Bastianini segue calvário e perde próximas três etapas após acidente na Catalunha

Ducati confirmou que Enea Bastianini passou por cirurgias no tornozelo e na mão. Piloto perderá mais etapas na conturbada temporada 2023 da MotoGP e só deve voltar na Indonésia

A Ducati anunciou, nesta segunda-feira (4), que o piloto italiano Enea Bastianini passou por cirurgia no tornozelo esquerdo e na mão esquerda após o forte acidente sofrido no GP da Catalunha, da MotoGP, disputado no último domingo. Ele iniciará o processo de recuperação e está fora das próximas três corridas.

Logo na largada, Enea errou a freada da curva 1 do circuito de Barcelona e acabou caindo, gerando um big-one que também vitimou Johann Zarco, Marco Bezzecchi, Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio. Apesar da bandeira vermelha, não voltou para a corrida com as dores sofridas no tornozelo e na mão.

As cirurgias foram performadas e concluídas com sucesso pelos professores Fabio Catani e Luigi Trallo, da Policlínica de Modena, na Itália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Enea Bastianini (Foto: Ducati)

Terceiro colocado na MotoGP em 2022, Enea vive um ano bastante complicado logo em sua temporada de estreia na equipe de fábrica da Ducati. O piloto sofreu uma queda na corrida sprint de Portugal, na abertura do campeonato, e com lesões no ombro, perdeu as três primeiras etapas do ano. Quando tentou retornar, na Espanha, sofreu com as dores e optou por ficar mais duas provas de fora, estreando oficialmente no ano apenas no GP da Itália.

A Ducati ainda não anunciou o substituto de Bastianini para as próximas etapas. Em outras ausências, o italiano acabou substituído pelos compatriotas Michele Pirro e Danilo Petrucci. Enea atualmente é o 18º colocado no Mundial de Pilotos, com 25 pontos.

Na recuperação da cirurgia, Bastianini está fora do GP de San Marino e da Riviera de Rimini, marcado para 10 de setembro, além das etapas da Índia — 24 de setembro — e do Japão — 1 de outubro. A tentativa de retorno de Enea acontece em 15 de outubro, na Indonésia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.