Bagnaia tem atuação de gala e vence GP da Indonésia de MotoGP. Martín abandona
Pecco Bagnaia largou em 13º, reagiu até chegar nas primeiras posições e contou com um raro erro do rival Jorge Martín para vencer na Indonésia e retomar a ponta do campeonato. Maverick Viñales e Fabio Quartararo completam pódio
Francesco Bagnaia teve um dia dos sonhos em Mandalika. Largando em 13º, o italiano foi escalando o pelotão aos poucos, se aproveitou de um raro erro do rival Jorge Martín e venceu o GP da Indonésia de MotoGP. Com o resultado, o piloto da Ducati reassumiu a liderança do campeonato.
Maverick Viñales ponteou parte da prova, mas perdeu rendimento no fim e acabou na segunda colocação. Fabio Quartararo mostrou bom ritmo e terminou no pódio, em terceiro lugar.
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Em busca de vaga para 2024, Fabio Di Giannantonio terminou em quarto, com Marco Bezzecchi, Brad Binder, Jack Miller, Enea Bastianini, Álex Rins e Aleix Espargaró fechando o top-10.
Jorge Martín chegou na corrida principal como novo líder do campeonato, largou em sexto e assumiu a liderança ainda na primeira volta. Com boa vantagem na ponta, o espanhol se desequilibrou, caiu e abandonou a disputa. Agora, está 18 pontos atrás de Bagnaia no certame.
A MotoGP volta a acelerar no GP da Austrália, em Phillip Island, no final de semana do dia 22 de outubro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
Confira como foi o GP da Indonésia de MotoGP:
Apesar da recomendação da Michelin, boa parte do grid optou pelo pneu macio na dianteira, mas alguns optaram pelo médio – como Viñales – e alguns largaram com duro – como Bagnaia. Na traseira, o pelotão também se dividiu nas opções disponíveis. A prova começou com tempo aberto e temperatura de 31ºC no ar, 56ºC na pista.
Na largada, Jorge Martín saltou muito bem da segunda fila no grid e assumiu a liderança antes da curva 1, seguido por Maverick Viñales e Fabio Quartararo. Atrás, Francesco Bagnaia saltou de 13º para sexto ainda no primeiro giro.
Na primeira volta, Marc Márquez escapou e caiu para 11º. Enea Bastianini também perdeu o controle da moto e foi para a última colocação.
Brad Binder tentou colocar por dentro de Luca Marini na segunda volta, tocou no rival e causou o abandono do italiano. Bagnaia se aproveitou da confusão e subiu para o quarto lugar.
Na frente, Martín fez a melhor volta da prova, com 1min32s154 e abriu 0s5 para Viñales. Enquanto isso, Bagnaia passou a pressionar Quartararo na luta pelo pódio.
Mais uma vítima de Mandalika foi Pol Espargaró, que perdeu o controle da GasGas, caiu e abandonou. Franco Morbidelli foi para os boxes no fim da segunda volta e saiu da disputa também.
Na terceira volta, Bagnaia colocou por dentro de Quartararo e assumiu o 3º posto, a 1s9 de Viñales. O francês da Yamaha também acabou superado por Aleix Espargaró e Binder.
Por conta do toque em Marini, Binder foi punido com uma volta longa pela direção de prova. Após cumprir a punição, o sul-africano da KTM retornou em 10º.
Com ritmo forte, Martín passou a ampliar sua vantagem na liderança e chegou a 1s6 para Viñales, que tinha mais 1s5 para Bagnaia, pressionado por Espargaró.
Na volta 8, Marc Márquez perdeu o controle da moto na curva 13, escorregou de frente e caiu. O espanhol levantou-se sozinho e saiu sem problemas ou ajuda dos fiscais.
Jack Miller começou prova de reação e ultrapassou Miguel Oliveira. Marco Bezzecchi foi no embalo e também passou o português, saltando para o sétimo lugar.
Na volta 11, Binder tentou passar Oliveira, empurrou o português para fora e o derrubou para 16º. Ao mesmo tempo, Martín fez novamente a melhora volta da prova, com 1min31s035, e ampliou a vantagem para Viñales, que via a aproximação de Bagnaia.
A volta 12 foi cruel para dois pilotos. Primeiro, Augusto Fernández caiu e abandonou. Logo depois, foi a vez de Joan Mir deixar a prova mais cedo em Mandalika.
Na volta 13, o momento que pode mudar o campeonato. Martín liderava com três segundos de vantagem, mas perdeu o controle da traseira da moto, caiu e abandonou. Com isso, Viñales assumiu a liderança e Bagnaia foi para segundo.
Binder, por conta do toque em Oliveira, foi novamente punido pela direção de prova com uma volta longa e retornou em oitavo.
Viñales passou a administrar o ritmo e Bagnaia seguiu a mesma linha. A vantagem entre os dois concorrentes ficava na casa de 1s2, com raras alterações. Johann Zarco também caiu e deixou apenas 14 pilotos na disputa.
A 11 voltas para o fim, Bagnaia apertou o ritmo e se aproximou de Viñales, com a diferença chegando a ser de 0s5. O espanhol, porém, reagiu e levou a vantagem para 0s8. Mais atrás, a Aprilia de Aleix Espargaró perdia rendimento com os pneus macios e caía para sétimo.
Com pneu duro na dianteira, Bagnaia começou a ganhar mais ritmo do que o pneu médio de Viñales e diminuiu a diferença. Na volta 19, o atual campeão se aproximou de vez, ficando 0s1 atrás, mas não arriscou uma manobra contra o rival.
No 20º giro, porém, Bagnaia colocou por dentro e ultrapassou Viñales, assumindo a liderança. Mais atrás, Quartararo começou a se aproximar dos ponteiros, em busca da briga pela vitória em Mandalika.
A maior aderência na Ducati começou a dar frutos logo em seguida, com Bagnaia abrindo pouco mais de um segundo de vantagem para Viñales, enquanto o espanhol segurava Quartararo na disputa.
Desesperado para ultrapassar, Quartararo errou a 4 voltas para o fim. Ao mesmo tempo, Viñales diminuiu a diferença para Bagnaia para apenas 0s6, deixando tudo em aberto.
No fim, nada mudou, com uma histórica vitória de Pecco Bagnaia, acompanhado de Viñales e Quartararo no pódio.
MotoGP 2023, Indonésia, Mandalika, Resultado Final:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 27 voltas | |
2 | M VIÑALES | Aprilia | + 0.306 | |
3 | F QUARTARARO | Yamaha | + 0.433 | |
4 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | + 6.962 | |
5 | M BEZZECCHI | VR46 | + 11.111 | |
6 | B BINDER | KTM | + 11.228 | |
7 | J MILLER | KTM | + 12.474 | |
8 | E BASTIANINI | Ducati | + 12.684 | |
9 | Á RINS | LCR Honda | + 22.540 | |
10 | A ESPARGARÓ | Aprilia | + 30.468 | |
11 | T NAKAGAMI | LCR Honda | + 30.823 | |
12 | M OLIVEIRA | RNF Aprilia | + 36.639 | |
13 | R FERNÁNDEZ | RNF Aprilia | + 42.864 | |
14 | F MORBIDELLI | Yamaha | + 4 voltas | |
15 | J ZARCO | Pramac Ducati | Abandonou | |
16 | J MARTÍN | Pramac Ducati | Abandonou | |
17 | J MIR | Honda | Abandonou | |
18 | A FERNÁNDEZ | GasGas | Abandonou | |
19 | M MÁRQUEZ | Honda | Abandonou | |
20 | L MARINI | VR46 | Abandonou | |
21 | P ESPARGARÓ | GasGas | Abandonou |