Uncini se aposenta, e MotoGP escala sobrinho de chefão como comissário de segurança

Com a aposentadoria do campeão de 1982 das 500cc, a MotoGP escolheu Tomé Alfonso Ezpeleta para assumir a posição de comissário de segurança da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Além de sobrinho do chefão da Dorna, promotora do Mundial, o espanhol de 49 anos tem experiência na gestão de circuitos, como Catar e Aragão

O Mundial de Motovelocidade vai passar por uma mudança importante em 2023. Aos 67 anos, Franco Uncini decidiu se aposentar, e a MotoGP escolheu o espanhol Tomé Alfonso Ezpeleta para substituir o campeão de 1982 das 500cc como comissário de segurança da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A escolha causou polêmica, já que o espanhol é sobrinho de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a promotora do campeonato.

Membro do rol das Lendas da MotoGP, Uncini atua no Mundial na última década e é, por exemplo, quem inspeciona o circuito após paralisações por chuva ou por vazamento de óleo na pista para determinar se é seguro correr ou não. É ele também quem avalia novos circuitos. Nos últimos anos, ele tem atuado ao lado de Loris Capirossi, também um ex-piloto.

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Tomé Alfonso Ezpeleta ao lado de Carmelo Ezpeleta, Franco Uncini e Jorge Viegas em Valência (Foto: Divulgação/MotoGP)

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Uncini chegou ao Mundial em 1976, nas 250cc, ano em que conseguiu os primeiros pódios e vitórias, antes de alcançar o vice-campeonato no ano seguinte. O salto para a classe rainha veio em 1979. Depois da aposentadoria, Franco passou a advogar por mais segurança para os pilotos e, em 1993, foi escolhido pelos pares para representá-los no que diz respeito a assuntos de segurança.

Em 2013, Uncini foi nomeado comissário de segurança da FIM, papel que exerce há dez anos.

“Estou aqui para anunciar a minha aposentadoria e tenho uma longa lista de pessoas para agradecer. Com certeza, Carmelo Ezpeleta é a primeira, ele é nosso chefe! E uma pessoa fantástica. Mike Trimby e o presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), Hervé Poncharal, e os presidentes anteriores. O presidente da FIM, Jorge Viegas, e seus antecessores. E a Comissão de Segurança da MotoGP. Carlos Ezpeleta! E Loris Capirossi, com quem passei os últimos dez anos!”, listou. “Obrigado a não todos, mas quase todos os circuitos em que trabalhei. Todos na IRTA, Dorna e ao pessoal da FIM. Foi parar por aqui ou ficaremos aqui por horas. Eu amei e amo esse esporte. Sempre foi o centro da minha vida. Obrigado a FIM, IRTA, Dorna e a Comissão de Segurança, fizemos um trabalho extraordinário em prol da segurança”, defendeu.

“Passei muitas noites sem dormir, mas estou feliz e satisfeito com o que conquistamos. Foram 30 anos fazendo esse trabalho, 20 anos com a IRTA e dez com a FIM. Sou avô de dois, tenho duas filhas, minha esposa está ao meu lado desde 1981 e ainda me atura! Obrigado, e obrigado a minhas filhas!”, declarou. “Preciso diminuir o ritmo e abrir espaço para os mais jovens”, defendeu.

Uncini afirmou que a escolha pelo sobrinho de Ezpeleta foi dele.

“Sinto que Tomé pode continuar este excelente trabalho. Tomé também foi minha escolha. Ele é a pessoa que acredito que pode continuar esse trabalho”, justificou.

Alfonso Ezpeleta tem 49 anos e começou a trabalhar como comissário de pista no circuito de Jarama, em Madri, aos 16. Depois, assumiu o papel de coordenador de cronometragem da FIM em eventos do Mundial e, mais tarde, foi diretor de eventos da Dorna. Na sequência, passou a atuar com diretor-geral do circuito de Lusail, no Catar, e, desde 2008, dirige o MotorLand, de Aragão.

Em 2018, Alfonso, cujo nome de batismo é Bartolomé, passou a dirigir a Racing Loop, uma empresa de desenvolvimento de circuitos que trabalha com promotores locais e órgãos como FIA e FIM. Ele faz parte da Comissão de Road Racing da FIM desde 2012.

“Como vocês sabem, Franco decidiu, já há mais ou menos um ano, deixar o posto de Comissário de Segurança da FIM, depois de mais ou menos 30 aos. Depois de uma incrível carreira como piloto, ele se tornou uma das pessoas mais importantes no que diz respeito a segurança de seus colegas. Esta é uma das tarefas mais importantes no nosso mundo. Tentei convencê-lo a não parar! Tenho certeza de que Franco, depois de alguns dias ou semanas, vai questionar o motivo de ter tomado essa decisão! Mas ele tem uma família que vai se beneficiar de tê-lo em casa. Quero dizer que Franco será sempre bem-vindo nas corridas da MotoGP”, disse Jorge Viegas, presidente da FIM. “Pensamos muito profundamente, junto com a Dorna, para encontrar alguém que pudesse assumir essa enorme responsabilidade conosco. Pensamos muito em quem poderia desempenhar essa tarefa como Franco desempenhou. Tomé trabalha há muito tempo com o design de circuitos, analisando a segurança de circuitos, e agora vai trabalhar somente para
a FIM. Ele dará o melhor dele par tornar os circuitos o mais seguros possível”, garantiu.

Carmelo, por sua vez, tratou de exaltar Uncini e agradecer a contribuição dele com o desenvolvimento do campeonato.

“Franco não sabe, mas ele foi muito importante no desenvolvimento do campeonato. Ele estava lá primeiro comigo como um fã da MotoGP, e me lembro quando ele foi campeão mundial, e aí depois quando tive a chance de me juntar à Dorna, e uma das grandes experiências que já tive foi a conexão pessoal com Franco, e o início da nossa amizade pessoal”, relatou. “Como o presidente disse, ele decidiu que precisa de mais tempo com a família, mas, como eu disse a ele outro dia, ele tem duas famílias. E ele não pode esquecer essa família! Espero que ele continue próximo de nós. A experiência dele é muito importante”, defendeu.

“A relação dele com Tomé foi muito importante no passado, e seguirá sendo no futuro. A única coisa que posso dizer a Franco e a família dele é obrigado por todo o esforço que fez durante todos esses anos. Passou muito rápido!”, declarou. “Quando vejo fotos do nosso início no Mundial, parece que faz pouco tempo, mas já faz 31 temporadas. Trabalhamos muito próximos durante todo este tempo, ele começou como representante dos pilotos e a experiência dele foi realmente fantástica. Só posso dizer, mais uma vez, muito obrigado”, encerrou.

Alfonso, por fim, exaltou a contribuição de Uncini e prometeu empenho para dar sequência ao trabalho.

“Não acho que alguém tenha feito o que Franco fez pela segurança, e se olharmos pela perspectiva das pistas, esse trabalho não ajudou somente a MotoGP, mas todas as pistas por 365 dias no ano”, avaliou. “Gostaria de agradecê-lo por tudo, e vou dar o meu melhor para continuar este trabalho incrível”, encerrou.

A classificação da MotoGP em Valência está marcada para sábado, às 10h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

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GRANDE PRÊMIO prepara esquenta para decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)

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