Bagnaia dá bote no fim, passa Martín e vence sprint da MotoGP em Portugal

E o primeiro vencedor da história de uma corrida sprint na MotoGP é ele: Francesco Bagnaia. O italiano de Turim deu o bote em Jorge Martín no fim e garantiu os 12 pontos da prova curta

E o primeiro vencedor da história de uma corrida sprint na MotoGP é ele: Francesco Bagnaia. A pole-position não veio na parte da manhã, mas o italiano de Turim soube fazer uma corrida inteligente com sua GP23, superar Jorge Martín no finalzinho e garantir os 12 pontos ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

E para quem tinha dúvidas, a prova curta foi emocionante. Vários pilotos chegaram a liderar, mas Bagnaia levou a melhor. Martín ficou atrás, e Marc Márquez fecha o pódio.

Francesco Bagnaia venceu a sprint (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jack Miller, Maverick Vinãles e Aleix Espargaró vieram atrás. Miguel Oliveira, Johann Zarco, Álex Márquez e Fabio Quartararo completam o top-10.

A prova teve quatro abandonos em três voltas. Enea Bastianini foi levado ao centro médico para um chek-up, depois de ser tocado Luca Marini.

A largada do GP de Portugal de MotoGP está marcada para às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi a primeira prova sprint da MotoGP 2023:

O clima era bom para a prova curta do GP de Portugal. Os termômetros marcavam 23ºC, com asfalto bem mais quente, em 40ºC. A umidade estava em 49%, enquanto a velocidade do vento era de 26km/h.

Neste novo formato de fim de semana imposto pela MotoGP, os nove primeiros colocados pontuam — o primeiro leva 12 pontos. A sprint tem distância de 50% da corrida principal, portanto, em Portimão, são 12 voltas.

Toque de Mir em Quartararo (Foto: MotoGP)

E o pole Marc Márquez manteve a ponta! Um início bom de corrida. Bagnaia e Martín estavam atrás. Bastianini teve ótima largada: saiu de sexto para segundo, mas logo perdeu duas posições e ficou em quarto. O anfitrião Miguel Oliveira era quinto.

Joan Mir e Marco Bezzecchi protagonizaram as primeiras quedas. Bagnaia, a 11 voltas para o fim, assumiu a ponta, e o #89 da Pramac aproveitou para ir junto. Márquez caiu para terceiro. Segundos depois, queda dupla: Marini perdeu o controle da moto e tocou Bastianini, que caiu feio, mas conseguiu se levantar. Os comissários avisaram que analisariam o incidente.

Os três ponteiros a 10 pro final eram os mesmos: Bagnaia, Martín e Márquez. Fabio Quartararo não fazia boa prova. Foi tocado por Mir no início e estava apenas em 12º lugar. Bezzecchi foi o próximo a ir ao chão. Quatro abandonos em apenas três voltas.

Enquanto isso, o #43 da KTM fazia a volta mais rápida e assegurava um novo recorde em Portugal com 1min38s539. À frente, Martín superou Bagnaia e estava 0s141 à frente. Miller, Oliveira e Márquez vinham atrás.

Quedas de Marini e Bastianini (Foto: MotoGP)

E não demorou para o ex-companheiro de Pecco ultrapassá-lo. O australiano colocou sua RC16 na segunda posição a sete voltas para o fim. A direção de prova também informou que Enea foi encaminhado de ambulância para o centro médico para um check-up, após reclamar de dores no braço direito.

Quem também tentava dar um ‘passadão’ no atual campeão era Oliveira, mas Bagnaia revidou. A diferença do primeira ao terceiro colocado era de 0s5. E não demorou para o #1 tomar a segunda posição de Miller.

Nos momentos finais, Marc Márquez simplesmente mergulhou e saiu da quinta para a terceira posição, deixando Miller e Oliveira para trás. No entanto, o português até se recuperou, chegou a revidar Márquez, mas errou na última volta e caiu para sétimo.

Por outro lado, Bagnaia soube poupar os pneus para dar o bote também na última volta e roubar a primeira posição e também vitória de Jorge Martín. Miller ficou em terceiro.

MotoGP 2023, GP de Portugal, Portimão, Corrida sprint:

1F BAGNAIADucati19:52.86212 voltas
2J MARTÍNPramac Ducati+0.307 
3M MÁRQUEZHonda+1.517 
4J MILLERKTM+1.603 
5M VIÑALESAprilia+1.854 
6A ESPARGARÓAprilia+2.106 
7M OLIVEIRARNF APRILIA+2.940 
8J ZARCOPramac Ducati+5.595 
9Á MÁRQUEZGresini Ducati+5.711 
10F QUARTARAROYamaha+5.924 
11R FERNÁNDEZRNF APRILIA+8.160 
12B BINDERKTM+8.384 
13Á RINSLCR Honda+11.288 
14F MORBIDELLIYamaha+17.138 
15T NAKAGAMILCR Honda+18.128 
16F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+21.235 
17M BEZZECCHIVR46NC 
18E BASTIANINIDucatiNC 
19L MARINIVR46NC 
20J MIRHondaNC 
21A FERNÁNDEZGasGasNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.