Bagnaia é punido por atrapalhar Álex Márquez e perde três posições no grid do GP da Itália

Francesco Bagnaia foi considerado culpado pelos comissários por um incidente com Álex Márquez que aconteceu no treino em Mugello. Com isso, perde três posições no grid da corrida principal da MotoGP no circuito italiano

O treino desta sexta-feira (31) para o GP da Itália foi liderado por Francesco Bagnaia, mas o bicampeão acabou se envolvendo em uma situação polêmica. Os comissários da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) apontaram que o piloto da Ducati atrapalhou Álex Márquez durante a sessão e, por isso, vai perder três posições no grid para a corrida principal em Mugello.

Em comunicado emitido horas depois do fim da atividade, os comissários afirmaram que Bagnaia estava em baixa velocidade e atrapalhou o piloto da moto #73 na curva 12. A nota ainda aponta que, por ser a primeira punição do ano, vai perder três postos no grid da corrida de domingo, não afetando o grid da sprint.

Relacionadas


“Isso vai contra as específicas instruções dadas a pilotos e equipes da MotoGP, considerada uma pilotagem irresponsável. É, portanto, um descumprimento do Artigo 1.21.1 do regulamento”, disse a FIM em comunicado.

Durante a sessão, inclusive, Pecco e Álex Márquez chegaram a discutir, com o espanhol gesticulando várias vezes após ser atrapalhado pelo piloto da Ducati. No fim, Bagnaia comentou a polêmica e ainda ironizou o colega de grid.

Álex Márquez e Pecco Bagnaia discutiram durante a sessão (Vídeo: MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que é ridículo ir para a direção de prova pelo que aconteceu, mas vou ouvir o que eles vão dizer e explicar minha versão dos fatos. Claro que você fazer todo aquele show ajuda a causar punições, ele fez o papel dele da melhor maneira possível. Eu estava fora da trajetória, mas ele fez todo aquele show, como sempre”, disse.

Logo depois, o piloto da Gresini respondeu. “Estava em volta rápida, melhorando meu tempo e ele estava devagar. Ainda freou de maneira perigosa. Consegui desviar, mas acabou com minha volta. Ele diz que estava fora da linha, mas não é verdade”, pontuou. Álex Márquez terminou o dia em sexto e também avançou direto para o Q2 da classificação.

MotoGP volta a acelerar neste sábado (1), a partir de 5h10 (de Brasília), para a definição do grid de largada do GP da Itália, em Mugello. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.