FIM divulga relatório técnico e aponta erro de Salom na freada como causa de acidente fatal em Barcelona

Relatório elaborado pelo perito judicial Angle Calzada Gomez, junto com Lluis Lleonart Gomez, um especialista de telemetria independente indicado pela família Salom, sob a supervisão de Danny Aldridge, diretor-técnico e de tecnologia da MotoGP, apontou um erro como causa para o acidente fatal de Luis Salom na curva 12 de Montmeló

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta sexta-feira (22) um relatório sobre o acidente fatal de Luis Salom confirmando que a queda foi causada por um erro do piloto. O documento apoia parte da declaração anterior feita pela equipe Stop & Go.
 
Luis Salom morreu em decorrência de um acidente em Montmeló (Foto: Divulgação/MotoGP)

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Supervisionado pelo diretor-técnico e de tecnologia da MotoGP, Danny Aldridge, o relatório foi elaborado pelo perito judicial Angle Calzada Gomez, junto com Lluis Lleonart Gomez, um especialista de telemetria independente indicado pela família Salom.

A inspeção na moto #39, que foi feita na presença de integrantes da SAG e da família do piloto, mostrou não que há falhas aparentes na Kalex e, tampouco, nos pneus.
 

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Segundo o relatório, o acidente foi causado por Luis ter freado fora do ponto ideal, em inclinação, o que resultou na perda de aderência na roda dianteira, culminando com a queda. 

 
Inicialmente, a SAG sugeriu que uma ondulação na pista tinha sido a causa do acidente, mas os peritos não encontrarem evidência que suporte essa conclusão.
 
“Confirmando a análise inicial, o Sr. Gomez relatou que os dados mostram que, no momento do acidente, a moto estava 4 km/h mais lenta do que em sua volta mais rápida, mas, no momento da freada, o piloto estava sete ou oito metros mais próximo da curva do que em sua volta mais rápida”, indicou o relatório. “Ele confirmou que no trecho de reta entre as duas curvas, houve um corte parcial na aceleração”, seguiu.
 
“O Sr. Gomez especulou que o piloto pode ter olhado para trás e, quando olhou para frente, calculou mal sua posição, ou estava um pouco fora da linha. Isso pode ter resultado em uma pressão maior do que a usual sendo aplicada no freio, o que ficou indicado na telemetria. Como resultado por estar fora da linha e pela forte freada, a roda dianteira perdeu tração, resultando na queda”, detalhou.
 
“O Sr. Gomez confirmou que não viu nada de incomum que fosse uma preocupação. Ele também confirmou que não há evidência nos dados que apontem para um problema com a superfície da pista, incluindo ondulações”, concluiu.
Telemetria da moto de Luis Salom levou especialistas a apontaram erro do piloto como causa para acidente (Foto: Reprodução)
Além disso, o relatório também afirma que “os pneus dianteiros e traseiros foram inspecionados e estavam em boas condições. Os dados mostram que a pressão do pneu traseiro estava dentro do recomendado no momento do acidente”.
 
Durante a inspeção da moto, os especialistas notaram que o acelerador da moto estava solto, mas acreditam que isso tenha sido causado pelo acidente e não por um problema prévio.
 
O relatório não aponta problemas na pista, mas a área de escapa asfaltada contribuiu para o desfecho do acidente, já que não foi capaz de reduzir a velocidade da moto ou de Salom, como provavelmente teria acontecido com brita.

 

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