Morbidelli sente conexão “mágica” com VR46 e celebra primeiro teste na nova equipe
Membro da Academia de Pilotos VR46, Franco Morbidelli vai correr pela equipe de Valentino Rossi na temporada 2025 da MotoGP
Franco Morbidelli vai correr quase que em casa na temporada 2025 da MotoGP. Pupilo de Valentino Rossi, o ítalo-brasileiro vai vestir as cores da VR46 e quer aproveitar a conexão “mágica” com a equipe para conseguir resultados.
Primeiro campeão entre os integrantes da Academia — com o título de 2017 da Moto2 — e também primeiro a vencer uma corrida na MotoGP — em 2020 —, Franco vem da Pramac ainda tentando recuperar a competitividade. O #21 viveu anos difíceis na Yamaha, mas o encontro com a vitoriosa moto da Ducati foi dificultado por um acidente antes mesmo da pré-temporada 2023.
Relacionadas
Morbidelli sofreu uma forte concussão e chegou até mesmo a perder a memória. Assim, o piloto perder toda a pré-temporada e teve de conhecer a Desmosedici com o campeonato em curso. Franco somou 173 pontos em 2024 e ficou com o nono posto na classificação do Mundial de Pilotos.
No teste coletivo de Barcelona, Morbidelli ficou com a sétima colocação, a 0s762 do líder Álex Márquez. Mas, mais do que o resultado, o piloto nascido em Roma se mostrou satisfeito com a equipe de trabalho, especialmente por trabalhar com Matteo Flamigni, que atuou com Rossi por muitos anos e comandava a equipe de Marco Bezzecchi.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Hoje foi importante só para conhecer as pessoas com que vou trabalhar no próximo ano”, disse Morbidelli após o teste. “Conheço muitos integrantes da equipe há anos e é uma grande honra poder trabalhar com eles”, seguiu.
“Acompanho Matteo desde que era criança, ele fez história com Vale quando era engenheiro de dados, e nós tivemos um bom feeling”, contou. “A admiração que tenho por todas as pessoas da equipe e o conhecimento que temos uns dos outros — temos essa coisa mágica e precisamos usar da melhor forma possível. Precisamos usar isso para nos conectarmos da maneira mais rápida possível para alcançarmos o que queremos”, defendeu.
Apesar da mudança de equipe, Morbidelli vai seguir usando a mesma moto que teve neste ano, já que contará com a GP24 em 2025.
“Foi um ótimo primeiro dia. Fizemos algumas mudanças na moto só para entender o que estava acontecendo para construir uma relação entre a equipe e eu”, comentou. “E isso vai fazer a diferença no próximo ano. Quando melhor nos conhecermos neste período de testes, melhor vamos agir e reagir nos fins de semana de corrida”, ponderou.
“Gosto da atmosfera, tem tudo que é necessário para irmos bem. Trabalhamos duro, preferi não colocar pneu macio no final, [pois] estava muito frio para melhorar o tempo de volta. No geral, foi um ótimo início”, avaliou.
Na chegada à VR46, Franco usou um layout para lá de chamativo. Aproveitando o amarelo fluorescente tradicional da equipe, o ítalo-brasileiro combinou o verde das bandeiras brasileira e italiana e acabou ainda mais destacado.
“Lindo. Quero ver mais algumas fotos, pois ficou realmente legal”, completou.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.