Aldeguer supera Canet em agitada última volta e leva GP da Austrália na Moto2. Moreira é 5º

Fermín Aldeguer largou na frente, perdeu posições durante a prova, mas se recuperou e conseguiu ser rápido o bastante para triunfar em solo australiano após intensa batalha contra Arón Canet

Fermín Aldeguer venceu a eletrizante briga com Arón Canet e conseguiu a vitória no GP da Austrália da Moto2 neste sábado (19), em Phillip Island. O #54 largou na frente, perdeu posições durante a prova, mas se recuperou e conseguiu ser rápido o bastante para triunfar em solo australiano.

Após se recuperar depois de perder duas posições na largada e abrir vantagem a partir da primeira metade da corrida, o piloto da SpeedUp buscou a vitória nas últimas curvas, em um duelo eletrizante contra Canet e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Senna Agius, Ai Ogura e o brasileiro Diogo Moreira fecharam o top-5 na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade.

Líder do campeonato, Ogura poderia se sagrar campeão da temporada na Austrália, mas dependia do insucesso de muitos pilotos e, mesmo concluindo a prova em quarto, deixa a decisão para o GP da Tailândia, no próximo fim de semana.

Fermín Aldeguer (Foto: Divulgação/MotoGP)

Moto2 volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 25 e 27 de outubro, com o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o GP da Austrália da Moto2:

Phillip Island prometeu e entregou boas competições ao longo do fim de semana e, no caso da Moto2, não foi diferente. Os pilotos largaram buscando as melhores posições na longa inclinação à direita da curva 1.

Aldeguer, que largou na pole, não conseguiu iniciar bem a prova e perdeu a liderança na primeira curva para López e Canet.

A agitada largada da Moto2 na Austrália (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Logo na curva 2, Dennis Dixon e Dennis Foggia se enroscaram e provocaram a primeira bandeira amarela da prova. Após o choque, os dois pilotos não conseguiram voltar e abandonaram a corrida sem completar uma volta.

Líder do campeonato, Ogura aproveitou a confusão para ganhar posições e subiu de nono para quinto nos primeiros giros. A partir daí, López tentou se consolidar como líder da prova e fugir dos adversários, mas foi ultrapassado por Canet faltando 19 voltas para o fim da corrida.

Dixon e Foggia se enroscaram e provocaram primeiro acidente da Moto2 na Austrália (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Nas voltas seguintes, o #44, assim como na Indonésia, começou a abrir para o restante do pelotão, enquanto a briga mais acirrada passou a ser entre López e Aldeguer, companheiros de equipe, pelo segundo posto da prova.

O brasileiro Diogo Moreira conseguiu se livrar dos problemas e também figurava no pelotão da frente, dentro do top-5, bem próximo de Ogura, em quarto.

A 15 volta para o fim, mais ultrapassagens. Aldeguer conseguiu chegar em Canet, forçou a ultrapassagem e retomou a liderança da corrida. López também aproveitou a manobra do #54 e conseguiu buscar a segunda posição.

Aldeguer ultrapassou Canet e retomou liderança na Moto2 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Canet iniciou uma tentativa de retomada e começou a perseguir Aldeguer, diminuindo a vantagem para o #54 para 0,7s. Canet continuou diminuindo a distância e escolheu o momento certo para dar o bote e reassumir a ponta a sete voltas para o fim.

Um pouco mais atrás, Moreira passou a caçar Ogura pela quinta posição e mostrou um ritmo muito forte em Phillip Island para concluir a prova dentro do top-5.

López seguia em uma sólida terceira posição, mas a três voltas para o fim perdeu o controle da moto e caiu. O terceiro lugar foi ocupado por Agius, seguido de Ogura e Moreira.

Canet retomou a liderança da prova com sete para o final (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na ponta, a emocionante disputa entre Aldeguer e Canet durou até os últimos giros e pautou a corrida australiana.

Os dois trocaram a liderança até as últimas curvas, mas o #54 conseguiu sair na frente na última sinuosidade, após uma polêmica manobra, e venceu a corrida de maneira heroica.

Moto2 2024, GP da Austrália, Phillip Island, Resultado final:

1F ALDEGUERSpeedUp Boscoscuro23 voltas
2A CANETFantic Kalex+0.194
3S AGIUSHusqvarna Intact GP+7.228
4A OGURAMSI Kalex+8.385
5D MOREIRAItaltrans Kalex+8.397
6M GONZÁLEZGresini Kalex+10.742
7B BALTUSRW-Idrofoglia Kalex+10.775
8T ARBOLINOMarc VDS Kalex+17.343
9S GARCÍAMSI Kalex+17.591
10M RAMÍREZAmerican Racing Kalex+17.721
11J ALCOBAYamaha VR46 Kalex+29.360
12D BINDERHusqvarna Intact GP+29.387
13A ARENASGresini Kalex+29.864
14F SALACMarc VDS Kalex+30.077
15M AJIHonda Team Asia Kalex+30.465
16I GUEVARACFMOTO Aspar Kalex+43.934
17A ESCRIGForward Factory Team+43.940
18H VOIGHTPreicanos Racing Team+51.232
19X ARTIGASForward Factory Team+1:15.530
20X CARDELUSFantic Kalex+1:22.861
21D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo Kalex+1 volta
22A LÓPEZSpeedUp BoscoscuroAbandonou
23A SASAKIYamaha VR46 KalexAbandonou
24J MASIÀPreicanos Racing TeamAbandonou
25Z VD GOORBERGHRW-Idrofoglia KalexAbandonou
26J DIXONCFMOTO Aspar KalexAbandonou
27D FOGGIAItaltrans KalexAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.