Bagnaia resiste à pressão de Martín no Japão e vence 8ª do ano na MotoGP. Marc Márquez é 3º
Francesco Bagnaia tomou a dianteira logo na largada e não soltou até o fim, garantindo mais uma vitória no fim de semana no Japão. Jorge Martín fez grande prova de recuperação e terminou na segunda colocação, à frente de Marc Márquez e Enea Bastianini
A chuva ameaçou e até se faz presente durante o GP do Japão, mas foi o sol que fechou a corrida em Motegi. E o domingo (6) foi mais ensolarado para Francesco Bagnaia. Largando na segunda colocação, o atual bicampeão da MotoGP assumiu a liderança logo na primeira curva e não deu chances para os adversários, conquistando uma importante vitória na briga pelo título.
Bagnaia terminou com 1s189 de vantagem para o rival mais próximo. Para surpresa dele e de muitos outros, o segundo lugar no Japão ficou com Jorge Martín, que largou na 11ª posição e fez uma grande prova de recuperação para terminar no pódio e manter a liderança do campeonato com dez pontos de vantagem.
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Marc Márquez também precisou se recuperar ao longo da corrida e garantiu o terceiro lugar apesar de alguns erros e da pressão final de Enea Bastianini, que acabou na quarta colocação.
Franco Morbidelli ficou na quinta posição, à frente de Brad Binder, Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio, Aleix Espargaró e Jack Miller, completando a lista dos dez melhores em Motegi. Pedro Acosta, que largou na pole, novamente caiu e abandonou.
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A MotoGP volta à pista entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP do Japão de MotoGP:
A chuva que tumultuou o início da corrida da Moto2 parou, preservando as condições do asfalto em Motegi. As temperaturas baixas, porém, permaneceram. Quando os pilotos partiram pela pista, o ambiente estava em 21°C, com o asfalto chegando a 26°C. A umidade relativa do ar tinha subido para 90%, com o vento soprando a 3 km/h.
Na saída para a pista, a escolha de pneus dianteiros foi uniforme: todos usaram duros. Na traseira, a maioria optou pelos médios, mas Fabio Di Giannantonio, Joan Mir e Luca Marini usaram macios.
Antes da largada, contudo, as escolhas mudaram um pouco, com apenas Takaaki Nakagami insistindo no traseiro macio.
No apagar das luzes para as 24 voltas do GP do Japão, os 42.018 fãs presentes em Motegi viram o pole Pedro Acosta sair bem e manter a ponta nos primeiros metros, mas logo depois ser superado por Francesco Bagnaia. Brad Binder subiu para terceiro, diante de Enea Bastianini e Marc Márquez. Jorge Martín rapidamente se colocou em sexto.
Ainda na primeira volta, Bastianini foi para cima de Binder e passou, mas o troco veio rápido. Martín, então, aproveitou e superou Enea, avançando para quarto. Jack Miller cresceu em seguida, ocupando o quinto posto.
Ainda neste início de corrida, Álex Márquez e Joan Mir caíram após um incidente, abandonando a disputa, mas sem maiores lesões. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) ficou de revisar o lance, que terminou com a moto da Gresini presa à Honda.
Líder desde os metros iniciais, Bagnaia não conseguia desgarrar de Acosta, que, inclusive, tinha voltado a aproximar. Os dois, porém, já vinham mais afastados de Binder, que era pressionado por Martín. Marc Márquez voltou a ocupar o quinto posto, superando Miller.
No fim da volta 3, assim como tinha acontecido na sprint, Acosta errou e caiu na 14, mas voltou à disputa pouco depois, em último. Quase que simultaneamente, Martín passou Binder, assumindo o segundo posto, mais de 1s4 atrás de Pecco.
Na volta 5, Marc Márquez deixou Binder para trás e assumiu o terceiro posto, 1s2 atrás de Martín, que tinha tirado apenas discretamente o atraso em relação a Pecco. Os dois, aliás, tinham trocado voltas rápidas, mas o melhor registro no momento era de Jorge, estabelecendo um novo recorde em 1min44s461.
Assim, a diferença entre os dois desceu para 1s1, mas subiu de imediato, já que Bagnaia aumentou o ritmo para não dar chances de ataque ao rival.
Ainda com 18 voltas para o fim, Martín conseguiu baixar a diferença para Bagnaia para menos de 1s. Atrás, Augusto Fernández caiu e abandonou.
Na volta 7, Binder era alvo de uma intensa pressão de Bastianini, mas ia segurando o piloto da Ducati. Atrás do italiano, Miller vinha bem distante, mas acompanhado de perto por Franco Morbidelli e Marco Bezzecchi.
Guindo muito bem, Binder ia defendendo a posição de Bastianini. Companheiro de KTM, Miller sofria mais com Bezzecchi, que passou, mas levou o troco.
No último trecho da oitava volta, Bastianini conseguiu passar Binder, mas levou um troco quase imediato.
Neste ponto da corrida, o cenário mudou, Martín baixou para 0s6 o atraso em relação a Bagnaia, mas não foi só isso. Os fiscais começaram a exibir bandeiras brancas, sinalizando a possibilidade de troca de motos. No entanto, a chuva ainda não se fazia presente.
De tanto insistir, Bastianini passou Binder e assumiu o quarto lugar, já 2s5 distante de Marc Márquez, que não vinha muito mais próximo de Martín. Bagnaia, por sua vez, tinha subido para 0s7 a diferença mais uma vez.
Impecável em Motegi, Bagnaia conseguiu se afastar de Martín mais uma vez, voltando a abrir 1s com 13 giros para o fim. Lá atrás, Maverick Viñales caiu e abandonou a corrida japonesa.
Miller, por outro lado, perdeu rendimento. Além de Bezzecchi, o australiano foi superado por Morbidelli e Di Giannantonio, com o ítalo-brasileiro superando o colega de Academia de Pilotos VR46 para ficar com o sexto posto.
Tradicionalmente mais forte na segunda metade da corrida, Bastianini começou a cortar a vantagem de Marc Márquez. Com 11 voltas para a bandeirada, a diferença dos dois era de 1s2, aproveitando uma errada do piloto da Gresini.
Faltando dez voltas para o fim, Acosta levou a RC16 de volta para a garagem da GasGas Tech3 e abandonou a corrida.
Rodando em um ritmo forte, Morbidelli também vinha à lá caçador. O #21 ia cortando a diferença de Binder, que estava na casa de 1s8.
Com ritmo constante, Bagnaia voltou a abrir uma boa diferença para Martín, se afastando mais de 1s5. Marc Márquez seguia em terceiro, sustentando uma margem de 0s8 para Bastianini, o quarto.
Com oito voltas para o fim, a disputa mais quente na pista era entre Miller e Aleix Espargaró. O australiano tinha o nono posto, mas era pressionado pelo rival da Aprilia, que tinha mais de 1s de vantagem em relação a Fabio Quartararo, o 11º.
Na 18, Bastianini cortou bem a vantagem de Marc Márquez, aparecendo a menos de 0s5. Atrás, Quartararo tinha baixado de 0s9 o atraso para Aleix, que ainda pressionava Miller.
Martín, contudo, ainda não tinha jogado a toalha e voltou a se aproximar de Bagnaia, cortando a diferença para 1s3. Márquez, por outro lado, tinha se afastado mais de Bastianini, enquanto Morbidelli pressionava Binder mais intensamente pela quinta posição.
Atrás, Aleix Espargaró passou Miller e ocupou o nono posto, deixando o rival da Pramac para liderar com a pressão de Quartararo.
Embalado, Martín seguiu pressionando e, ainda a 4 voltas da bandeirada, voltou a ficar a menos de 1s do líder da corrida.
Agora com o sol brilhando entre nuvens em Motegi, Morbidelli passou Binder para ocupar o quinto lugar. Na ponta, Martín cortou para 0s8 o atraso para Pecco, mais ou menos a mesma diferença entre Marc Márquez e Bastianini.
Avisado da diferença, Pecco respondeu, voltando a abrir mais de 1s, agora com duas voltas para o fim. Marc Márquez, por outro lado, tinha Bastianini mais perto, a pouco mais de 0s5.
Bagnaia abriu a última volta com 1s6 de frente para Martín, ao mesmo tempo em que Marc Márquez se segurava a 0s5 de Bastianini. Morbidelli já vinha isolado em sexto, à frente de Binder, Bezzecchi, Di Giannantonio, Aleix e Miller.
MotoGP 2024, GP do Japão, Motegi, Resultado final:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 42:09.790 | 24 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +1.189 | |
3 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +3.822 | |
4 | E BASTIANINI | Ducati | +4.358 | |
5 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +17.940 | |
6 | B BINDER | KTM | +18.502 | |
7 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +19.371 | |
8 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +20.199 | |
9 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +30.442 | |
10 | J MILLER | KTM | +31.184 | |
11 | J ZARCO | LCR Honda | +31.567 | |
12 | F QUARTARARO | Yamaha | +32.299 | |
13 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +33.003 | |
14 | L MARINI | Honda | +35.974 | |
15 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +39.321 | |
16 | A RINS | Yamaha | +40.839 | |
17 | R GARDNER | Yamaha | +59.547 | |
18 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | Abandonou | |
19 | M VIÑALES | Aprilia | Abandonou | |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | Abandonou | |
21 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | Abandonou | |
22 | J MIR | Honda | Abandonou | |
23 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | Abandonou |