Fenati tira Márquez e Miller para dançar na Argentina e dá ao time de Rossi primeira vitória na Moto3

Em mais um belo duelo até a linha de chegada, a Moto3 viu Romano Fenati conquistar o primeiro triunfo para o time de Valentino Rossi. Álex Márquez e Jack Miller completam o pódio

 A cobertura completa 'in loco' do GP da Argentina no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do domingo de Mundial de Motovelocidade na Argentina

A corrida da MotoGP nem ao menos começou, e Valentino Rossi e Marc Márquez já têm motivos para comemorar. No ano de estreia do Team Sky VR46, o multicampeão da Yamaha viu Romano Fenati conduzir o time à sua primeira vitória na terceira etapa do campeonato, disputado neste domingo (27) em Termas de Río Hondo, na Argentina.
Márquez, por outro lado, pôde comemorar o sétimo pódio do irmão, Álex, na Moto3. O mais jovem dos irmãos de Cervera teve uma bela atuação neste domingo e brigou pela vitória até os metros finais. 
 
Jack Miller, por sua vez, cumpriu muito bem seu papel. Largando mais uma vez na pole, o australiano manteve a ponta na largada, mas foi constantemente pressionado por Éfren Vázquez e Fenati. 
 
Aos poucos, Vázquez se afastou da briga, que passou a envolver Márquez e, mais tarde, Livio Loi, que teve uma grande atuação no traçado argentina.
 
Depois de muitas trocas de posição, Fenati partiu para o ataque na última volta, acabou tocando Márquez e Miller, e conquistou a primeira vitória da equipe VR46.
 
O multicampeão da MotoGP, entretanto, teve que esperar um pouquinho para estourar o champanhe, já que a comissão de segurança decidiu investigar a manobra de Fenati. O próprio piloto, aliás, admitiu ter tocado os rivais após ter perdido a traseiro. 
Rapidamente, os comissários validaram o resultado da pista, confirmando a vitória de Romano Fenati com 0s099 de vantagem para Márquez. Jack Miller ficou com o terceiro posto.
 
Naquela que foi – até agora – sua melhor atuação na Moto3, Livio Loi completou a disputa em Termas de Río Hondo na quarta colocação, 0s624 após Fenati. 
 
Álex Rins não conseguiu entrar na briga pelo pódio, mas superou Vázquez para ficar com o quinto lugar na Argentina. Isaac Viñales fechou a prova em sétimo, à frente de Niklas Ajo e Danny Kent. Enea Bastianini completa a lista dos dez melhores. 
 
Eric Granado fechou a disputa em 19º. O brasileiro viveu um início de prova movimentado, com muitas mudanças de posição, mas acabou isolado, 9s910 atrás de Bryan Schouten, que vinha em 18º. Apesar dos 48s717 de atraso para Fenati, o piloto de São Paulo terminou a prova em Termas à frente de Jakub Kornfeil, seu companheiro de LaGlisse, que foi derrubado por outro piloto ainda no início da corrida.
Romano Fenati celebra vitória neste domingo em Termas de Río Hondo (Foto: Getty Images)
Confira como foi o GP da Argentina de Moto3 neste domingo
 
Saindo na pole pela segunda vez na temporada, Jack Miller fez uma boa saída e conseguiu manter a frente. Alguns metros mais tarde, Romano Fenati, que também fez uma boa saída, assumiu a liderança, mas logo levou o troco.
 
Mais atrás, Eric Granado começou a escalar o pelotão e aparecia em 21º na terceira volta. Miguel Oliveira e Andrea Locatelli, por outro lado, não tiveram a mesma sorte e ficaram pelo caminho ainda nos primeiros metros. 
 
Na ponta, Miller e Fenati continuavam brigando pela ponta, com o piloto da Red Bull KTM Ajo conseguindo manter a frente. Na entrada da reta principal de Termas, Romano atacou e passou, mas sempre pressionado de perto por Miller.
 
Éfren Vázquez, que mostrou um bom desempenho ao longo de todo o fim de semana, vinha em terceiro, acompanhando de perto a briga pela ponta. Danny Kent tinha o quarto posto, seguido por John McPhee, Álex Rins, Niccolò Antonelli, Isaac Viñales e Álex Márquez. 
 
Rins partiu para o ataque e logo deixou McPhee para trás. Na sequência, John errou e caiu, mas não se feriu com gravidade.
 
Na ponta, a disputa entre Miller e Fenati seguia feroz, com o piloto da Red Bull KTM Ajo levando a melhor. Miller, por sua vez, continuava acompanhando tudo de perto.
 
Pouco antes de abrir a nona volta, Niccolò Antonelli sofreu um forte tombo e deixou a prova. Desta vez, sem levar ninguém junto. 
 
Álex Márquez também começou a agir para escapar o pelotão, deixou o companheiro de Estrella Galicia 0,0 para trás e começou a forçar o ritmo para tentar alcançar Éfren Vázquez, que vinha 1s349 à frente. Mais atrás, Granado aparecia em 20º.
 
Pouco depois, Vázquez atacou Fenati e assumiu o segundo posto, se instalando atrás de Miller. Romano não deixou por menos e atacou na sequência, passando os dois em uma tacada só e assumindo a ponta. 
 
Márquez tanto insistiu que chegou no primeiro pelotão e tirou de Vázquez o terceiro posto. Rins também entrou na disputa e começou a armar o ataque para cima de Éfren. 
 
No fim da reta de Termas, Miller atacou e recuperou a liderança. Restavam seis voltas para o fim da disputa de Termas de Río Hondo. Fenati vinha em segundo, à frente de Márquez, Vázquez, Rins, Loi, Kent, Viñales, Ajo e Bastianini. Granado era o 21º.
 
Fenati não se deu por vencido, atacou de novo e recuperou a ponta, agora seguido por Márquez e Miller. Jack passou Álex e o trio continuou rodando junto na pista argentina. 
 
No miolo, Miller atacou e assumiu a liderança, com Fenati se defendendo do ataque de Rins. Romano conseguiu se manter à frente, mas os três continuaram colados.
 
Mais atrás, Karel Hanika foi ejetado da moto e sofreu um forte tombo. Apesar do susto, o piloto tcheco não se feriu com gravidade.
 
Com dois giros para o fim, Álex passou Fenati e saltou para o segundo posto, tomando a ponta de Fenati na sequência. Não demorou, Romano deu o troco, mas levou o xis na sequência e ainda foi batido por Miller. 
 
Miller atacou Márquez e assumiu a ponta, mas Álex conseguiu reagir. Nesse ponto, Livio Loi também aparecia na luta pela ponta. O quarteto seguiu pegado, até que Fenati chegou bem perto de Márquez, que recolheu, e depois tocou em Miller, para abrir caminho para o primeiro triunfo do Team Sky VR46.

Moto3, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Final:
1 5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM 38:34.451 21 voltas
2 12 ÁLEX MARQUEZ ESP ESTRELLA GALICIA Honda +0.099  
3 8 JACK MILLER AUS AJO KTM +0.540  
4 11 LIVIO LOI BEL MARC VDS Kalex KTM +0.624  
5 42 ALEX RINS ESP ESTRELLA GALICIA Honda +5.530  
6 7 EFREN VÁSQUEZ ESP RTG Honda +5.653  
7 25 ISAAC VIÑALES ESP CALVO KTM +8.965  
8 31 NIKLAS AJO FIN AJO Husqvarna +14.985  
9 52 DANNY KENT ING AJO Husqvarna +15.043  
10 33 ENEA BASTIANINI ITA JUNIOR TEAM KTM +17.310  
11 10 ALEXIS MASBOU FRA AIRASIA Honda +18.821  
12 58 JUANFRAN GUEVARA ESP ASPAR Kalex KTM +19.038  
13 19 ALESSANDRO TONUCCI ITA CIP  Mahindra +19.197  
14 41 BRAD BINDER SAF AMBROGIO Mahindra +29.001  
15 63 ZULFAHMI KHAIRUDDIN MAL ONGETTA-AIRASIA Honda +38.124  
16 80 HAFIQ AZMI MAL SIC-AJO KTM +38.610  
17 9 SCOTT DEROUE ALE RW Kalex KTM +38.669  
18 51 BRYAN SCHOUTEN ALE CIP Mahindra +38.807  
19 57 ERIC GRANADO BRA CALVO KTM +48.717  
20 84 JAKUB KORNFEIL TCH CALVO KTM +58.925  
21 65 PHILIPP OETTL ALE INTERWETTEN Kalex KTM +59.582  
22 61 ARTHUR SISSIS AUS MAHINDRA +1:00.029  
23 20 ANA CARRASCO ESP RW Kalex KTM +1:00.112  
24 95 JULES DANILO FRA AMBROGIO Mahindra +1:06.128  
25 23 NICCOLO ANTONELLI ITA JUNIOR TEAM KTM +1:10.178  
26 4 GABRIEL RAMOS VEN KIEFER Kalex KTM +1:20.240  
27 3 MATTEO FERRARI ITA TEAM ITALIA Mahindra +2 voltas NC
28 95 KAREL HANIKA TCH AJO KTM +3 voltas NC
29 43 LUCA GRUNWALD ALE KIEFER Kalex KTM +12 voltas NC
30 14 FRANCESCO BAGNAIA ITA VR46 KTM +13 voltas NC
31 17 JOHN McPHEE ING RTG Honda +14 voltas NC
32 55 ANDREA LOCATELLI ITA TEAM ITALIA Mahindra    
33 44 MIGUEL OLIVEIRA POR MAHINDRA    
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a terceira etapa do Mundial de Motovelocidade com as repórteres Evelyn Guimarães e Juliana Tesser. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.