Fábricas defendem comunicação tradicional e rejeitam sistema eletrônico de mensagens na MotoGP

Representantes de Yamaha, Honda e Ducati rejeitaram a introdução de um sistema eletrônico para que as equipes possam se comunicar com os pilotos durante as corridas. Comunicação atual na MotoGP é feita por meio do pit-board

A ideia de introduzir um sistema eletrônico de comunicação entre pilotos e equipes na MotoGP não conta com o apoio das fábricas. Os responsáveis pelos projetos de Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki não enxergam a necessidade de tal aparelho.
 
Sem equipamentos de rádio como na F1, por exemplo, a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, está desenvolvendo um sistema para aumentar a comunicação entre equipes e pilotos.
 
Em meados do mês, o jornal espanhol ‘El Periódico’, revelou que o projeto, que está em fase de desenvolvimento avançada, quer permitir que as equipes utilizem um sistema que já é usado pela Direção de Prova para enviar informações aos competidores.
Shuhei Nakamoto, Kouichi Tsuji e Gigi Dall'Igna manifestaram oposição à ideia de mudança na comunicação (Foto: Yamaha)

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Hoje, toda a comunicação entre equipes e pilotos durante a corrida é feita por meio de placas que são exibidas ao longo da reta. O sistema, no entanto, tem limitações, já que um painel pode ser encoberto por outro ou os pilotos terem dificuldade de ver o que está escrito por conta da velocidade.
 

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Atualmente, a Direção de Prova utiliza esse sistema para transmitir quatro mensagens básicas aos pilotos: bandeira vermelha, bandeira preta, aviso de queima de largada e um alerta sobre alguma falha mecânica que force o abandono da corrida.
 
A ideia, então, é que esse sistema seja ampliando, passando a ter a capacidade de transmitir 20 ou 25 mensagens, todas curtas, que a organização do certame está elaborando junto com engenheiros e estrategistas.
 
A expectativa é que o sistema comece a ser testado no mês que vem, em Aragão, mas apesar de pilotos como Valentino Rossi e Andrea Dovizioso terem manifestado apoio à ideia, as fábricas parecem menos convencidas.
 
Líder do grupo da MotoGP da Yamaha, Kouichi Tsuji afirmou que quer manter o modelo atual de comunicação.
 
“Na MotoGP, uma vez que a corrida começa, a comunicação é só por meio do pit-board, tudo diz respeito a decisão do piloto”, disse Tsuji. “Às vezes, isso não é bom para o resultado, especialmente para a Yamaha, mas, às vezes, isso faz corridas muito boas”, comentou.
 
“Eu quero manter a comunicação atual ao invés de ter mais comunicação entre o piloto e a garagem”, frisou.
 
Vice-presidente executivo da HRC, Shuhei Nakamoto citou o exemplo da F1 para indicar os custos como uma razão para não buscar tal sistema.
 
“A F1 tem o sistema de telemetria e também o sistema de comunicação”, lembrou Nakamoto, que já trabalhou na categoria máxima do automobilismo. “Esse sistema é bem útil para controlar os giros e assim por diante. Mas, ao mesmo tempo, o custo é enorme”, apontou. 
 
“Me interessa do ponto de vista tecnológico, mas não acho que a gente precisa deste tipo de sistema de comunicação na MotoGP”, opinou.
 
Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna reconheceu que uma comunicação maior facilitaria algumas corridas, especialmente em caso de flag-to-flag, mas ponderou que prefere gastar dinheiro com outra coisa.
 
“A comunicação entre equipe e piloto poderia ser útil em algumas corridas, especialmente nas corridas flag-to-flag”, falou Dall’Igna. “Mas, falando francamente, eu prefiro gastar dinheiro desenvolvendo a tecnologia da moto”, concluiu.
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