FIM culpa novo asfalto, mas promete investigação para identificar causa de problemas em Silverstone

O Mundial de Motovelocidade teve a difícil decisão de cancelar o GP da Grã-Bretanha. Neste domingo (26), por motivos de segurança, a organização optou por não realizar a prova em Silverstone, e Franco Uncini, comissário de segurança da FIM, afirmou que uma investigação vai ser aberta para descobrir o verdadeiro motivo da situação

O Mundial de Motovelocidade teve de lidar com o cancelamento do GP da Grã-Bretanha deste domingo (26). Em uma coletiva de imprensa realizada no circuito, Franco Uncini explicou que uma investigação vai ser aberta para entender os verdadeiros motivos de todo o problema com o novo asfalto.
 
A reclamação da nova superfície começou ainda na sexta-feira. Após os primeiros treinos, os pilotos comentaram que o recapeamento estava mal feito e Marc Márquez chegou a dizer que quem fez o trabalho sequer deveria cobrar.
 
Na classificação, as atividades chegaram a ser atrasadas por causa da chuva e o acúmulo de água no traçado. Isso causou até mesmo alteração da programação para o domingo, com a classe rainha do Mundial abrindo o dia. 
 
Entretanto, nada foi suficiente, pois a chuva chegou mais cedo e as poças estavam bastante perigosas no traçado para realizar as provas. “Nós discutimos ontem sobre as melhorias do asfalto do circuito, com certeza”, apontou Uncini.
Chuva causou transtornos em Silverstone (Foto: Red Bull KTM Ajo)

“Vamos abrir uma investigação, que deve durar umas seis semanas, para sabermos qual foi realmente o problema dessa situação. Nós esperaremos esse tempo para saber qual foi exatamente o problema, mas com certeza foi o novo asfalto”, continuou.
 

Franco ainda respondeu uma questão durante a coletiva dizendo que o trabalho do asfalto parecia bom na primeira inspeção, ainda em fevereiro. “Eu vim no início, quando havia sido acabado de colocar o asfalto, no final de fevereiro, e quando fiz a inspeção parecia muito bom”, explicou.
 
"Isso foi confirmado por Cal Crutchlow, que fez o teste com a moto um mês depois. Ele disse que estava um pouco irregular, mas perfeito naquela época. E então foi descoberto durante a F1, que estava bastante irregular. A superfície se degradou de fevereiro para julho. Teremos que esperar essas seis semanas para ver exatamente o que aconteceu. Honestamente, nesses dois meses estava bom’, encerrou.
 
O Mundial de Motovelocidade agora se dirige para o GP de San Marino, próxima etapa do calendário. A prova acontece daqui duas semanas, no dia 9 de setembro.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.