Bagnaia tem nova chance de título na sprint da MotoGP em Valência. Confira matemática

Com confortáveis 21 pontos de vantagem, Pecco Bagnaia chega à Valência com uma boa combinação de resultados diante do rival Jorge Martín na briga pelo título da MotoGP 2023

Depois de 19 etapas, a longa temporada da MotoGP chega ao fim neste final de semana, com o GP da Comunidade Valenciana. E nada melhor do que uma briga por título para apimentar as coisas, com Francesco Bagnaia e Jorge Martín separados por apenas 21 pontos depois de muitas batalhas e trocas de posições na tabela.

A corrida no Catar, no último domingo (19), viu Bagnaia abrir boa vantagem para Martín ao chegar no pódio e o rival não passar a décima posição. Com isso, há a chance do campeonato terminar já na sprint em Valência, basta apenas que o italiano faça quatro pontos a mais.

Relacionadas


O máximo de pontos em jogo neste final de semana é de 37. O que significa que Pecco consegue o título se fizer quatro a mais do que Martín na sprint ou um total de 16 durante todo o evento, independente do que o espanhol alcançar.

Se Martín terminar entre os dois primeiros colocados da sprint, a decisão obrigatoriamente será adiada para o domingo, onde a pontuação completa pode fazer uma grande diferença. Logo, as contas para o título de Bagnaia na sprint são até bem simples, mas necessariamente dependem que ele termine à frente do rival.

Francesco Bagnaia e Jorge Martín se enfrentam pelo título de 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Veja a matemática necessária para o italiano fechar o campeonato no sábado:

● Bagnaia campeão se vencer e Martín for 3º ou pior
● Bagnaia campeão se for 2º e Martín for 4º ou pior
● Bagnaia campeão se for 3º e Martín for 6º ou pior
● Bagnaia campeão se for 4º e Martín for 7º ou pior
● Bagnaia campeão se for 5º e Martín for 8º ou pior
● Bagnaia campeão se for 6º e Martín for 9º ou pior
● Martín em 1º ou 2º e a decisão será adiada para domingo

Um pódio no domingo ou dois quinto lugares também podem ajudar o piloto da Ducati a somar os 16 pontos necessários para o título e, assim, sequer se preocupar com o desempenho de Martín em Valência.

MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.