FIM e Dorna celebram aliança e renovam acordo de promoção da MotoGP até 2060
A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Dorna anunciaram nesta quinta-feira (5) a renovação do contrato de promoção da MotoGP por mais 35 anos. Acordo envolve, também, MotoE, Mundial de Superbike, Mundial Júnior e Mundial Feminino de Motovelocidade
FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e Dorna Sports vão seguir trabalhando juntas por, pelo menos, outros 35 anos. O contrato de promoção não só da MotoGP, mas de outras categorias importantes do esporte, foi renovado até 2060.
A Dorna assegurou os direitos de promoção do Mundial de Motovelocidade pela primeira vez em 1992. A parceria fez crescer a popularidade e o sucesso do esporte, com a MotoGP em uma trajetória de crescimento global nas últimas temporadas.
Relacionadas
No comunicado enviado à imprensa, Dorna e FIM destacam a atuação conjunta com a IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas) e o impressionante nível de consenso entre as partes.
A MotoGP, Moto2 e Moto3 não são as únicas afetadas por esta renovação. O acordo envolve, também, MotoE, Mundial de Superbike, Mundial Júnior e Mundial Feminino de Motovelocidade.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Presidente da FIM, Jorge Viegas celebrou o novo acordo e se mostrou confiante no crescimento da MotoGP nos próximos anos.
“Este é um momento incrivelmente importante e um que resulta em clareza a longo prazo e segurança em relação ao pináculo do esporte a motor”, disse Viegas. “Isso não é importante apenas para todos os envolvidos na MotoGP, mas também para ampla comunidade do motociclismo que colhe os benefícios do status global, valores e presença dessa categoria líder”, seguiu.
“A contínua e próxima colaboração entre a FIM, a Dorna Sports e os outros acionistas chave é algo que foi construído ao longo de muitos anos, a confiança e a cooperação que agora existe junto deste acordo de longo prazo oferece uma ótima fundação para o desenvolvimento da MotoGP e todos os campeonatos relacionados”, avaliou. “Em nome da FIM, gostaria de expressar a minha gratidão pelo trabalho que a Dorna Sports faz desde 1992 e anseio com grande confiança por combinar nossos esforços para garantir crescimento e sucesso contínuos da MotoGP por muitos anos mais”, completou.
Diretor-executivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta avaliou que um acordo tão longo acrescenta valor à MotoGP.
“Estamos muito orgulhosos com este acordo com a FIM. É uma notícia fantástica para o esporte e para os nossos fãs ao redor do mundo, que a continuidade desta parceria esteja garantida”, comentou Ezpeleta. “Nós construímos algo verdadeiramente especial e vamos continuar crescendo nosso esporte ainda mais, trabalhando juntos”, continuou.
“Poder chegar a um acordo tão longo acrescenta valor à MotoGP. No cenário atual do esporte e do entretenimento, o nível de consenso que temos na MotoGP é um privilégio e cria uma base fantástica para que nosso esporte continue na trajetória de crescimento”, comentou. “Queremos agradecer a FIM pelo apoio e estamos ansiosos para fazer da MotoGP ainda maior e melhor enquanto continuamos nossa parceria”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.