Honda se isenta de responsabilidade e culpa Ducati pelo fim das asas na MotoGP: “Era do jeito deles ou nada”

Vice-presidente executivo da HRC, Shuhei Nakamoto rebateu a insinuação de que a fábrica da asa dourada seja a responsável pelo fim das asas aerodinâmicas na MotoGP. Dirigente acusou a Ducati de não querem trabalhar junto com os demais construtores

Vice-presidente executivo da HRC, Shuhei Nakamoto acusou a Ducati de mentir sobre o banimento das asas aerodinâmicas na temporada 2017 da MotoGP.
 
Iniciativa pioneira da casa de Bolonha, as asas foram copiadas por todas as demais equipes do grid, mas mesmo assim acabaram banidas do Mundial a partir do próximo ano.
Shuhei Nakamoto acusou a Ducati de não querer trabalhar com as outras fábricas (Foto: Yamaha)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna nunca escondeu sua insatisfação com o fim do recurso e acusou as demais fábricas de tentarem minar a competitividade da Desmosedici usando a segurança como desculpa.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Falando à revista ‘Sport Rider’, Nakamoto rebateu a versão de Dall’Igna e afirmou que as asas acabaram banidas pois a Ducati se recusou a trabalhar com as outras fábricas para tornar o recurso mais seguro.
 
A Comissão de GP havia solicitado que as fábricas apresentassem uma proposta única para regular as asas, mas os construtores não chegaram a um consenso. 
 
“A impressão que ficou é que as asas foram banidas, pois a Honda se opõe a eles, e isso não é verdade”, disse Nakamoto. “Não teremos asas em 2017 apenas por causa da Ducati”, acusou.
 
“Eles insinuaram que a Honda está por trás do banimento, que lideramos uma campanha contra as asas para punir a Ducati por uma suposta vantagem aerodinâmica, e isso é simplesmente uma grande mentira”, disparou. 
 
De acordo com Nakamoto, a MSMA, a Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas, pediu que cada fábrica conduzisse seus próprios testes para avaliar alternativas de segurança, o que foi feito por Honda, Yamaha e Suzuki, mas a, segundo o dirigente da HRC, a Ducati se recusou a colaborar.
 
“A Ducati disse ‘não’ para tudo. Todas as fábricas japonesas concordaram e a Aprilia em alguns aspectos também, mas a Ducati não quis debater a questão”, contou. “Era do jeito deles ou nada”, resumiu.
 
Ainda, Nakamoto questionou uma declaração de Dall’Igna, onde o italiano afirmava que o fim das asas na MotoGP comprometeria o desenvolvimento de motos de rua.
 
“Nem é verdade o que eles dizem sobre ser uma quebra no desenvolvimento para futuras motos de rua. Ou você talvez conheça alguma moto de rua da Ducati com asas?”, questionou. “Além disso, foi a Ducati que pediu um tanque de 22 litros enquanto nós usamos um de 20, assim como o software padrão da ECU”, seguiu.
 
“Consumo de combustível e gestão eletrônica — estas duas coisas têm impacto nas motos quando elas chegam aos consumidores”, concluiu.
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.