Espargaró domina classificação da Moto2 em Valência e bate Márquez em poles na temporada

Pol Espargaró sobrou na classificação deste sábado (10) e garantiu sua oitava pole no ano mesmo após queda. Com punição de Marc Márquez, Thomas Lüthi sai em segundo, à frente de Takaaki Nakagami

►Confira as melhores imagens do Mundial de Motovelocidade em Valência

O treino classificatório em Valência começou com pista seca e uma posição definida. Independente do resultado da pista, Marc Márquez já sabia que vai largar em 33º. O piloto foi colocado na última posição do grid após ser punido pela direção de prova por ter provocado uma queda de Simone Corsi durante a segunda sessão de treinos livres.

A punição, entretanto, não evitou que o campeão da temporada mostrasse um ritmo forte – inclusive sofrendo uma queda com cinco minutos para o fim da sessão. O espanhol andou entre os ponteiros durante toda a sessão, mas no seco, Pol Espargaró tem exibido uma ótima forma e garantiu a pole apesar de ter sofrido um acidente.

Espargaró bateu Márquez no número de poles na temporada (Foto: MotoGP)

Márquez anotou o segundo melhor tempo, 0s406 atrás de Pol, mas com a punição, Thomas Lüthi e Takaaki Nakagami é que vão completar a primeira fila. 

Nico Terol aparece na sequência, seguido por Jordi Torres e Dominique Aegerter. Scott Redding vai largar em sétimo, acompanhado por Simone Corsi e Andrea Iannone. Johann Zarco ficou com a décima posição do grid.

Eric Granado fez a 32ª melhor marca da sessão. O brasileiro anotou 1min39s602 em seu melhor giro, 4s411 atrás de Pol. Com a punição de Márquez, o piloto da JiR vai largar em 31º.

Saiba como foi a classificação da Moto2:
 
O treino da Moto2 começou com uma forte queda de Elena Rosell. A espanhola não se feriu, mas danificou bastante a moto e não teve como voltar para a pista para participar da sessão classificatória. 
 
Márquez começou o treino na ponta, com a melhor volta em 1min35s862. Corsi vinha em segundo, seguido por Zarco, Mike Di Meglio, Redding e Iannone. 
 
Márquez liderou os primeiros minutos da sessão, mas era acompanhado de perto por Espargaró. O piloto da Pons logo conseguiu anotar a melhor volta e assumiu a ponta com 1min35s487.
Punido, Márquez vai largar em último em Valência (Foto: MotoGP)
Com menos de 15 minutos para o fim, Espargaró seguia na ponta, mas vinha se esforçando para baixar sua marca. Márquez tinha o segundo posto, à frente de Nakagami, Lüthi, Aegerter, Corsi, Redding, Iannone, Zarco e Julian Simon. 
 
Na sequência, Pol sofreu uma queda em Valência e destruiu a Kalex. Apesar de não ter se ferido com seriedade, Espargaró precisou de uma carona para voltar aos boxes e não teve como voltar para a pista para defender seu posto no grid. Com cinco minutos para o fim, Márquez seguiu os passos do rival e também se acidentou em Valência. 
 
Nos instantes finais, Lüthi anotou 1min35s756 e subiu para o terceiro posto. Com o cronometro zerado, ninguém conseguiu alcançar a marca de Espargaró, que garantiu sua oitava pole no ano. 

Moto2, GP de Valência, Ricardo Tormo, Grid de Largada:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.