Em treino de pouca movimentação por conta do asfalto úmido, Kent sobra e dita ritmo no 1º treino da Moto3 em Le Mans
Com algumas manchas molhadas no asfalto de Le Mans, o treino da Moto3 foi de pouca ação, com as coisas esquentando apenas no quarto final do exercício. Líder do Mundial, Danny Kent liderou a sessão à frente de Romano Fenati e Niccolò Antonelli
A cobertura completa do GP da França no GRANDE PRÊMIO |
Quando a fase é bom, não importa a condição. Danny Kent abriu os trabalhos para o GP da França de Moto3 desfilando um ótimo ritmo em Le Mans e garantiu a liderança da primeira sessão de treinos livres desta sexta-feira (15), à frente de Romano Fenati e Niccolò Antonelli.
O primeiro treino do fim de semana no circuito Bugatti demorou a engrenar. Por conta da chuva da noite anterior, o asfalto ainda tinha algumas manchas molhadas, embora o dia fosse de sol e céu azul.
Danny Kent foi o mais rápido nesta manhã em Le Mans (Foto: Kiefer)
Por conta das condições de pista, boa parte dos pilotos retardou a saída dos boxes, com o exercício começando para valer apenas no quarto final.
Líder do Mundial, Kent iniciou uma disputa com Fenati pela ponta da tabela, mas logo mostrou ao piloto do Team Sky VR46 que tinha ritmo de sobra e garantiu o topo da tabela com 0s709 de vantagem. Terceiro colocado, Antonelli ficou a 1s219 do líder.
Com 1min47s452, Enea Bastianini faturou a quarta colocação, à frente de Alexis Masbou, que corre em casa neste fim de semana. Isaac Viñales aparece logo atrás.
1s591 mais lento que o líder, Brad Binder ficou com o sétimo lugar na tabela, com Jakub Kornfeil, Jorge Martín e Livio Loi fechando o rol dos dez melhores.
Saiba como foi o primeiro treino da Moto3 em Le Mans:
A sexta-feira em Le Mans começou com sol e céu azul, mas, por conta da chuva do dia anterior, o asfalto ainda tinha alguns pontos molhados. Na hora do treino da Moto3, os termômetros marcavam 13°C, com o piso chegando a apenas 10°C. A velocidade dos ventos estava em 13 km/h.
Por conta das condições do asfalto, boa parte dos pilotos retardou a saída dos boxes, esperando para vê o que acontecia com os poucos que se arriscavam lá fora.
Assim, Niccolò Antonelli foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, com 1min55s516. Jules Danilo vinha 3s780 atrás, à frente de ZulFahmi Khairuddin, Alessandro Tonucci, Livio Loi, Hiroki Ono e Darryn Binder.
Antonelli completou mais um par de giros antes de voltar para os boxes com seu melhor registro em 1min53s391. Matteo Ferrari agora vinha em segundo, 0s086 atrá, seguido por Loi, Phillip Oettl, Stefano Manzi, Khairuddin, Danilo, Brad e Darryn Binder e Tonucci.
Pouco depois, Ferrari baixou para 1min52s581 e tomou a ponta, com Oettl virando 0s353 mais lento para assumir o segundo posto.
Na metade da sessão, apenas 15 pilotos tinham deixado os boxes e registrado tempo. Pela ordem: Ferrari, Jorge Martín, Oettl, Antonelli, Francesco Bagnaia, Antonelli, Loi, Locatelli, Darryn Binder, Manzi, Juanfran Guevara, Khairuddin, Danilo, Brad Binder, Tonucci e Ono.
Falando em Juanfran Guevara, o espanhol está na pista poucos dias após ser operado para fixar uma fratura na clavícula esquerda. O piloto da Aspar caiu no final do GP da Espanha — após a bandeirada —, após ser tocado por trás por Karel Hanika.
O piloto tcheco foi punido pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) com cinco pontos de punição e, por isso, vai largar do pit-lane independentemente da posição que conquiste no treino classificatório.
Com 1min50s700, Martín assumiu o comando da sessão, 0s066 à frente de Ferrari. Bagnaia, Locatelli e Oettl vinham logo atrás para completar o top-5.
Com menos de 15 minutos para o fim da sessão, Fabio Quartararo, que corre em casa pela primeira vez no Mundial, deixou os boxes para completar seus primeiros giros. Romano Fenati seguiu o mesmo caminho pouco depois.
Em seu décimo giro na sessão, Bagnaia anotou 1min50s031 e assumiu o comando do treino, com Alexis Masbou se colocando em segundo, 0s480 atrás. Martín tinha a terceira marca, à frente de Ferrari e Locatelli.
Na pista para a reta final da sessão, John McPhee anotou 1min50s506 e assumiu o segundo posto, caindo para terceiro na sequência, com Danilo se instalando entre ele e Bagnaia.
Quase que imediatamente, Fenati passou em 1min49s992 e assumiu a liderança, mas caiu um posto na sequência com McPhee virando 0s150 mais rápido.
Jakub Kornfeil também melhorou na sequência e passou a ocupar o segundo posto, à frente de Bagnaia e Danilo.
Fenati baixou sua marca para 1min47s543 e recuperou a ponta, com Danny Kent virando 0s582 mais lento para assumir o segundo lugar. Oettl vinha na sequência, com McPhee e Kornfeil completando o top-5.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, a direção de prova sinalizou que María Herrera deveria encostar a Husqvarna #6 por conta de um problema mecânico com a moto.
Pouco depois, Kent baixou para 1min46s996 e assumiu o comando da sessão, abrindo 0s547 de vantagem para Fenati.
Na sequência, McPhee sofreu uma queda na entrada da curva 10, um ponto bastante rápido do circuito Bugatti. O piloto do Team Germany deixou a pista mancando.
Tentado melhorar sua marca, Romano Fenati escapou da pista, mas conseguiu voltar sem maiores problemas.
Ao completar seu sétimo giro na sessão, Kent cravou 1min46s193, abrindo 1s350 de vantagem para Fenati, que vinha em segundo. Antonelli tinha o terceiro tempo, à frente de Kornfeil, Brad Binder, Isaac Viñales, Loi, Martín, Masbou e Ferrari.
Com a bandeira quadriculada tremulando na reta de Le Mans, Bagnaia saltou para o nono posto, 2s262 atrás de Kent, que liderava.
Antes de encerrar os trabalhos, Remy Gardner perdeu a frente na curva 12 e acabou caindo, mas foi um incidente sem maiores consequências.
Em seu último giro na sessão, Kent baixou para 1min46s132 e garantiu a liderança do primeiro treino na França com 0s709 de vantagem para Fenati. Antonelli completa o top-3.
Moto3, GP da França, Le Mans, 1º Treino Livre:
1 |
52 |
DANNY KENT |
ING |
KIEFER Honda |
1:46.132 | |
2 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
1:46.841 |
+0.709 |
3 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
1:47.351 |
+1.219 |
4 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:47.452 |
+1.320 |
5 |
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
RTG Honda |
1:47.558 |
+1.426 |
6 |
32 |
ISAAC VIÑALES |
ESP |
HUSQVARNA LAGLISSE |
1:47.702 |
+1.570 |
7 |
41 |
BRAD BINDER |
SAF |
RED BULL KTM AJO |
1:47.723 |
+1.591 |
8 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG KTM |
1:47.754 |
+1.622 |
9 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
1:48.068 |
+1.936 |
10 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex KTM |
1:48.095 |
+1.963 |
11 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
1:48.130 |
+1.998 |
12 |
31 |
NIKLAS AJO |
FIN |
RBA KTM |
1:48.142 |
+2.010 |
13 |
12 |
MATTEO FERRARI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
1:48.409 |
+2.277 |
14 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
1:48.455 |
+2.323 |
15 |
44 |
MIGUEL OLIVEIRA |
POR |
RED BULL KTM AJO |
1:48.602 |
+2.470 |
16 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:48.778 |
+2.646 |
17 |
29 |
STEFANO MANZI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
1:48.913 |
+2.781 |
18 |
63 |
ZULFAHMI KHAIRUDDIN |
MAL |
SEPANG KTM |
1:49.043 |
+2.911 |
19 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
1:49.054 |
+2.922 |
20 |
19 |
ALESSANDRO TONUCCI |
ITA |
AMBROGIO Mahindra |
1:49.290 |
+3.158 |
21 |
7 |
ÉFREN VÁZQUEZ |
ESP |
KIEFER Honda |
1:49.325 |
+3.193 |
22 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:49.330 |
+3.198 |
23 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
RTG Honda |
1:49.383 |
+3.251 |
24 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
ASPAR Mahindra |
1:49.769 |
+3.637 |
25 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
RED BULL KTM AJO |
1:49.941 |
+3.809 |
26 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
AMBROGIO Mahindra |
1:50.232 |
+4.100 |
27 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
KIEFER Honda |
1:50.656 |
+4.524 |
28 |
2 |
REMY GARDNER |
AUS |
CIP Mahindra |
1:51.518 |
+5.386 |
29 |
22 |
ANA CARRASCO |
ESP |
RBA KTM |
1:51.675 |
+5.543 |
30 |
91 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
1:52.243 |
+6.111 |
31 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
1:52.490 |
+6.358 |
32 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:52.981 |
+6.849 |
33 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
1:53.514 |
+7.382 |
TEMPO 107% |
TL1 |
1:53.561 | ||||
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
HUSQVARNA LAGLISSE |
2:02.600 |
+16.468 | |
RECORDE |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
VR46 KTM |
1:42.636 |
146.7 km/h | |
MELHOR VOLTA |
ÉFREN VÁZQUEZ |
ESP |
RTG Honda |
1:42.491 |
146.9 km/h | |
Condições do tempo |
PISTA SECA |
ar: 13ºC | pista: 10ºC |