mundial de Superbike se despediu do esporte profissional de forma precoce. Com uma vitoriosa carreira encerrada, Toseland precisou refazer sua história e encontrou um novo caminho nos braços de seu primeiro amor: a música. O britânico passou a compôr e se aliou ao produtor Toby Jepson para lançar seu primeiro álbum com uma banda que leva seu sobrenome.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.